Skip to main content
Campeões.

O Sporting partiu para a época 2001/02 de Ténis de Mesa como o grande favorito a ganhar o Campeonato Nacional. Efetivamente, era campeão em título, tinha mantido os seus melhores jogadores - João Pedro Monteiro, o chinês Wang Shi Bo e Tiago Rocha, e tinha-se reforçado significativamente com a vinda de Ricardo Filipe, um dos melhores jogadores portugueses, do Estrela do Amadora. Chen Shi Chao era o treinador, e aos 41 anos de idade já não alinhou com a equipa principal, fazendo apenas alguns jogos na 2ª Divisão com a equipa B.

O Sporting fez uma fase inicial perfeita, com 18 vitórias em 18 partidas. Wang Shi Bo também foi perfeito, vencendo todos os seus jogos. Os madeirenses do São Roque foram a equipa que mais dificuldades apresentaram aos Leões, que venceram ambos os jogos pela margem mínima de 4-3. A equipa leonina foi quase sempre constituída por João Pedro Monteiro, Wang Shi Bo e Ricardo Filipe, com Tiago Rocha e Francisco Santos a serem utilizados muito poucas vezes, alinhando normalmente na equipa B.

A 1/2 Final foi contra a equipa madeirense Estreito. O Sporting venceu facilmente por 4-1 na Madeira e 4-0 em Alvalade, indo jogar a final contra o Estrela da Amadora, tal como na época anterior. O Sporting foi à Amadora a 9 de março de 2002, vencer a primeira partida por 4-3, num encontro muito difícil que durou quatro horas. O duelo foi eletrizante, com alterações no marcador e incerteza até ao fim. João Pedro Monteiro foi decisivo, ao vencer dois jogos de singulares e um de pares. Em contrapartida Wang Shi Bo, até então invencível no campeonato, perdeu os seus dois jogos. A vitória foi alcançada no último jogo por Ricardo Filipe, que venceu o jovem Tiago Apolónia, de 15 anos de idade, por 3-2.

O segundo jogo ocorreu uma semana depois, a 16 de março. Bo voltou a perder os seus dois jogos, mas Monteiro venceu os seus dois. Com o resultado em 3-3, a decisão do título ficou reservada para o último jogo, de novo entre Ricardo Filipe e Tiago Apolónia. O jogador leonino não acusou a responsabilidade, e venceu por 3-1 com segurança e confiança. E com essa vitória o Sporting conquistou o seu 27º Campeonato Nacional de Ténis de Mesa masculino.