Skip to main content
Época seguinte:
1923

O início da Natação no Sporting

Projeto do Posto Náutico

A secção de Natação do Sporting Clube de Portugal foi criada em Maio de 1921 com a entrada de um grupo de atletas oriundos do Clube Naval de Lisboa, entre os quais se encontrava Joaquim Oliveira Duarte, que seria futuro Presidente da Direção do Sporting Clube de Portugal. Nesta altura, o Polo Aquático estava integrado na secção de Natação, e eram os mesmos atletas a praticar as duas modalidades.

No entanto, o Clube não dispunha de piscina nem de instalações próprias para a prática da modalidade, o que limitava o desenvolvimento da mesma. Assim, em 1921 o Clube não apresentou nadadores a competições. Assim, em julho de 1922 o Sporting lançou uma subscrição entre os sócios com vista a fazer um empréstimo destinado à construção de um Posto Náutico. Foram mais de 100 os sócios que aderiram e emprestaram a verba necessária, superior a 9000$00. O Posto Náutico foi construído na Doca de Santo Amaro, e ficou pronto em dezembro de 1922.

Oa Campeonatos Regionais do Sul decorreram a 13 de agosto. Uma equipa de 4x200m, que incluía Emile Renou e António Soares em trudgeon e over-arm, respetivamente, venceu, sendo aliás a única em prova. Os outros dois nadadores eram Mário Marques em costas e Joaquim Marques em bruços, ambos do Casa Pia AC.

Os Campeonatos Nacionais de Water Polo, 4x200m estilos, saltos e salvamentos decorreram a 20 de agosto. Para além de vencer em Polo, em 4x200m Emile Renou e António Soares venceram em trudgeon e over-arm, respetivamente. Em saltos Emile Renou ficou em 1º e Guilherme Coopers em 2º.

De 4 a 8 de outubro uma delegação desportiva do Sporting visitiu a Filial Sporting Clube Farense, o que incluiu no dia 6 uma tarde dedicada à Natação, com corridas, mergulhos, e um jogo demonstração de Polo Aquático.

A Travessia do Tejo, prova organizada peo Ginásio Club, decorreu a 15 de outubro. O Sporting participou com diversos nadadores, entre os quais António Silva, Mário Garcia, Francisco Leote, Nuno Pancada, Luís Carlos dos Reis e António Soares. Este último venceu a prova fazendo 42min12s, considerado um bom tempo. No entanto, o júri desclassificou Soares, atropelando o regulamento. Mesmo assim, com todos os nadadores a chegarem ao fim da prova, o Sporting mostrou ter a equipa mais homogénea.

Figuras

Secção

Capitão Geral
Joaquim Oliveira Duarte

Nadadores

Nadador Nadador Nadador
Emile Renou Guilherme Coopers António Soares
António Silva Mário Garcia Francisco Leote
Nuno Pancada Luís Carlos dos Reis

Troféus conquistados

Nacional

Regional

Links