Skip to main content
Jubas - a mascote do Sporting

A mascote do Sporting Clube de Portugal é um leão. Por vezes, já aconteceu um leão verdadeiro apresentar-se no Estádio José Alvalade, com a sua juba de Rei, o seus afiados dentes e possantes garras.

Em Maio de 2003, o Sporting lançou um concurso para criar uma mascote que apelasse à afectividade e ao imaginário dos adeptos, em especial os mais jovens. Este concurso fez parte integrante do projecto “S3G - Sporting 3ª geração” que pretendeu modernizar o Clube, os seus símbolos, e a sua relação com os sócios. Assim, a nova mascote deveria transmitir valores como "modernidade, força e determinação", sem no entanto esquecer os valores tradicionais "esforço, dedicação, devoção e glória". O vencedor do concurso deveria ser anunciado a 1 de Julho de 2003, mas tal só acabou por acontecer em Dezembro do ano seguinte. Nasceu assim o projecto do Jubas, a mascote oficial do Sporting Clube de Portugal. [1]

O Jubas em Alvalade

No entanto, o projecto ficou adormecido até fins de 2010, quando foi reactivado em força. A 25 de Novembro desse ano realizou-se um casting para seleccionar sportinguistas para dar vida ao Jubas, como um grande, amigável e divertido leão. Assim, para todos os efeitos 2011 foi o primeiro ano de “vida” do Jubas. [2]

Desde aí, o Jubas tem participado em inúmeros eventos. Presença assídua nos jogos em Alvalade, fez inúmeras visitas a escolas primárias, jardins de infância, e acompanhou o Tour do Leão, uma iniciativa em que, antes de cada jogo fora, se realiza uma actividade desportiva com os jovens e crianças das Escolas Academia Sporting da região. Participa ainda em todas as iniciativas leoninas que envolvam crianças, como a Corrida Sporting ou a festa de Natal do Sporting.

Dia do Jubas 19 de Junho de 2011

Em 19 de Junho de 2011 o Sporting realizou o primeiro «Dia do Jubas», levando milhares de crianças e pessoas a Alvalade. Houve um espectáculo do Jubas no palco principal na Praça Centenáro, insufláveis, pintura exterior de automóvel feita pelas crianças, pinturas faciais, dança, e muitas outras actividades. Participaram ainda Ricky van Wolfswinkel, e a equipa de futsal do Sporting, que mostrou a taça de campeões nacionais que tinha conquistado no dia anterior.

O Jubas tornou-se rapidamente muito popular entre os jovens adeptos “leõezinhos”, e dá o nome a inúmeros produtos, desde roupa a material escolar, bonecos, e DVDs.

Referências

  1. Jornal Record de 11 de Maio de 2003
  2. Jornal Sporting de 27 de Dezembro de 2011