Skip to main content
Idioma: Português  • english

A fundação e os primeiros passos

Emblema do Sport Club de Belas. Faixa azul orlada a ouro sobre campo branco com as iniciais SCB bordadas também a ouro

O futebol foi introduzido em Portugal pelos irmãos Pinto Basto quando regressaram dos seus estudos em Inglaterra, lançando a modalidade junto da aristocracia da época. Reza a história que o primeiro jogo foi realizado em Cascais em Outubro de 1888, e daí para a frente a moda alastrou por todo o País.

Em Lisboa a aristocracia tinha o Clube Lisbonense, jogando-se em Cascais no Verão, em Belas e Sintra em Setembro, e na Capital no resto do ano, mas não deixavam jogar os mais novos.

Sede do Campo Grande Football Club no Solar dos Pinto da Cunha, situado no Campo Grande

Foi assim que, a 26 de Agosto de 1902, os irmãos Gavazzo resolveram fundar o Sport Clube de Belas cuja existência foi curta, realizando apenas dois jogos. O primeiro que ganhou por 3-0 a uma equipa de Sintra, segundo algumas fontes teve a honra da presença do Rei, embora possa haver uma incompatibilidade com os deveres do monarca, que ao que tudo indica estaria nesse dia em Torres Novas, mas de uma forma, ou de outra, estiveram presentes membros da família real e consequentemente o acontecimento teve destaque na imprensa da época, relatando-se que ao mesmo assistiram mais de quatro mil pessoas, cheias de animação e de interesse e, qualificando o Belas como um grupo de jovens de boas famílias. Nesse jogo o Belas terá alinhado com Francisco Gavazzo; Eduardo Pinto Basto e Augusto Alves Bernaud; Pedro Joyce, José Gavazzo e José Belo; Alberto Machado, António Joyce, Fernando Pinto Basto, António Bebiano e Hermano Braga (ou Guilherme Machado).

O programa da discórdia

Do segundo jogo que ao que tudo indica ter-se-á realizado a 14 de Setembro, Francisco Gavazzo contou que o desfecho foi uma derrota por 14-0, ele que que nesse dia voltou a ser o guarda-redes, jurando que nunca mais jogaria à baliza. No entanto de acordo com o jornal "Sport" o resultado terá sido 6-1, com a equipa de Sintra a apresentar-se fortemente reforçada, nomeadamente com Guilherme Pinto Basto, o célebre introdutor do Futebol em Portugal.

Com o fim do Verão e o regresso a Lisboa de quase todos os participantes nesses jogos, o Belas morreu. Dois anos depois a ideia foi reactivada numa tertúlia na Pastelaria Bijou (provavelmente o Bijou do Lumiar situado no Alto do Lumiar e não como é habitualmente referido a pastelaria com o mesmo nome, situada na Avenida da Liberdade), da qual faziam parte para além dos irmãos Gavazzo, José Alvalade e os irmãos Stromp, entre outros, e como quase todos residiam na zona do Campo Grande, decidiram refazer o clube, agora com o nome de Campo Grande Football Club, sendo a Sede instalada no Palácio da Cunha onde residia Francisco Gavazzo, enquanto José Alvalade cedeu uma courela da quinta do seu avô, onde depois de desbravado o matagal se ensaiaram as primeiras actividades desportivas.

Os Dissidentes

Não há noticias de grande atividade desportiva deste clube, para além de algumas disputas internas de ténis, futebol e corridas e saltos, prevalecendo antes os bailes e festas, o que motivou a cisão, pois havia um grupo que defendia que deveriam dedicar-se principalmente ao desporto, enquanto outros achavam que o clube devia instalar a sua sede na baixa de Lisboa e até mudar de nome.

José Alvalade

As discordâncias começaram logo a seguir a uma festa de arromba realizada nos terrenos pertencentes à Assistência Nacional aos Tuberculosos a norte da Quinta de Alvalade no dia 17 de Março de 1906, o que terá motivado o desagrado dos mais jovens, ao ponto de terem aproveitado uma festa marcada para o dia 14 de Abril, para fazerem um programa em tom de gozo com as festas do Campo Grande FC, o que terá estado na origem de uma Assembleia do Clube, marcada para o dia 13 de Abril.

Nessa histórica reunião José Gavazzo que também representava o seu irmão Francisco, ausente no estrangeiro, demitiu-se seguido de um grupo que ficou conhecido como "Os dissidentes", entre os quais se encontrava José Alvalade, que logo prometeu: "Vou ter com o meu avô e ele me dará dinheiro para fazer outro Clube".

Dito e feito, no dia seguinte durante a referida festa que se realizou na Vila Holtreman, os dissidentes juntam-se pela primeira vez para fundar o novo Clube, cuja primeira sede funcionou provisoriamente na Mansão dos Alvalade.

O Visconde de Alvalade

No entanto segundo Júlio de Araújo a polémica teria atingido o seu ponto alto durante um piquenique realizado na Quinta do Correio Mor em Loures a 12 de Abril de 1906, mas de acordo com a História do Sporting Clube de Portugal [1] não havendo notícias que confirmem esse piquenique e existindo até razões para duvidar que ele tenha acontecido, a reunião do dia 13 terá sido uma tentativa de reagir em antecipação à festa do dia 14, que já estava marcada e para a qual não estavam convidados os sócios da ala que se opunha ao grupo dos Gavazzo e de José Alvalade, o que teria motivado algum desagrado.

A primeira Sede

Aos dissidentes juntaram-se outros elementos, alguns dos quais também oriundos do Campo Grande Football Club, de tal forma que a primeira lista de sócios, que poderão ser considerados como os Fundadores, conta com 36 nomes, que no final do ano ascenderiam a 45.

