Skip to main content

O Sporting Clube de Portugal tinha-se sagrado campeão nacional na época anterior o Mestre Ricardo Ferraz continuava a ser o treinador e coordenador técnico da equipa, mas a época 1980/81 tinha começado com o abandono de seis pugilistas de craveira nacional e internacional: Paquito, que tinha abandonado a atividade, João Magalhães, que suspendeu a atividade, e Alfredo Galego, Vítor Pereira, João Salgueiro e Joaquim Miranda, que foram representar o Ginásio Universal. Isto era um duro revés para as aspirações da secção, apesar das entradas de três pugilistas do Águias da Musgueira, incluindo Carlos Pereira e Víctor Carvalho.

As finais dos Campeonatos Regionais realizaram-se a 27 de fevereiro de 1981. O Sporting apurou cinco pugilistas para a prova nacional, com as vitórias de Carlos Campos em Galos, Carlos Pereira em Plumas, Peter Waigth em Ligeiros, António Martins em Meios-médios-ligeiros e Víctor Carvalho em Médios-ligeiros.

O Campeonato Nacional foi disputado a 6 e 7 de março no Pavilhão dos Desportos de Lisboa. Pela primeira vez a prova durou dois dias, com os pugilistas a lutarem em dias seguidos meias-finais e finais.

Em Galos, Carlos Campos derrotou Nuno Barreiros do Porto nas meias-finais, num combate muito difícil dado o adversário ser muito faltoso. A final foi contra João Veiga do Alfarim, e Campos imediatamente começou a bater duro, obrigando a duas contagens de proteção, e levando o oponente a abandonar no 2º assalto.

Em Plumas Carlos Pereira primeiro venceu por abandono, logo no 1º assalto, Jorge Formiga do Alfarim. A final foi mais difícil, tendo sido o combate mais duro e equilibrado da noite. Pereira derrotou Vítor Teixeira do Ramaldense, campeão em título, aos pontos, superiorizando-se no 3º assalto com um ataque continuado.

O jovem Peter Waigth combateu em Ligeiros, batendo Carlos Caldas do Ramaldense aos pontos na meia-final. Waight contraiu uma rotura no deltoide no fim do 2º assalto, mas, mesmo sem poder utilizar o braço direito, controlou o 3º assalto. Sem tempo para recuperar, Peter Waigth lutou a final inferiorizado, sem poder usar o punho direito. Com coragem e abnegação, utilizando a sua classe e superior esgrima do punho esquerdo, Waight venceu por abandono de Jerónimo Almeida do 1º de Maio no 3º assalto.

António Martins derrotou José Oliveira do G.D. Bombeiros de Elvas na meia final de Meios-médios-ligeiros, por abandono no 1º assalto, na sequência de uma série de crosses direita-esquerda. Martins aplicou a mesma dose a António Pereira do F.C. Porto na final, com uma atuação fulgurante.

Víctor Carvalho, em Médios-ligeiros, venceu por K.O. no 1º assalto Jorge Lopes do 1º de Maio, com um poder e precisão de golpe demolidores. A final, contra Carlos Caetano do Ílhavo, foi também ao 1º assalto mas por suspensão do árbitro após um gancho ao fígado devastador.

Com cinco vitórias individuais em cinco combates em que os pugilistas de verde e branco tinham demonstrado determinação, espírito de sacrifício e uma excelente condição física, técnica e anímica, o Sporting conquistava o Campeonato Nacional de Boxe pela 7ª vez.