Skip to main content
Época anterior:
Lutas Amadoras 1975/76
Época seguinte:
Lutas Amadoras 1977/78

Tetracampeões

Luta-1977-seleção-nacional.jpg

Manuel Pedro Fernandes dos Santos continuou como capitão da secção de Lutas Amadoras. Luís Grilo era o treinador, continuando a lutar e sendo o capitão da equipa. Aranha era o Diretor de Pelouro desta secção e ainda da de Halterofilismo.

Equipa de Esperanças.

O Sporting começou a preparar a época 1976/77 em setembro, de modo a preparar a equipa para a Taça dos Campeões Europeus, que iria ter lugar em Lisboa, com organização da Federação Portuguesa de Lutas Amadoras. O Sporting reforçou-se com o internacional João Silva, que anteriormente tinha representado o Belenenses e o Linda-a-Velha A primeira competição foi, como de costume, o Torneio de Abertura, em todas as categorias: escolares, juniores, esperanças e seniores. O Sporting ganhou a maioria das provas.

No início de dezembro veio o balde de água fria: afinal o Sporting não iria participar na Taça dos Campeões Europeus. Isto porque a Federação exigiu que, para isso acontecer, o Sporting teria que pagar todas as despesas de alojamento e manutenção dos clubes estrangeiros que viriam a Portugal, incluindo as viagens do árbitro internacional e do membro da Federação Internacional de Lutas Amadoras. Em alternativa, a FPLA propôs que fosse uma seleção nacional, e não o Sporting, a competir, em qual caso a FPLA já arcaria com todas as despesas. A proposta era tanto mais estranha quanto era claro que a seleção nacional era, na prática, o Sporting, eventualmente com um ou dois lutadores de outros clubes. A representação portuguesa acabou por ser entregue a juniores e esperanças, deixando de lado os três "olímpicos" do Sporting, bem como todos os melhores lutadores nacionais, todos eles também atletas leoninos. A "seleção nacional" imposta pela FPLA acabou por ficar em último.

O campeonato Regional individual de iniciados decorreu em dezembro de 1976. Francisco Reigones e Vítor Cordeiro sagraram-se campeões nas suas categorias, respetivamente 62 e 90 kg.

O Campeonato Nacional de Iniciados de luta greco-romana, destinado a lutadores sem experiência em todos os escalões de idade, decorreu em fevereiro de 1977.

O Campeonato Nacional de Esperanças começou no início de março, sendo disputado até meados de abril. O Sporting venceu incontestavelmente ao ganhar todos os encontros, e em 48 combates disputados apenas perdeu cinco.

O Campeonato Nacional de Seniores começou logo depois, a 30 de abril. O Sporting, tricampeão, partia como grande favorito. O Sporting começou bem, ao derrotar o Benfica por 7-0 na primeira jornada. Na segunda jornada o Sporting venceu o Runa por 6-2, ficando o campeonato praticamente decidido, e confirmado na terceira jornada quando o G.A.C. da Baixa da Banheira, que era o último concorrente à altura, também foi derrotado. Assim, foi sem surpresa que o Sporting se sagrou tetracampeão a uma jornada do fim, acabando o campeonato invicto.

Em maio realizou-se a Taça Oceano, com a participação das seleções nacionais de França, Marrocos, Espanha e Portugal. A seleção nacional tinha sete lutadores leoninos em oito. Luís Grilo foi o melhor português, ao averbar três vitórias nos seus três combates, não evitando mesmo assim que Portugal perdesse os três encontros.

Em junho teve lugar o Campeonato Regional de Iniciados de luta greco-romana, com Vitorino Gaspar, Fernando Ardisson e Maximino Abreu a vencerem nas suas categorias.

No final da época Leonel Duarte, um dos maiores lutadores portugueses de todos os tempos, e o segundo atleta a inscrever-se na secção no seu início em 1966, decidiu abandonar a modalidade aos 28 anos de idade, ao ir trabalhar para Castelo Branco.


Figuras

Plantel

Atleta Obs. Atleta Obs.
Luís Grilo 57/62 kg, capitão
João Grilo 57 kg Leonel Duarte 52 kg
Vítor Nobre kg Joaquim Vieira 68 kg
José Pedro Biscoito 57 kg Carlos Esteves kg
Manuel Batuca 74 kg António Maia 75 kg
Joaquim Pereira João Silva 71/74 kg
José Lopes 62 kg, esperança José Júlio Faria 48 kg, esperança/sénior
Fernando Ardisson 57/62 kg, esperança Francisco Reigones 62 kg esperança
Carlos Alberto Espírito Santo 52/57 kg, iniciado esperança Manuel Martins esperança
Alberto Covas 57/62 kg, esperança Vitorino Gaspar 52 kg, esperança
Maximino Abreu 68 kg, esperança Ernesto Rodrigues 74 kg, esperança
José Marques 82 kg, esperança Luís Caracoleiro 90 kg, esperança
José António 54 kg, júnior Vítor Martins 54 kg, júnior
Décio Carvalho Iniciado, júnior 54 kg Carlos Santos Iniciado, esperança 57 kg
Vítor Rafael Iniciado, júnior 58 kg Jorge Almeida Iniciado, sénior 62 kg
Francisco Reigones Iniciado, 62 kg esperança Vítor Cordeiro Iniciado, 90 kg sénior
José Carlos Reis 68 kg, Principiantes esperanças

Secção

Director Seccionistas Treinador
Manuel Pedro Fernandes dos Santos (coordenador) Adriano Jesus Lopes Fidalgo
António Maia
Vítor Manuel Tainha Cordeiro
Luís Grilo
João Grilo

Troféus conquistados

Nacional coletivo

Nacional individual

  • Campeonato Nacional de Iniciados de luta greco-romana

Regional individual

Outras provas

Combates

Campeonato Nacional de equipas seniores de Luta greco-romana

Data Jornada Jogo Resultado Ficha de jogo
30-04-1977 1ª jornada SPORTING - Benfica 7-0 Baixa da Banheira
14-05-1977 2ª jornada SPORTING - Runa 6-2 Ateneu Comercial
21-05-1977 3ª jornada SPORTING - Baixa da Banheira 6-0 Atlético de Queluz
??-0?-1977 5ª jornada SPORTING - Siderurgia V-D
04-06-1977 5ª jornada SPORTING - Ateneu 6-2 Siderurgia Nacional
18-06-1977 6ª jornada SPORTING - Queluz 7-1 Pavilhão de Alvalade


Class. Clube Encontros Vitórias Empates Derrotas Lutas Pontos
SPORTING 6 6 0 0 18
G.A.C. Baixa da Banheira 6 4 1 1 15
Runa 6 3 2 1 14

Links

Ver também