José Alvalade num convívio na primeira Sede do Sporting

De acordo com uma carta que José Gavazzo escreveu ao seu irmão relatando as ocorrências que estiveram na origem do nascimento da nova coletividade, numa altura em que Francisco Gavazzo se encontrava em Paris, a ideia passava por fundar um Clube e instalá-lo em terrenos cedidos pelo Visconde de Alvalade, havendo ainda a necessidade de comprar ou alugar duas parcelas pertencentes à D. Beatriz Rocha Castelo, para depois construir um campo de Futebol e dois cortes de Ténis, abrindo-se um portão para dar entrada para o reduto e ajardinando-se as redondezas.

Uma das primeiras equipas de Ténis

A 8 de Maio de 1906 reúne-se a primeira Assembleia Geral, onde o Visconde de Alvalade é eleito Presidente de uma Direcção que tem como Vice-Presidente o seu neto José, que seria o real impulsionador destes primeiros anos do Sporting. Os restantes elementos desta Direcção eram: Frederico Seguro Ferreira - Tesoureiro; José Gavazzo - 1º Secretário; Henrique Leite Júnior - 2º Secretário; Mais tarde José Stromp substituiria José Gavazzo, quando este se ausentou para Paris.

É nessa Assembleia Geral que são estabelecidas as primeiras normas clubísticas, atribuídos privilégios aos dez sócios fundadores principais, e que terá sido formulado o histórico voto "Queremos um Clube tão grande como os maiores da Europa", embora neste caso se possa estar a extrapolar de uma frase escrita por José Alvalade numa carta enviada a Francisco Gavazzo, na qual manifestava a vontade de ir a Paris inteirar-se sobre a organização dos grandes Clubes, que passamos a transcrever: "Gostava imenso que o nosso ficasse semelhante aos clubes estrangeiros e que ele não envergonhasse o nosso País".

Uma das primeiras equipas de Futebol

Ainda em 1906 a sede foi transferida para a Alameda das Linhas de Torres, nº 27, numa casa que também pertencia aos Alvalade, onde foram realizadas obras que a tornaram na melhor das sedes sociais das colectividades desportivas existentes.

Inicialmente o Clube era para se chamar Campo Grande Sporting Clube, mas na Assembleia Geral de 1 de Julho de 1906, tomou o nome de Sporting Clube de Portugal, por sugestão de António da Costa Júnior, havendo no entanto o registo de que já anteriormente esse nome tinha sido referido em correspondência trocada entre José Alvalade e Francisco Gavazzo [2].

O Ténis seria a modalidade prioritária e teve inclusivamente a participação de elementos femininos, mas a popularidade do Futebol depressa mudou essa intenção e nos primeiros tempos para além dessas duas modalidades, praticava-se também Corridas e Saltos, Luta de Tração à Corda e Ginástica.

A bandeira

O primeiro equipamento era todo branco, "herdado" do Campo Grande FC, mas a partir de 1908 adoptou-se o verde e branco bipartido, desconhecendo-se a data exacta da estreia destas camisolas, embora se saiba que elas já foram utilizadas no dia 29 de Março de 1908, no último jogo do Campeonato de Lisboa contra o Carcavelos [3]. As camisas bipartidas eram fabricadas em Inglaterra e daí expedidas para Lisboa. Os calções foram brancos até 1915, ano em que se adoptaram os calções pretos, por sugestão de Raul Barros, um dos jogadores da equipa de futebol.

O primeiro emblema do Sporting Clube de Portugal

Em 1907 foi criado o primeiro emblema, com base no Leão rampante (por vezes erradamente descrito como "rompante") do brasão da família de D. Fernando Castelo Branco, e surge a primeira bandeira verde com as iniciais do Clube a branco e o referido Leão. D. Fernando aceitara "emprestar" o seu leão ao Sporting, sob condição que não se usasse também a cor do fundo do brasão, que era o azul, optou-se então pelo verde por ser a cor da esperança.

O primeiro Campo Sporting Clube de Portugal

A 3 de Fevereiro de 1907 realizou-se em Alcântara, o primeiro jogo de Futebol do Sporting, que terminou com uma derrota por 5-1 frente ao Cruz Negra, com D. João de Vila Franca a marcar o primeiro golo da história do futebol do Clube. Este jogo estava integrado num torneio de segundos grupos realizado pelo CIF e na segunda mão o Sporting ganhou por 3-1, obrigando a um terceiro jogo para desempate, onde o Cruz Negra ganhou por 2-0. [4].

Os primeiros Estatutos

A 4 de Julho de 1907 são inauguradas, no Sítio das Mouras, as melhores instalações desportivas da época em Portugal, com um amplo pavilhão, vestiários, chuveiros e banhos de imersão, salão de jogos e estar, cozinha, duas quadras de ténis, campo de futebol e pista de atletismo. Localizavam-se na Alameda do Lumiar, hoje Alameda das Linhas de Torres, em terrenos disponibilizados pelo Visconde de Alvalade e que tinham começado a ser utilizados ainda em Maio de 1906. Custaram 550 mil réis, uma fortuna para a época, que foi angariada graças à generosidade da família Alvalade, e ás contribuições dos outros sócios. No período das obras, o Sporting chegou a utilizar as instalações do Campo Grande Football Club, que entretanto se extinguira.

O primeiro troféu conquistado pelo Sporting Clube de Portugal

A 19 de Julho de 1907 são entregues no Governo Civil de Lisboa os primeiros Estatutos do Sporting Clube de Portugal, que seriam aprovados no dia 22 de Agosto do mesmo ano.

No dia 1 de Dezembro de 1907 dá-se o primeiro capítulo de uma rivalidade que perdura até aos nossos dias, com o Sporting a ganhar por 2-1 aquele que é considerado como o Primeiro Derby, derrotando o então Sport Lisboa, que mais tarde viria a ser considerado como precursor do Benfica.

