Skip to main content
O 1º jogo da Final contra o Estrela da Amadora.
Campeões.
Campeões.

Em 2000/01 o ucraniano Vladimir Marinkevich saiu, e Chen Shi Chao regressou ao Sporting depois de cinco anos de ausência, de novo como treinador-jogador. A equipa era composta ainda pelo jovem prodígio João Pedro Monteiro e por Tiago Rocha, e ainda pelo jovem chinês de 17 anos Wang Shi Bo. O objetivo era recuperar o título nacional, perdido o ano passado para o São Roque.

O Campeonato Nacional contava com quatro equipas madeirenses: o Câmara de Lobos, o Estreito, o 1º de Maio, e o poderoso São Roque, que partia como grande favorito, e que contava com Rogério Alfar.

A fase inicial correu bem na medida em que o Sporting derrotou o São Roque por duas vezes, mas por outro lado o Estrela da Amadora demonstrou ter uma grande equipa, com Ricardo Filipe, Ricardo Roberto e Wu Jian. Assim, na primeira volta o Sporting foi à Amadora perder por 1-4, com João Pedro Monteiro em dia não, e com Wang Shi Bo a fazer a sua estreia na equipa principal apenas dois dias depois de chegar a Portugal. Na segunda volta o Sporting corrigiu o resultado em Alvalade, vencendo por 4-2, mas devido ao confronto direto ficou em 2º lugar. Francisco Santos, Afonso Vilela, e Marco Rodrigues também chegaram a ser utilizados na fase inicial.

A equipa leonina defrontou o São Roque, que tinha ficado em 3º, na 1/2 Final do play off. O primeiro jogo foi no Funchal, e as condições não podiam ter sido mais adversas. João Pedro Monteiro alinhou com febre que já o tinha impedido de treinar durante a semana, e o técnico adjunto Pedro Miguel foi impedido de exercer funções pelos locais. Os adeptos madeirenses insultaram e enxovalharam os jogadores leoninos durante as quatro horas que durou a partida, perante a passividade dos árbitros. Mesmo assim o Sporting venceu, por uma margem mínima de 4-3 enganadora. No segundo jogo da 1/2 Final, em Alvalade, o Sporting repôs a verdade, dando um capote aos visitantes, ou seja vencendo por claríssimos 4-0.

A final foi jogada contra o Estrela da Amadora, que tinha eliminado o Estreito. O primeiro jogo foi em Alvalade, a 17 de março de 2001, e o Sporting venceu por 4-2, com João Pedro Monteiro a vencer pela primeira vez Ricardo Roberto, derrotando també Ricardo Filipe. Foi um grande jogo, entre duas equipas muito equilibradas, mas gerou-se um otimismo que viria a revelar-se infundado: uma semana depois, o Sporting foi à Amadora perder pelos mesmos 2-4. A decisão ficou para a negra no dia seguinte, 25 de março de 2001.

E foi uma partida extraordinária, um dos melhores jogos de Ténis de Mesa já presenciados em Portugal, que podia ter pendido para qualquer um dos lados. Tiago Rocha perdeu 0-2 contra Wu Jian, mas Wang Shi Bo venceu Ricardo Filipe logo de seguida. Com mais duas vitórias leoninas, de João Pedro Monteiro contra Ricardo Roberto, e o par Bo/Monteiro contra Jian/Filipe, o Sporting colocou-se numa vantagem de 3-1, e a partida parecia resolvida. Mas então Wu Jian venceu Wang Shi Bo por 2-1, e Ricardo Roberto derrotou Tiago Rocha por 2-0, colocando a partida em 3-3. O jogo decisivo foi entre João Pedro Monteiro e Ricardo Filipe. O primeiro set traduziu-se numa derrota por 19-21, mas Monteiro venceu também por 21-19 o segundo, depois de ter estado a perder 12-18, com o título a aprecer que já não escapava aos estrelistas. Mas Monteiro conseguiu uma recuperação extraordinária, indo vencer por 21-19. Tudo se ia decidir no terceiro set, em que o vencedor ditaria o campeão. E o resultado foi 21-14 para o jovem Leão de 17 anos de idade, selando a vitória leonina, e com ela o 26º Campeonato Nacional para o Ténis de Mesa do Sporting.