Skip to main content
Campeões nacionais, faltando José Pedro Francisco que jogou na fase inicial.

A época 2016 do Ténis de Mesa do Sporting tinha visto a equipa leonina a manter-se estável, contando com Aruna Quadri, Diogo Chen, Bode Abiodun e João Seduvem. Assim, as expetativas eram grandes, e foram confirmadas logo no início da época com a conquista da Supertaça contra o finalista vencido da Taça de Portugal, o Benfica.

A fase inicial do Campeonato Nacional por equipas começou com uma primeira volta 100% vitoriosa, em que dos nove jogos disputados, apenas um não foi vencido com ponto bónus, com o Sporting a ter mais 6 pontos que o 2º classificado, o Ponta do Pargo. O Sporting continou a vencer todos os jogos, a maioria por 4-0. A exceção foi o Ponta do Pargo, que bateu das duas vezes pela diferença mínima de 3-2, o mesmo resultado obtido na visita ao Toledos. A equipa acabou a fase inicial com chave de ouro, batendo o Benfica por 4-1, outrora rival na modalidade mas incapaz de competir com o poderio leonino. No final da fase inicial, a diferença pra o segundo já tinha ampliado para 14 pontos. Na fase inicial, a equipa foi constituída normalmente por Aruna Quadri, Diogo Chen e Bode Abiodun, com João Seduvem a jogar menos regularmente, e José Pedro Francisco a jogar ocasionalmente.

Assim, o Sporting defrontou o 4º classificado, o GD Toledos, na 1/2 final dos play-offs. Bastaram dois jogos para os leões se apurarem para a final, batendo o GD Toledos por 3-0 em ambas as eliminatórias. Jogaram Aruna Quadri, Diogo Chen, Bode Abiodun e João Seduvem.

Na final, o Sporting defrontou o ADC Ponta do Pargo, o qual tinha derrotado o CD São Roque na outra 1/2 final. O primeiro jogo foi a 13 de maio, em casa do adversário, com o Sporting a triunfar por 3-0, um resultado que dava fundadas esperanças de renovar o título máximo nacional. A 26 de maio, o Sporting recebeu o Ponta do Pargo no Multidesportivo. O jogo de pares viu Chen e Abiodun vencer por 11-5, 11-3 e 11-7 a dupla de nigerianos Jide Ogidiolu e Saheed Dawn. Em seguida, Quadri bateu Jide Ogidiolu por 11-5, 11-8 e 11-2. Com o resultado em 2-0, bastava que Diogo Chen derrotasse Énio Mendes, e efetivamente venceu as duas primeiras partidas, por 11-2 e 11-8. No útimo jogo Chen encontrou-se a perder por 1-7, mas conseguiu recuperar num jogo épico, que acabou por vencer por 12-10.

Era o 34º título máximo da modalidade para o Sporting, sem perder um único set.

E faltava ainda disputar a Taça de Portugal...

Ver também