Skip to main content
Campeões nacionais.

O Sporting Clube de Portugal tinha-se sagrado tricampeão nacional de Taekwondo entre 1981/82 e 1983/84. Em 1984/85, a Associação Portuguesa de Taekwon-Do decidiu não realizar o Campeonato Nacional, optando antes por reorganizar a modalidade. O Mestre Chung Sun-Yong era o responsável técnico, com Nélson Costa e Paulo Reis também como instrutores, mas no fim de 1985 Sun-Yong desligou-se do Sporting.

Os Campeonatos Nacionais de 1985/86 realizaram-se no início de junho de 1986, na Escola Secundária de Rio Tinto no Porto, e o objetivo do Sporting era vencer de novo, mantendo o título, apesar da mudança de treinador. O figurino manteve-se, com a atribuição de três títulos por equipas: em Hyongs (técnica individual sem contacto físico), combate masculino e combate feminino, sendo ainda atribuído um título "absoluto" pela melhor pontuação conjunta.

Em Hyongs, apenas Manuel Dias venceu em cinto vermelho, com o Sporting a não conseguir revalidar o bicampeonato nacional que lhe pertencia.

Em combates femininos, Isaura Gomes venceu em 50 kg, Maria Eduarda Carvalho venceu em 50-56 kg, Maria da Conceição Pilar em 56-62 kg e Cristina Rodrigues em +62 kg, ou seja todas as categorias em disputa. Para além disso diversas outras atletas ficaram em lugares do pódio. O Sporting conseguia assim o tricampeonato nacional por equipas em combate feminino.

Nos combates masculinos os atletas leoninos também tiveram um comportamento brilhante, vencendo todas as categorias menos duas. Domingos Teixeira venceu em 54-58 kg, Rui Saramago em 58-64 kg, João Raimundo Monteiro em 70-76 kg, e Hélder Rodrigues em +76 kg. Por equipas, o Sporting revalidou, naturalmente, o título. O Sporting sagrava-se assim tetracampeão nacional.

Os prémios de melhores atletas foram para os sportinguistas Rui Saramago e Maria da Conceição Pilar. Ficaram assim dois títulos coletivos em Alvalade, e nove individuais. O Sporting foi ainda vencedor absoluto.