Skip to main content

Ténis-de-Mesa-2008-09.jpg

O Sporting partiu para a época 2008/09 de Ténis de Mesa com o estatuto de bicampeão nacional, e ainda vencedor da Taça da Portugal. A época começou da melhor forma com a conquista da Supertaça, mas o mais importante era revalidar o título.

Ye Minghui vence a última partida.
Campeões.

A equipa manteve-se com Ricardo Filipe, Francisco Santos, Ye Minghui e Bode Abiodun, reforçando-se com o ex-benfiquista Tiago Viegas. Chen Shi Chao continuou a ser o treinador.

A fase inicial do campeonato correu muito bem, com o Sporting a só conhecer a derrota ao 13º jogo, em casa contra o Sp. Porto Santo. Nesse jogo, Ye Minghui perdeu uma partida pela primeira vez na época, contra o seu compatriota Li Peng. Em qualquer dos casos, o Sporting acabou a fase em 1º lugar, seguido de perto do Novelense que tinha apenas perdido os dois jogos contra os leões.

A 1/2 final do play-off foi contra o Toledos. O Sporting foi à Ilha do Pico vencer o primeiro jogo por 4-1, sem problemas apesar de nova derrota de Minghui. Em Alvalade o Sporting voltou impor a lei do mais forte, vencendo novamente, desta feita por 4-2. Na outra 1/2 final o Novelense superiorizou.se ao São Roque também em apenas dois jogos.

O primeiro jogo da final disputou-se no Pavilhão Desportivo Municipal de Novelas, em Penafiel. O Sporting perdeu pela segunda vez contra este adversário, que já tinha vencido a final da Taça de Portugal. O resultado, 4-3 desfavorável aos leões, não os desanimou. O diretor-adjunto da secção, Pedro Miguel, disse "Perdemos somente um jogo, frente a uma excelente equipa. O Sporting saberá defender o seu orgulho, batendo o adversário, para depois confirmar, no terceiro jogo, que é de facto a maior potência da modalidade.".

O segundo jogo decorreu a 5 de junho no Edifício Multidesportivo por 4-1. Apesar do resultado, o jogo foi muito disputado, com quase todas as partidas a serem muito renhidas, com os jogadores de ambas as equipas a mostrarem a sua qualidade.

Assim, a decisão ficou para a negra, no dia seguinte. Foi novamente num ambiente entusiástico, com a sala do Edifício Multidesportivo loptada por adeptos de ambas as equipas, que o Sporting venceu novamente por 4-1. A equipa leonina demonstrou coesão, humildade, e todo o seu potencial técnico. Ye Minghui conseguiu uma recuperação incrível contra o seu compatriota Zheng Shun no segundo set, ao passar de 1-6 para 11-6, e Ricardo Filipe recuperou de 0-2 contra André Silva para 3-2 (5-11, 11-13, 11-4, 11-4 e 12-10). O Sporting vencia assim o seu 31º Campeonato Nacional de Ténis de Mesa masculino, sagrando-se tricampeão nacional.

No fim, Chen Shi Chao disse "Já esperava dificuldades, mas também sei que o potencial técnico, a união, o empenho e a dedicação dos meus atletas ultrapassam todos os obstáculos. Portanto, nunca duvidei de que seríamos campeões.".