Em Setembro de 1908, o Sporting Clube de Portugal conquistou o seu primeiro troféu num jogo de Futebol de preparação para nova época organizado pelo Sport Club Estefânia, de que se desconhece o dia e o resultado. Seguiu-se a Taça Holtreman ganha num torneio de quartos grupos organizado pelo Sporting na época de 1908/09.

Francisco Stromp com a primeira camisola bipartida, que mais tarde ficaria conhecida pelo seu nome.

No inicio de 1910 foram aprovados os segundos Estatutos do Sporting Clube de Portugal, com a introdução de um Conselho Fiscal e a criação da categoria de Sócio de Mérito.

A 4 de Janeiro de 1910 o Visconde de Alvalade cessa funções como Presidente da Direcção do Sporting, cedendo o lugar a Luís Caetano Pereira, cujo mandato é curto, pois demitiu-se em 26 de Junho, sendo substituído por José Holtreman Roquete (José Alvalade), que ocupava até aí o cargo de Secretário no Conselho Fiscal.

Foi também a 4 de Janeiro de 1910, que o Visconde de Alvalade passou a presidir à Mesa da Assembleia-Geral, enquanto Januário Barreto se tornava no primeiro Presidente de um Conselho Fiscal do Sporting Clube de Portugal, cargo que devido à sua morte, seria ocupado pouco tempo depois por José Cruz Viegas.

No dia 27 de Fevereiro de 1910 o Sporting organiza no Lumiar, o primeiro jogo de futebol com entradas pagas realizado em Portugal, no qual foi derrotado pelo Benfica por 0-4.

António Stromp, o primeiro atleta olímpico do Sporting

Em 1910 António Stromp no Salto com Vara, Gabriel Ribeiro no Salto em Comprimento e Alfredo Camecelha no lançamento de Peso, são os primeiros Campeões Nacionais do Sporting Clube de Portugal, dando inicio a um conjunto de conquistas que tornaram o Atletismo na modalidade mais rica do Clube em termos de palmarés.

A 27 de Agosto de 1910 realiza-se aquele que poderá ser considerado o primeiro jogo internacional de uma selecção portuguesa, quando um misto de jogadores das equipas de Lisboa, se deslocou a Espanha para jogar com o Huelva. João Bentes capitaneou essa equipa, que ganhou por 4-0, com golos de Luís Vieira, António Rosa Rodrigues e dois de Francisco Stromp. Jogaram ainda os Leões Augusto de Freitas, António Stromp e António Couto. O equipamento utilizado foi o do Sporting, por ser considerado o mais bonito.

Laranjeira Guerra, o vencedor do II Porto-Lisboa em bicicleta

Houve quem pensasse que sendo o Sporting um clube criado por um grupo de aristocratas, poderia afundar-se com a implantação da Republica, mas não. José Alvalade fizera questão de não meter política no Clube, e curiosamente seria reeleito Presidente do Sporting Clube de Portugal, quatro dias antes da queda da Monarquia, só se afastando do Clube em 1914 depois de uma polémica decisão de demolir a tribuna do Campo do Sítio das Mouras, para utilizar materiais na construção do Stadium de Lisboa, outro projecto pessoal também ambicioso, o que não agradou a muitos sportinguistas, isto numa altura em que apesar de já não ser Presidente do Sporting, continuava a integrar a Direcção.

Os primeiros títulos no futebol acontecem em 1912, quando o Sporting ganha os campeonatos de Lisboa da 4ª categoria, uma espécie de juvenis da altura, com 21 vitórias em 22 jogos, feito que repetiria no ano seguinte.

Nessa altura, António Stromp torna-se o primeiro atleta Olímpico do Sporting, participando nas provas de velocidade dos Jogos de 1912, em Estocolmo, e destacando-se como um atleta de eleição, com um palmarés notável não só no Atletismo, mas também no Futebol.

Octávia Stromp, uma das primeiras praticantes femininas no Ténis

Em 14 de Setembro de 1912 Laranjeira Guerra vence o Porto-Lisboa em Ciclismo, feito assinalável, já que foi o primeiro português a vencer a prova.

A 2 de Novembro de 1912 Caetano Pereira regressa à presidência do Sporting.

No dia 13 de Março de 1913 o Presidente da Republica Manuel Arriaga, acompanhado por Afonso Costa, visitou as instalações do Sporting Clube de Portugal, no decorrer da Semana Desportiva de "O Mundo", competição que o Sporting ganhou, com 8 vitórias, 5 segundos lugares e 4 terceiros.

O segundo emblema do Sporting

A 1 de Abril de 1913 chegaram ao Sporting os novos emblemas, feitos na Alemanha por influência de Morais Sarmento

Seis jogadores da equipa de futebol do Sporting são escolhidos para irem ao Brasil em representação da Selecção da Associação de Futebol de Lisboa (AFL), numa digressão realizada no Verão de 1913.

A 5 de Outubro de 1913 Mota Marques é eleito Presidente do Sporting.

Foi também em 1913 que o Sporting inaugurou a sua nova sede no Chiado.

No dia 26 de Abril de 1914 realiza-se o primeiro jogo de futebol entre as Selecções do Porto e Lisboa. Hans Schoebel e António Stromp são os representantes do Sporting nesse confronto, que terminou com a vitória dos lisboetas por 7-0.

Em 28 de Junho de 1914 é inaugurado o Stadium de Lisboa, obra idealizada por José Alvalade. António Stromp ganha a corrida dos 100m, naquela que foi a primeira competição realizada nesse recinto, que só seria oficialmente inaugurado a 20 de Dezembro do mesmo ano.

