Skip to main content
Época anterior:
Natação 1954
Época seguinte:
Natação 1956

Uma modalidade em crise

Os nadadores-salvadores do Sporting

O capitão secção de Natação do Sporting Clube de Portugal era Carlos Gabriel Nunes no início do ano, sucedendo-lhe Francisco W. Leote. A falta de instalações próprias continuava a limitar o desenvolvimento da modalidade no Clube, o qual utilizava instalações alheias. O Sporting continuava assim a treinar em piscinas cedidas por outros clubes. Neste estado quase vegetativo, os nadadores leoninos não alcançaram vitórias em competições oficiais.

O Sporting continuou a proporcionar aulas de salvamento e socorro a náufragos. Sob proposta do Instituto de Socorros a Náufragos, o Ministro da Marinha conferiu ao Clube a Medalha de Bronze de Coragem, Abnegação e Humanidade.

A 1 de janeiro o Sporting organizou a Pequena Travessia de Lisboa a nado. Depois e até julho, os nadadores leoninos não participaram em nenhuma prova, consequência de a secção ter tido grandes dificuldades em encontrar local de treino, e considerar que só devia apresentar-se a competição estando reunidas as condições para tal.

A primeira prova em que nadadores leoninos participaram foi em agosto, os Campeonatos Regionais. Maria José Ribeiro do Vale ficou em 2º em 200m bruços, 100m costas e 100m livres.


Figuras

Secção

Capitão Secretários Professores Salvamentos
Carlos Gabriel Nunes
Francisco W. Leote
Fernando Alves
Luís Daniel Henriques Artiaga
António Gomes
Fernando Alves

Nadadores

Nadador Obs. Nadador Obs.
Daniel Velosa Baptista Pereira
António José Marques de Oliveira Arnaldo Santiago
Maria José Vale Maria Helena Lopes Mendes Massano

Links