Skip to main content
O 33º Campeonato Nacional.

Em 2015/16, a época de Ténis de Mesa do Sporting começou com a conquista da 10ª Supertaça.

O Sporting continuou arrasador no Campeonato Nacional, perdendo apenas o jogo em casa contra o Juncal na fase inicial, quando o reforço Aruna Quadri estava ausente nos EUA. Logo depois derrotou os Toledos por 4-0, quando no ano anterior tinha perdido todos os jogos contra o tricampeão nacional em título. Aliás, foi por 4-0 que o Sporting venceu a maioria dos jogos.

O Sporting defrontou o 4º classificado, o Benfica, na 1/2 final do play-off, indo à Luz vencer 3-0, e ganhando em Alvalade por 3-1. Os tempos em que o Benfica tinha chances de vencer o derby iam muito longe.

A final foi contra o Juncal. Depois de vencer o primeiro jogo em casa do adversário por 3-1, em que teve de virar o resultado inicial de 0-1, o Sporting recebeu o Juncal em Alvalade a 4 de junho de 2016. O vice-presidente para as modalidade Vicente Moura disse antes do jogo "hoje é para ganhar!". Mas mais uma vez a equipa leonina entrou a perder, com Bode Abiodun e Diogo Chen a serem derrotados no jogo de pares contra Minhai Sargu e Alexandre Cazacu. Aruna Quadri repôs a igualdade ao vencer Sargu por 3-0. Seguiu-se Abiodun, que derrotou Zhao Thianming por 3-1. Finalmmente, Diogo Chen entrou eletrizado contra Alexandre Cazacu, com um fortíssimo jogo de ataque que lhe valeu a vitória no 1º set por 11-4. Mas o adversário reagiu e passou para a frente ao vencer por 10-12 e 6-11. Chen venceu o 4º set por 11-5, e mais uma vitória dava o título ao Sporting. Com Chen a perder por 8-10, reagiu com um jogo fantástico, empatando 10-10. Acabou por salvar três match-points, mesmo assim insuficientes para evitar uma derrota por 13-15. Na negra, Aruna Quadri destruiu Zhao Thianming com um rápido 3-0. Era o 33º Campeonato Nacional do Ténis de Mesa masculino que o Sporting conquistava.

Seguiu-se a festa, com a explosão em Alvalade, e depois no Pavilhão Multiusos de Odivelas, onde a equipa de Futsal defrontava o Braga no 2º jogo da 1/2 Final do Campeonato Nacional que também viria a vencer. No intervalo, os novos campeões nacionais subiram ao centro e foram aplaudidos de pé pelos sportinguistas presentes. Chen Shi Chao declarou "Parabéns aos jogadores, ao público, a todos os Sportinguistas e à Direção!". O Presidente do Sporting disse "Parabéns Leões, somos a maior potência desportiva nacional. Viva o Sporting Clube de Portugal!".

E faltava ainda disputar a Taça de Portugal...

Ver também