To-mane 11:55, 7 Julho 2008 (WEST)

Referências

  1. História do Sporting Clube de Portugal, de Luís Augusto Costa Dias
  2. História do Sporting Clube de Portugal, de Luís Augusto Costa Dias
  3. Tiro e Sport, nº 380, 20 de Abril de 1908, pág. 12
  4. Tiro e Sport, nº 351, 31 de Março de 1907

O hábito de ganhar

Daniel Queirós dos Santos, o primeiro Presidente Campeão

No início da temporada de 1914/15 o Sporting assegura o contributo de Artur José Pereira, para muitos o melhor jogador destes tempos, e que assim se tornou no primeiro futebolista pago da história do futebol português.

Foi também nessa temporada que por sugestão de Raul Barros, se adoptaram os calções pretos, em vez dos brancos até aí utilizados.

A 16 de Novembro de 1914 Daniel Queirós dos Santos é eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal.

Os primeiros Campeões de Lisboa

Na época de 1914/15 o Sporting sagra-se Campeão de Lisboa em futebol, na primeira das 18 vitórias em 37 edições desta prova. No mesmo ano vence a primeira edição da Taça de Honra.

No dia 12 de Junho de 1915 são aprovados em Assembleia-Geral, os terceiros Estatutos do Sporting Clube de Portugal.

Em 1916 como consequência do afastamento do Clube de José Alvalade a sede do Sporting volta provisoriamente para a Alameda das Linhas de Torres.

Em 29 de Julho de 1916 Queirós dos Santos é reeleito Presidente do Sporting Clube de Portugal.

Mário Pistacchini, o financiador da Estância de Madeira

O Sporting muda-se para o Campo Grande, arrendando uns terrenos pertencentes à família Pinto da Cunha, onde a 1 de Abril de 1917 se inauguram novas instalações que continuavam a ser as melhores do País e onde passou a funcionar também a Sede Social. Estas instalações, que ficaram popularmente conhecidas como a “Estância de Madeira” e que foram a casa do Sporting durante 30 anos, só se tornaram possíveis graças a Mário Pistacchini que financiou a obra projectada pelo Arquitecto António Couto.

A 18 de Abril de 1918 Mário Pistacchini passa a presidir a uma Comissão Administrativa que toma conta dos destinos do Sporting. Poucos meses depois seria eleito Presidente após a saída de Soares Júnior.

A 27 de Julho de 1918 António Soares Júnior é eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal.

A Estância de Madeira

A 19 de Outubro de 1918 José Alvalade morre vítima de pneumónica.

Em 29 de Dezembro de 1918 Mário Pistacchini voltou a ocupar a cadeira presidencial, novamente à frente de uma Comissão Administrativa, até ser definitivamente eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal.

Em 20 de Julho de 1919 o Sporting sagra-se Campeão Regional de futebol pela segunda vez, depois de uma Finalíssima disputada com o Benfica.

Jorge Vieira, o primeiro árbitro internacional português

No dia 1 de Maio de 1920, por proposta do Sócio Nuno Soares Júnior, é adoptada como data oficial da fundação, o dia 1 de Julho de 1906, por ter sido nessa altura que o Clube se passou a chamar Sporting Clube de Portugal.

Na Assembleia-Geral de Outubro de 1920 são aprovados os quartos Estatutos do Sporting Clube de Portugal, onde é reformulado o o Conselho Técnico. Por essa altura é autorizada a constituição de Filiais e Delegações por todo o País, e é criado o Agrupamento Leonino.

João Francisco, o autor do golo da primeira vitória de Portugal

Em Maio 1921 é criado o Posto Náutico do Sporting, e instituída a secção de Natação, por um grupo de dissidentes do Clube Naval de Lisboa.

A 6 de Julho de 1921 morre António Stromp.

A 25 de Julho de 1921 António Soares Júnior é eleito pela segunda vez Presidente do Sporting Clube de Portugal.

Em 10 de Outubro de 1921 Jorge Vieira torna-se no primeiro árbitro de futebol internacional português, ao arbitrar um Espanha-Bélgica disputado em Bilbau.

A 21 de Novembro de 1921 Manoel Garcia Cárabe substitui Soares Júnior na Presidência do Sporting Clube de Portugal.

O primeiro número do Boletim

No dia 18 de Dezembro de 1921 realiza-se em Madrid o primeiro jogo da Selecção Nacional. Portugal perde por 3-1 com a Espanha, com a presença Jorge Vieira e João Francisco, que assim se tornam nos primeiros futebolistas internacionais do Sporting.

Na Assembleia-Geral de 4 de Fevereiro de 1922 é tomada a decisão de se construir um Posto Médico e um tanque para a prática de Natação, obra realizada na Doca de Alcântara, que ficaria concluída em Dezembro desse ano.

Em 31 de Março de 1922, partindo de uma ideia de José Serrano e Mendes Leal, aproveitada por Júlio de Araújo, publica-se o primeiro Boletim do Sporting, que antecede o actual Jornal do Sporting, sendo a mais antiga publicação do género no mundo.

A 9 de Abril 1922 o Sporting Clube de Tomar torna-se a primeira Filial, seguindo-se pouco depois as de Faro e Luanda, num movimento interminável, que em 2007 atingiu o nº 186.

Sporting de Tomar a filial nº1

Na época de 1921/22 o Sporting sagra-se Campeão de Lisboa em futebol pela 3ª vez, disputando assim a Final da 1ª edição dos Campeonatos de Portugal, que perdeu numa Finalíssima com o FC Porto.

A 14 de Julho de 1922 Júlio de Araújo é eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal. Por esta altura o Sporting passa de cerca de 300 para mais de 3000 sócios.

Os primeiros Campeões de Portugal em Futebol

Em 20 de Agosto de 1922 o Sporting ganha o primeiro Campeonato Nacional de Polo Aquático, uma modalidade onde o Clube ocupou uma posição de grande destaque nesta década.

Em 1922 Salazar Carreira introduz o Râguebi no Sporting, que logo conquista as primeiras competições desta modalidade, disputadas em Portugal.

