Skip to main content
Dados de Luís Abreu Luís-Abreu-2013.jpg
Nome Luís Miguel de Almeida Neves Abreu
Nascimento 14 de Janeiro de 1980
Naturalidade Portugal
Posição Treinador de basquetebol

Luís Abreu foi jogador de basquetebol, embora não no Sporting, e tem o grau de treinador de nivel III (grau máximo em Portugal), conta já com varias épocas no ativo, iniciou na Escola Francisco Arruda, passou pelo Estoril Praia, Simecq, Maria Pia, Atletico Clube de Portugal, e Carnide sempre com resultados muito positivos. De todos estes trabalhos, destaca-se o grande feito alcançado com o Maria Pia na época 2008/2009 em que assumiu o comando da equipa última classificada do ranking e a levou até a final4 distrital e alcançou o 6º lugar a nível nacional .

Sportinguista, foi convidado pela direcção da secção de Basquetebol ao Sporting Clube de Portugal para ser o treinador da equipa feminina sénior em 2013/14, substituindo a Prof. Lúcia Gomes. Miguel Freire veio também, como seu treinador adjunto.

Time-out no jogo contra a ESA que consagrou a subida à Liga

No seu primeiro ano com o Sporting, a equipa competiu na 2ª Divisão, correspondendo ao 3º escalão nacional. A equipa ganhou com relativa facilidade todos os jogos da 1ª Fase, enquanto que na 2ª Fase perdeu com o MBB. Mesmo assim apurou-se para a Final Four, que foi disputada em casa. A equipa acusou os nervos e alguma inexperiência, e perdeu os três jogos, acabando em 4º lugar.

Na época seguinte, no entanto, o CAB Coimbra desistiu de participar na 1ª Divisão, e foi o Sporting que subiu ocupando o seu lugar. Depois de um começo irregular, as comandadas por Luís Abreu mostraram o seu valor e a evolução de jogo para jogo permitiu acabar a Fase Regular em 2º lugar. A Final contra a Ovarense teve três prolongamentos, e os descontos de tempo pedidos por Luís Abreu em momentos críticos do jogo foram cruciais, permitindo a recuperação e a vitória, com a conquista do Campeonato Nacional da 1ª Divisão feminina.

Deixou o comando da equipa em Dezembro de 2015, depois da eliminação na Taça de Portugal às mãos do Académico do Porto, mas com a equipa em 7º lugar, ou seja numa posição confortável em relação ao objectivo assumido no início da época, a manutenção na Liga.

Faleceu inesperadamente a 13 de junho de 2020.