Skip to main content

António Jesus Correia, nasceu a 3 de Abril de 1924 em Paço de Arcos.

Atleta de eleição, jogou em simultâneo futebol e hóquei em patins, praticando as duas modalidades ao mais alto nível, ao ponto de jogar em ambas pela respectiva Selecção Nacional.

No hóquei, jogou no Paço de Arcos, onde foi várias campeão nacional, somando diversas internacionalizações e vários títulos de Campeão europeu e mundial.

No futebol foi o extremo-direito da célebre linha avançada que ficou conhecida como os Cinco Violinos, conquistando sete Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal e dois Campeonatos de Lisboa ao serviço do Sporting, onde jogou durante dez anos entre 1943 e 53 realizando 317 jogos e marcando 156 golos.

Ficou conhecido pelo “Necas” e teve a sua tarde de glória quando em Madrid marcou seis golos ao Atlético local, com os quais o Sporting ganhou esse jogo por 6-3.

Na Selecção Nacional de Futebol jogou 13 vezes e marcou 3 golos.

Abandonou o futebol em 1953 quando tinha apenas 28 anos e foi pressionado pelo Sporting a optar entre uma das suas modalidades de eleição. Optou pelo hóquei, e pelo clube da terra que se comprometeu a ajudá-lo na compra do andar.

Morreu a 30 de Novembro de 2003, quando era o último dos Cinco Violinos ainda com vida.

To-mane 10:57, 8 Julho 2008 (WEST)