Uma das primeiras equipas de Atletismo

Um ano depois é a vez do Hóquei em Patins, com o Sporting a estrear-se logo a ganhar por 5-0 ao Benfica.

Em 24 de Junho de 1923 o Sporting ganha o seu primeiro Campeonato de Portugal, a primeira competição de índole nacional que ia na sua 2ª edição, e na qual o Clube lidera o ranking geral com quatro títulos e dez presenças na final, em dezassete edições, nas quais fez 73 jogos, com 49 vitórias e 249 golos marcados. Nesta mesma época o Sporting ganha também o Campeonato Regional, conquistando assim a sua primeira "dobradinha".

Júlio de Araújo, um Presidente empreendedor

A 21 de Julho de 1923 Sanches Navarro é eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal e durante o seu mandato o Clube torna-se proprietário das instalações do Campo Grande, reembolsando Mário Pistacchini das verbas por ele adiantadas para a realização das obras feitas em 1917.

Em Agosto de 1923 o S.L. Benfica põe os seus campos à disposição do Sporting, numa altura em que o proprietário dos terrenos onde o Sporting tinha as suas instalações, movera uma acção de despejo aos seus rendeiros, situação que entretanto seria ultrapassada, mas a Direcção do Sporting Clube de Portugal registou a nobreza do gesto do clube rival.

Ainda em 1923 Albano Martins torna-se no primeiro Campeão de Boxe do Sporting Clube de Portugal, ao vencer o Regional de Amadores na categoria de Pesos-Médios.

Em 1924 o Presidente da Republica Teixeira Gomes convidou a Direção leonina para um almoço que se realizou no Palácio de Belém no dia 5 de Abril, onde estiveram presentes Sanches Navarro, Joaquim Oliveira Duarte e Salazar Carreira, que na oportunidade convidaram o Chefe de Estado a aceitar tornar-se sócio honorário do Sporting, o que foi aceite e posteriormente aprovado em Assembleia Geral.

Em Maio de 1924 o Sporting desloca-se pela primeira vez à Madeira, concluindo a digressão com quatro jogos e quatro vitórias.

Os Campeões Nacionais de Polo Aquático em 1926

No dia 6 de Junho de 1924, Jorge Vieira é agraciado em Madrid pelo Rei Afonso XIII de Espanha, com a Cruz de Prata da Ordem de Mérito.

A 14 de Agosto de 1924 Júlio de Araújo é eleito pela segunda vez Presidente do Sporting Clube de Portugal.

A 19 de Fevereiro de 1925 Salazar Carreira substitui Júlio de Araújo no lugar de Presidente do Sporting Clube de Portugal, seria reconduzido no cargo poucos meses depois.

Na época de 1924/25 o Sporting sagra-se Campeão de Lisboa em futebol pela 5ª vez.

Em 18 de Junho de 1925 João Francisco marca o golo da primeira vitória da Selecção Nacional de futebol, que derrota a Itália por 1-0.

Os primeiros Campeões de Râguebi com as camisolas listadas

No dia 21 de Junho de 1925 o Presidente da República Dr. Teixeira Gomes visita as instalações do Sporting Clube de Portugal a convite da Direcção presidida por Salazar Carreira.

A 13 de Junho de 1926 a Câmara Municipal de Lisboa atribui o nome de António Stromp à Rua onde o Sporting se encontrava instalado, no Campo Grande.

A 3 de Março de 1927 Sanches Navarro é eleito pela segunda vez Presidente do Sporting Clube de Portugal, lugar que já ocupava desde 23 de Fevereiro de 1926, altura em que passou a presidir a uma Comissão Administrativa, que substitui a Direcção até aí presidida por Salazar Carreira, na sequência do que se pode considerar como uma crise de crescimento que o Clube atravessava.

Entre Abril e Maio de 1927, o Sporting participa com cinco corredores na primeira volta a Portugal em Bicicleta, e nesse mesmo ano Acácio Campos introduz o Basquetebol no Clube, que se estreia logo a ganhar o Campeonato de Lisboa.

Salazar Carreira, o Presidente atleta

A 10 de Maio de 1927 António Soares Júnior é eleito pela terceira vez Presidente do Sporting Clube de Portugal.

A 6 de Novembro de 1927, acontece a Estreia das camisolas listadas, num jogo particular frente ao Casa Pia.

Em 1927 é criada a secção de Tiro, por acção de Francisco Rafael Rodrigues Júnior.

Em Maio de 1928 os futebolistas Jorge Vieira e José Manuel Martins fazem parte da equipa Olímpica que esteve nos Jogos de Amesterdão. José Palhares Costa foi outro atleta do Sporting presente nestes Jogos, correndo os 110m barreiras.

Na época de 1927/28 o Sporting sagra-se Campeão de Lisboa em futebol pela 6ª vez, e estabelece a maior goleada da história dos Campeonatos de Portugal, ao derrotar o Torres Novas por 18-0.

Os primeiros Campeões de Basquetebol

Em Julho de 1928 durante uma deslocação ao Brasil, a equipa de futebol é obrigada a recorrer ao equipamento que o Râguebi tinha adoptado um ano antes e que era mais leve e fresco, é aí que as camisolas listadas se popularizam. No regresso do Brasil a equipa de futebol voltou a utilizar as camisolas habituais, mas em 5 Outubro de 1928, num jogo frente ao Benfica disputado sob temporal, os jogadores mudaram de equipamento ao intervalo e regressaram para a segunda parte outra vez com as camisolas do râguebi. O Sporting ganhou o jogo por 3-1, conquistando a na altura tradicional Taça Benfica Sporting e o novo equipamento passou a ser o principal.

A 5 de Setembro de 1928 Joaquim Oliveira Duarte é eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal. Nessa altura o Sporting atravessava uma grande crise financeira e desportiva, que se traduziu também na chamada "Questão Jorge Vieira", que dividiu os sócios e resultou na demissão da Direcção de Joaquim Oliveira Duarte.

