Skip to main content
Dados de José Herculano Dias José-Herculano-Dias-1976-b.jpg
Nome José Herculano Rovisco Dias
Nascimento 31 de Março de 1938
Naturalidade Lisboa - Portugal
Posição Dirigente, dirigente de Ténis de Mesa
José Dias.

José Herculano Dias foi um dos grandes dirigentes da secção de Ténis de Mesa do Sporting Clube de Portugal. Em 1974/75 era secretário da secção, então capitaneada por Carlos da Costa Rodrigues. No ano seguinte assumiu a direcção da secção, tendo ficado até ao início da época de 1979/80, quando foi sucedido por Carlos Esteves da Fonseca.

Durante o seu tempo, a modalidade no feminino foi dominada pelo Sporting, com jogadoras da craveira de Madalena Gentil e Ana Lia Fonseca, entre outras, a ganharem uma série de Campeonatos e Taças de Portugal. Foi também a altura em que clubes de menor dimensão se começaram a dedicar a modalidades específicas, como foi o caso do Palmeiras no Ténis de Mesa masculino. Assim, com Herculano Dias à frente da secção a equipa masculina do Sporting ganhou apenas duas Taças de Portugal, acabando com o jejum no Campeonato em 1979/80.

José Herculano Dias era um trabalhador incansável e entusiástico, e a ele também se deveram os sucessos da secção. Foi também ele a iniciar a expansão em massa do Ténis de Mesa leonino e a dinamizar o Ténis de Mesa a nível nacional, com a organização da Onda Verde em 1975/76, que levou a modalidade a milhares de crianças no país, realizando provas em estabelecimentos escolares, associações, empresas, e Filiais leoninas.

Foi depois Vice-Presidente do Conselho Diretivo do Sporting entre 1980 e 1988, durante a presidência de João Rocha primeiro, e depois com Amado de Freitas. Profissionalmente ligado à área da publicidade, entre 1980 e 1986 foi o pricipal responsável pela Divisão de Expansão, que englobava os Departamentos de Relações Públicas, Pubicidade, Propaganda e Expansão, Jornal e Bingo. Em 1986 as Relações Públicas e o Jornal passaram para o pelouro do Vice-Presidente Paulo Luís Ávila Abreu, com José Dias a ficar com o Centro de Recuperação também soa a sua alçada.

Durante os seus mandatos, dinamizou quatro Congressos Leoninos, e foram criadas diversas novoas de Filiais e Núcleos do Sporting. Profissionalizou o Departamento de Publicidade, que passou a constituir uma importante fonte de receitas do CLube. A Loja Verde foi inaugurada durante o seu primeiro mandato. Colaborou ativamente na montagem do Bingo do Sporting, e em muitas outras atividades de expansão do Clube.

Recebeu o Prémio Stromp de Seccionista do Ano em 1976. Em 1977 recebeu o Prémio Penaleão, instituído pelo Jornal Sporting. Em 1978 foi homenageado pelo grupo Os Cinquentenários. Em 1980, foi feito Membro de Honra do Parlamento de Toronto no Canadá. Em 1988 recebeu o prémio "Juba" dos Sportinguistas do Norte.

É pai dos mesatenistas Nuno Dias e Luís Dias.

Faleceu a 3 de Março de 1989, vítima de doença. Era então o sócio do Sporting nº 2328. A bandeira do Sporting foi colocada a meia haste diante da Porta 10-A, onde o cortejo fúnebre se deteve, antes de, com a urna coberta pela bandeira leonina, se dirigir à sua última morada, acompanhada de dezenas de dirigentes e antigos dirigentes, seccionistas, atletas, funcionários e sócios do Clube, bem como dirigentes federativos e associativos.