Skip to main content
Símbolo do NS de Coimbra

O Núcleo SCP de Coimbra foi fundado no dia 26 de Maio de 1984, sendo o Núcleo nº 7 do Sporting Clube de Portugal. O Núcleo foi impulsionado por uma Comissão Instaladora constituída por Alcides Branco Andrade, Álvaro Lemos Torres das Neves, Diamantino de Carvalho, Eduardo Alexandrino Lopes Pereira, Dr. Hélder Ferreira Pereira Forte, Eng. José Alberto dos Santos Fernandes de Carvalho, José António da Costa Santos, José Manuel Monteiro Mendes Freire, tendo sido a sua primeira Direcção liderada pelo Presidente Sr. Celestino Augusto Gomes.

Homenagem a Vítor Damas

O Núcleo SCP de Coimbra tem desenvolvido ao longo da sua existência intensas actividades ligadas ao Sporting Clube de Portugal. Até 2009 tinha já realizado homenagens a Manuel Fernandes, Fernando Mendes, Emilio Peixe, Joao Rocha, Jorge Cadete, Oceano, Vitor Damas, Fernando Mendes, Prof. Moniz Pereira, Irmãos Castro, Ferreira Canais. O jantar comemorativo das suas Bodas de Prata em Maio de 2009 contou com a presença de Maria José Valério e ainda de Ricardo Sá Pinto em representação da direcção do Sporting, tendo recebido o Prémio Vítor Damas. Além de Sá Pinto, foram atribuídos os Prémios Vítor Damas a Filipe Soares Franco, Dias Ferreira, Rogério Alves, Maria José Valério, Pedro Silva, José Eduardo Bettencourt, Rui Silva e Naíde Gomes.

Bodas de Prata do Núcleo

Em 2009, o Núcleo era liderado pelo Engº Horácio Pina Prata Presidente da Direcção, Dr. António José Vaz de Castro, Presidente Da Assembleia Geral, e José da Costa, Presidente do Conselho Fiscal. O Presidente Pina Prata tinha então a ambição de atingir os 1000 sócios do Núcleo. Por ocasião do lançamento da página da internet do Núcleo, o Dr. Pina Prata declarou “Ao tomarmos o leme do Núcleo Sportinguista de Coimbra, gostaríamos de cumprimentar e agradecer em primeiro lugar todos quantos ao longo destes vinte e cinco anos ofereceram o seu esforço e dedicação ao Núcleo Sportinguista de Coimbra. O objectivo de lançamento do site do Núcleo Sportinguista de Coimbra é aproximar ainda mais os Sportinguistas de Coimbra, e nesse sentido apelo a que o utilizem partilhando estas novas formas de comunicação para a exaltação e reforço do Sportinguismo e do Sporting Clube de Portugal. Numa sociedade de informação intensiva, cabe no entanto reafirmar que em nenhum momento se pretende que as novas tecnologias se substituam ao aperto de mão físico entre os Sportinguistas, e que pretendemos isso sim, cada vez mais, promover um conjunto de iniciativas que coloquem os sportinguistas frente a frente num acto de comunicação presencial que é eterno, e para a qual temos a nossa sede como espaço de encontro e manifestação de apreço dos Sportinguistas de ontem, de hoje e do futuro.

Contactos