O 3º emblema do Sporting

A 12 de Março de 1929 Eduardo Costa assume a Presidência do Sporting Clube de Portugal, liderando uma Comissão Administrativa constituída pelos membros do Conselho Fiscal, que defendiam que o Sporting deveria continuar a ser um Clube de desporto amador.

Em 1929 o Sporting instala a sua sede na Calçada de São Francisco, dispunha de uma sala de convívio, duas salas de jogos, um gabinete para a direcção e outro para a secretaria.

A Sede no Palácio da Foz

Em Agosto de 1929 são aprovados os quintos Estatutos do Sporting Clube de Portugal, onde se determina que a camisola às listas passe a ser utilizada em todas as modalidades.

A 3 de Outubro de 1929 Álvaro José de Sousa é eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal.

Em 1930 o Sporting adopta o seu terceiro emblema.

No dia 1 de Julho de 1930, data em que o Sporting festejava o seu 24º aniversário, Francisco Stromp suicidou-se, esgotado na agonia da doença fatal de que padecia e que já tinha ceifado a vida ao seu irmão António. Era na altura o sócio nº 3 e a Direcção decidiu nunca mais atribuir esse número a ninguém.

Na época de 1930/31 o Sporting sagra-se Campeão de Lisboa em futebol pela 7ª vez.

Exposição de troféus nas Bodas de Prata

Em 1931 sentido a necessidade de ocupar um espaço mais central na Cidade de Lisboa, o Sporting passa a ter a sua sede na Praça dos Restauradores, ocupando duas salas alugadas no 5º andar do nº 13. Três anos depois o Clube muda-se para o Palácio da Foz na mesma Praça.

No dia 1 de Julho de 1931 o Sporting festeja as suas Bodas de Prata, sendo então atribuídas as primeiras Medalhas de Mérito e Dedicação, numa altura em que o Clube e os seus atletas já tinham conquistado mais de 1000 competições nacionais e regionais.

A 27 de Julho de 1931 Artur Silva foi eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal, no entanto devido aos seus afazeres profissionais foi um líder pouco presente, pelo na realidade foi o seu vice-presidente Carlos Correia que comandou os destinos do clube durante a sua gerência, assumindo de facto a Presidência em 11 de Fevereiro de 1932, quando Artur Silva se demitiu.

Os primeiros Campeões de Andebol de 11

A 23 de Março de 1932 Retamoza Dias é eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal.

Em 1932 é criada a secção de Andebol por acção de Salazar Carreira. Logo na primeira época de actividade, o Sporting ganha o Campeonato Regional na variante de 11, a única que se disputava na altura, numa modalidade onde o Sporting exerceu um domínio esmagador, vencendo 24 Campeonatos de Lisboa em 35 participações nesta competição.

A 28 de Julho de 1932 Joaquim Oliveira Duarte é eleito pela segunda vez Presidente do Sporting Clube de Portugal.

Alfredo Trindade, o primeiro ciclista a vencer Volta a Portugal ao serviço do Sporting

Em Agosto de 1932 Rafael Afonso de Sousa participou nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, onde obteve o 7º lugar no Tiro de Pistola a 25 metros e o 22º lugar no Pentatlo Moderno.

Em 1933 Alfredo Trindade venceu a Volta a Portugal em bicicleta, era a primeira vitória individual e colectiva do Sporting na mais importante prova do Ciclismo nacional.

Nesse mesmo ano são aprovados os sextos Estatutos do Sporting Clube de Portugal.

Na época de 1933/34 o Sporting conquista o seu 8º Campeonato de Lisboa de futebol e ganha o Campeonato de Portugal pela 2ª vez.

Na época de 1934/35 o Sporting conquista o seu 9º Campeonato de Lisboa, e Soeiro sagra-se o melhor marcador do primeiro Campeonato Nacional de futebol, com 14 golos apontados.

Em Julho de 1935 o Sporting já apresenta o seu quarto emblema na capa do Relatório e Contas respeitante a 1934/35.

Em 9 de Agosto de 1935 a Câmara Municipal de Lisboa é declarada Sócio Honorário do Sporting Clube de Portugal.

Neste período o Sporting já dominava esmagadormente no Atletismo, enquanto o Râguebi e o Polo Aquático viveram os seus melhores momentos no Clube, mas outras modalidades como o Ciclismo, o Andebol, o Basquetebol e o Tiro já iam dando a sua contribuição para o rico palmarés dos Leões.

Em Agosto de 1935 o Sporting Clube de Portugal já se podia considerar orgulhosamente como a maior força desportiva do País e o Presidente Joaquim Oliveira Duarte afirmava que para além de favores o Clube não devia nada a ninguém, numa altura em que o número de sócios atingira os 4832, enquanto as Filiais já eram 68, às quais acresciam 7 Delegações.

To-mane 12:04, 7 Julho 2008 (WEST)

Os anos de ouro do Futebol

Oliveira Duarte, Presidente durante 10 anos

Em 1935, surge um novo emblema, destacando a sigla do Clube a branco coroando o símbolo, mantendo-se o fundo verde, com o leão rampante, mas adoptando um formato recortado, em forma de escudo. Em Dezembro de 1935 Fernando da Cruz Ferreira torna-se no primeiro Campeão Nacional de Esgrima do Sporting, ao conquistar o título de Sabre.

O 4º emblema do Sporting

Na época de 1935/36 o Sporting conquista o seu 10º Campeonato de Lisboa de futebol, e ganha o Campeonato de Portugal pela 3ª vez.

No dia 14 de Agosto de 1936 realizou-se a estatutária Assembleia Geral eleitoral, que na ocasião foi animada pela existência de uma lista de oposição, liderada por José Barreiros. Esta novidade chamou à Sede do Sporting mais de 500 sócios, tendo a reunião terminado por volta das 3.30h, com a reeleição de Joaquim Oliveira Duarte.

