Skip to main content
Este artigo é somente um esboço.
Pode ajudar a Wiki Sporting expandindo-o você mesmo ou entrando em contacto com a administração.
Símbolo do Solar dos Leões de Philadelphia

A cidade americana de Philadelphia era uma das localidades onde muitos imigrantes portugueses se vieram instalar. Esses imigrantes levaram com eles as saudades do Sporting Clube de Portugal, e fundaram logo em 1982 uma organização a que chamaram “Solar”. Só no dia 19 de Setembro de 1986 é que o Núcleo SCP de Philadelphia foi oficialmente fundado, com a constituição de uma Direcção que integrava o Presidente - Sr. Manuel Morais; o Vice Presidente - Sr. Jose Ventura; os Secretários - Srs. Manuel Pinho e Mário Ferreira; os Tesoureiros - Srs. José Luís Fernandes e Júlio Texugo; o Relações Públicas - Sr. Joaquim Vaz; e o Mestre de Cerimónias - Sr. Alberto António. Em 6 de Junho de 1989 o Solar dos Leões de Philadelphia tornou-se o Núcleo nº 42 do Sporting Clube de Portugal.

A missão do Núcleo SCP de Philadelphia é de encorajar os seus membros a permanecerem saudáveis através da prática do desporto, particularmente o futebol, e promover actividades culturais portuguesas relacionadas com o desporto, e apoiar o Sporting Clube de Portugal.

O Núcleo SCP de Philadelphia conheceu inicialmente um forte desenvolvimento, alugando uma casa onde os membros instalaram um salão de festas, e um bar. No entanto, em poucos anos instalou-se um certo desinteresse, e em 1996 essa sede encerrou. O Núcleo esteve então em hiato até 2001, em que alguns membros tomaram a iniciativa de fundar uma nova Direcção, constituída pelo Presidente, Sr. Joaquim Vaz, e ainda pelos Srs. Manuel Melo, João Sousa, Júlio Texugo, Domingos Mariquinhos, Eduardo Borges, Mário Ferreira, Emílio Santos e José Grosso, e Sra. Paula Alves.

Através da generosidade da Portuguese American Rosary Societ of Our Lady of Fatima (Society), em 2010 o Núcleo SCP de Philadelphia reunia nas suas instalações.

Contactos