Skip to main content
Linha 77: Linha 77:
 
- 06 de Agosto Katarina Larsson venceu a prova de Sprint do Triatlo de Malmö na Suécia tendo registado a marca de 1:05:18 horas.
 
- 06 de Agosto Katarina Larsson venceu a prova de Sprint do Triatlo de Malmö na Suécia tendo registado a marca de 1:05:18 horas.
  
-  No dia 17 de Setembro Katarina Larsson venceu a classificação absoluta feminina do Triatlo de Vila Nova de Cerveira, 10.ª etapa da Taça de Portugal, dando assim um importante contributo para que o [[Sporting]] conquistasse pela segunda vez tão importante troféu nacional.
+
-  No dia 17 de Setembro Katarina Larsson venceu a classificação absoluta feminina do Triatlo de Vila Nova de Cerveira, 10.ª etapa da Taça de Portugal, dando assim um importante contributo para que o [[Sporting]] conquistasse tão importante troféu nacional nesse mesmo dia.
  
 
Individualmente, destaque para  
 
Individualmente, destaque para  

Revisão das 15h51min de 20 de setembro de 2017

Dados de Katarina Larsson KatarinaLarsson.jpg
Nome Katarina Elisabet Larsson
Nascimento 28 de Dezembro de 1984
Naturalidade Malmö - Suécia - 
Posição Triatlo

Katarina Larsson, radicada há vários anos em Portugal, começou a praticar triatlo em 2006, mas só com a sua entrada no Sporting, em 2010, é que começou a evoluir significativamente.

Em 2011:

- Conquista a medalha de prata no Campeonato da Europa na prova de distância olímpica no seu grupo etário;

- Sagra-se vice-campeã nacional de triatlo na distância olímpica.

Em 2012:

- Vence o triatlo de Quarteira na distância de sprint;

- É segunda classificada no triatlo de Montemor-o-Velho na distância olímpica;

- É terceira classificada no triatlo de Alpiarça na distância de sprint;

- É terceira classificada no duatlo de Arronches na distância de sprint;

- Para além destes resultados à geral, venceu estas quatro provas e os triatlos de Oeiras (sprint), Vila Viçosa (olímpico), Abrantes (sprint) e Lisboa (olímpico), no escalão sénior.

Em 2013:

- Sagra-se Campeã Nacional de aquatlo;

- É vice-campeã nacional de triatlo;

- Vence a Mini-maratona de Vilamoura;

- E é sétima classificada no campeonato do mundo no seu escalão etário;

- Foi ainda primeira classificada no escalão sénior no triatlo de Abrantes e no duatlo de Arronches.

Em 2014:

- Vence a Corrida da Moita

- É segunda classificada na Corrida das Lezírias

- É terceira classificada na Corrida da Fonte da Pipa

- A 21 de Junho Katarina Larsson sagrou-se Campeã Europeia de triatlo na prova de distância olímpica no grupo de idade entre 30 e 34 anos, prova incluída no Campeonato da Europa da modalidade disputado em Kitzbuehel na Áustria. Katarina terminou a prova com 02:26.05 horas, tendo concluído em primeiro o percurso de natação, passando para terceiro no ciclismo e recuperando a liderança no segmento de corrida. Em segundo lugar ficou Danica Spiteri de Malta a 32 segundos e em terceiro Sandrine Benz da Suíça a 2.23 minutos. No total, concluíram a prova 37 atletas.

- A 28 de Junho Katarina Larsson sagra-se campeã nacional de contra-relógio em ciclismo, cobrindo os 19,3 quilómetros em 31m37s, batendo a concorrência mais directa por 3 segundos. Não dispondo o Sporting de uma equipa de ciclismo, Katarina correu sob as cores da equipa Rodabike / ACRG / Gondomar.

- Fez parte das equipas que conquistaram para o Sporting a Taça de Portugal de Triatlo e o Campeonato Nacional de Aquatlo.

- Concluiu o Campeonato Nacional de Triatlo na terceira posição.

- Concluiu o Campeonato Nacional de Triatlo Longo na segunda posição.

2015

- A 08 de Fevereiro sagrou-se Campeã Nacional de Duatlo na categoria 30-34 ao vencer no seu escalão o duatlo de Tagarro-Alcoentre, prova onde se disputou o Campeonato Nacional por Grupos de Idade.

- A 06 de Setembro Katarina Larsson venceu a terceira etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo, o Duatlo do Jumbo, com o tempo de 1.08.10 e uma vantagem de dois minutos sobre a restante concorrência.

2016

- 07 de Maio Katarina Larsson venceu a prova feminina do Lisboa Thriatlon, então na sua 10.ª edição, completando o percurso em 4:47:06, numa prova marcada pelo mau tempo que se abateu sobre a capital. A competição teve o seu início no Parque das Nações, começando com 1,9 km de natação, seguindo-se o ciclismo e, finalmente, corrida.

- 27 de Maio Katarina Larsson sagrou-se Campeã Europeia de triatlo sprint (entre os 30 e os 34 anos) e a 29 de Maio sagrou-se Campeã Europeia de triatlo (entre os 30 e os 34 anos), provas incluídas no Campeonato da Europa da modalidade disputado em Lisboa.

- 01 de Julho Katarina Larsson venceu a medalha de bronze no contra-relógio dos Campeonatos Nacionais de Ciclismo disputados em Vila Flôr.

- 25 de Setembro Katarina Larsson venceu o Triatlo Longo de Cascais.

2017

- 06 de Agosto Katarina Larsson venceu a prova de Sprint do Triatlo de Malmö na Suécia tendo registado a marca de 1:05:18 horas.

- No dia 17 de Setembro Katarina Larsson venceu a classificação absoluta feminina do Triatlo de Vila Nova de Cerveira, 10.ª etapa da Taça de Portugal, dando assim um importante contributo para que o Sporting conquistasse tão importante troféu nacional nesse mesmo dia.

Individualmente, destaque para Em 2011 2014 e 2016 foi distinguida com o Prémio Stromp na categoria "Europeu".

No dia 1 de Julho de 2016 foi distinguida com o prémio Leões Honoris Sporting na categoria Atleta Feminina do ano.