O Stadium de Lisboa

Na época de 1936/37 o Sporting conquista o seu 11º Campeonato de Lisboa de futebol, tornando-se no primeiro Clube a ganhar quatro vezes seguidas esta competição.

Em 1937 o Sporting arrenda o Stadium de Lisboa no Lumiar, mas continua a utilizar as instalações do Campo Grande que viria mais tarde a ceder ao Benfica por sugestão do Ministro Duarte Pacheco Pereira.

Joseph Szabo um treinador histórico

No dia 27 de Fevereiro de 1937 o Presidente Joaquim Oliveira Duarte anuncia a contratação do treinador húngaro Joseph Szabo, que viria a marcar os anos seguintes do Futebol leonino.

A 12 de Setembro de 1937 Peyroteo estreia-se pelo Sporting, e logo a marcar dois golos ao Benfica numa vitória por 5-3 em jogo englobado num torneio triangular. Era apenas o início da brilhante carreira do maior goleador de todos os tempos do futebol português.

Fernando Peyroteo o maior goleador de sempre

É aqui que começa a chamada época de ouro do Futebol do Sporting, marcada por duas grandes linhas avançadas, ambas lideradas por Peyroteo. A primeira com Adolfo Mourão, Pireza, Soeiro e João Cruz, e logo depois os famosos Cinco Violinos, com Jesus Correia, Travassos, Vasques e Albano, sem esquecer João Martins que acabou por ser o herdeiro de Peyroteo quando este inesperadamente resolveu pendurar as botas.

Na época de 1937/38 o Sporting volta a ganhar o Campeonato de Portugal e o Campeonato de Lisboa, aos quais soma ainda o Campeonato de Reservas. Na competição nacional era a 6ª Final consecutiva na última edição da prova, e na competição regional era um inédito penta campeonato, e a 12ª vitória nesta prova.

Os primeiros Campeões de Hóquei em Patins

Peyroteo na época da sua estreia marca 71 golos, 57 dos quais em jogos oficiais, e sagra-se o melhor marcador do Campeonato da Liga, estabelecendo um recorde de 34 golos nesta competição.

Na época de 1938/39 o Sporting estabelece um novo recorde no Futebol, ao ganhar o seu 6º título regional consecutivo, que era o 13º de sempre.

Em 1939 o Sporting ganhou o primeiro Campeonato Nacional de Juniores de Futebol.

1940/41 uma equipa que ganhou tudo

De 24 a 26 de Maio de 1940 realiza-se o primeiro Congresso de Filiais e Delegações Leoninas.

Por essa altura o Presidente da Republica concede ao Sporting Clube de Portugal a Comenda da Ordem Militar de Cristo.

A Taça Império

Em 1940 o Sporting ganha pela primeira vez o Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, numa prova que se referia à época de 1938/39.

No dia 8 de Setembro de 1940 José Albuquerque "Faísca" ganha a 9ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta.

Em Novembro de 1940 foram inaugurados os novos campos de Ténis do Sporting Clube de Portugal, que passaram a ser os melhores do País, ficando situados na faixa de terreno entre as traseiras dos prédios da Alameda de Linhas de Torres e o Estádio do Lumiar, cerca de 10000m2 que permitiram a construção de quatro cortes, arruamentos e um edifício para vestiários, estando ainda prevista a edificação de bancadas no campo principal.

No dia 30 de Março de 1941 o Sporting goleou o Boavista por 9-0 e ganhou pela primeira vez desde que em 1938 fora adoptado um novo formato, o Campeonato Nacional de Futebol, quando ainda faltavam duas jornadas para terminar a competição, somando assim o seu 5º título de Campeão Nacional de Futebol.

Quase três meses depois, no dia 22 de Junho, o Sporting derrotou o Belenenses por 4-1 e conquistou a sua primeira Taça de Portugal, fechando com chave de ouro uma época memorável, na qual para além da conquista dos seus primeiros títulos na nova era do futebol português, somou ainda mais uma vitória no Campeonato de Lisboa, que na ocasião era a 14ª, conseguindo assim um inédito pleno. Era o inicio de uma fase de domínio esmagador.

João Lourenço, um sprinter notável

Neste período o Sporting conquistou 3 dobradinhas (1940/41, 1947/48 e 1953/54) entre 9 Campeonatos e 4 Taças de Portugal, estabelecendo vários recordes provavelmente imbatíveis, como a maior goleada da história do Campeonato em 1941/42, 14-0 ao Leça com 9 golos de Peyroteo, os 123 golos marcados na temporada de 1946/47, o que dá uma média de quase 5 golos por jogo, com Peyroteo a marcar 43 golos nessa prova, um recorde que só seria batido por Yazalde 27 anos depois, e os sete títulos ganhos em oito temporadas (de 1946 a 54), que valeram duas Taças “O Século”, o monumental troféu que assinalava um tri-campeonato.

Entre 1939 e 1950 João Lourenço torna-se na grande figura do Ciclismo do Sporting, vencendo inúmeras etapas da Volta a Portugal e sagrando-se tri-Campeão Nacional de Velocidade e Campeão Nacional de Fundo, entre outras vitórias conseguidas nos principais circuitos nacionais.

Em Junho de 1941 o Sporting instala a sua sede na Rua Rosa Araújo. Este imóvel seria vendido dois anos depois, ficando o Clube provisoriamente a funcionar na Rua de São José, até que em 1947 foi inaugurada nova sede na Rua do Passadiço.

No dia 17 de Agosto de 1941, o Sporting Clube de Portugal ganha pela primeira vez o Campeonato Nacional de Atletismo.

No dia 24 de Agosto de 1941 Francisco Inácio ganha a 10ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta.

Na época 1941/42 o Sporting conquista o seu 15º Campeonato de Lisboa de Futebol.

Nessa altura o Sporting inaugura a "Vila de Estágio", o primeiro centro de estágios de Portugal, idealizado por Retamoza Dias e construído na antiga sede que ficava junto ao estádio. A equipa de Ciclismo foi a primeira a utiliza-lo, mas também serviu para alojar os jogadores de futebol.

A 2 de Setembro de 1942 Augusto Augusto Amado de Aguilar é eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal.

Na época 1942/43 o Sporting conquista o seu 16º Campeonato de Lisboa de futebol.

Em Junho de 1943 o Sporting realiza um festival desportivo no âmbito das comemorações do seu 37º aniversario, assinalando a ocasião com a inauguração de um bronze com a efígie de Francisco Stromp.

A 26 de Outubro de 1943 tomou posse a Comissão Administrativa que esteve em funções no Sporting até 17 de Novembro de 1943, depois do Presidente Amado de Aguilar se ter demitido, após um conflito com a D.G.D e com o Ministro da Educação Nacional, que nomeou o Dr. Diogo Alves Furtado para liderar essa Comissão.

Ribeiro Ferreira o Presidente da época de ouro

A 17 de Novembro de 1943 Alberto da Cunha e Silva é eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal.

No final do ano de 1943, o Sporting e os seus atletas já tinham conquistado 1000 campeonatos, contabilizando apenas competições oficiais de âmbito regional e nacional.

Os primeiros Campeões Nacionais de Ténis de Mesa

Na época 1943/44 o Sporting conquista o seu 2º Campeonato Nacional de Futebol, somando assim o seu 6º título de Campeão Nacional.

No dia 10 de Junho de 1944 o Sporting derrota o Benfica por 3-2 no jogo da inauguração do Estádio Nacional, conquistando as Taças Estádio e Império. Peyroteo é o autor do primeiro golo da longa história do Jamor.

Entre Agosto e Setembro de 1944, uma equipa de Ciclismo do Sporting, formada por quatro corredores, deslocou-se a Espanha para participar na Volta à Catalunha, tornando-se no primeiro Clube português a participar numa grande corrida por etapas no estrangeiro.

A 16 de Setembro de 1944 Augusto Barreira de Campos é eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal, cargo que de certa forma já ocupava, pois fora quase sempre ele a dar a cara pela Direcção de Alberto da Cunha e Silva, durante a Gerência anterior.

A Sede da Rua do Passadiço

Na época 1944/45 o Futebol do Sporting conquista o seu 17º Campeonato Regional na categoria de Honra, podendo então gabar-se de ostentar os títulos de Campeão de Lisboa, de Portugal e do Império. No final dessa temporada o Sporting ganha a sua 2ª Taça de Portugal.

Em 1945 o Sporting funda as primeiras escolas de Natação em Portugal, numa altura em que atinge os 9 mil sócios.

A 19 de Janeiro de 1946 António Ribeiro Ferreira é eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal.

O Estádio do Lumiar em 1947

Na época 1945/46 o Sporting conquista a sua 3ª Taça de Portugal, e Peyroteo volta a sagrar-se como o melhor marcador do Campeonato Nacional, com 39 golos, estabelecendo um novo recorde na prova.

No dia 6 de Julho de 1946, o Sporting sagrou-se pela primeira vez Campeão Nacional de Ténis de Mesa, uma modalidade em que o Clube se tornou numa das grandes potências a nível nacional, construindo um palmarés invejável.

Na época 1946/47 o Sporting conquista o seu 18º e último Campeonato de Lisboa de Futebol na categoria de honra, e o seu 3ª Campeonato Nacional, somando assim o seu 7º título de Campeão Nacional de Futebol. Peyroteo volta a sagrar-se o melhor marcador da competição, estabelecendo um novo recorde na prova com 43 golos marcados.

Os Cinco Violinos

Em 1947 o Sporting aluga um prédio na Rua do Passadiço, onde instala a sua Sede e constrói um campo para as modalidades. A nova Sede seria inaugurada em 9 de Junho durante as comemorações do 41º aniversário do Clube, dispondo de restaurante, bar, salão de festas onde até se podiam dar sessões de cinema, salas de convívio e de jogos para os sócios, biblioteca, barbearia, instalações para a Direcção e para os serviços, sala de troféus, gabinete para a imprensa, sala para o Ténis de Mesa e ginásio.

Foi também em 1947 que o Sporting promoveu importantes obras no Estádio do Lumiar, que incidiram principalmente no arrelvamento do campo, na regularização das pistas de Atletismo e de Ciclismo, na construção de bancadas de cimento nos topos, que alargaram para 15000 o número de lugares sentados, em substanciais melhoramentos no peão, que passou a ter uma lotação para cerca de 20000 pessoas, e na modernização das estruturas de apoio à prática desportiva. Nessa altura este recinto que foi oficialmente inaugurado no dia 14 de Setembro de 1947, com um jogo em que o Sporting empatou 4-4 com o Atlético de Bilbau, passou a ser conhecido como Estádio José Alvalade por deliberação estatutária, sendo considerado um dos estádios mais modernos e bem equipados da Península Ibérica.

Ainda nesse ano são elaborados os sétimos Estatutos do Clube, que seriam aprovados no dia 29 de Outubro, por despacho ministerial, e de onde se destaca a introdução do Conselho Geral, para além da criação da Comissão da Sede, Campo e Propaganda, e de um fundo de seguro e garantia de assistência médica para os atletas. São ainda criados emblemas para distinguir os sócios com 25 e 50 anos de filiação.

A 1ª Taça O Século

Na época 1947/48 o Sporting conquista o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal, somando assim a sua 2ª "dobradinha" no futebol.

Álvaro Dias, o primeiro atleta português de nível internacional

De 29 de Julho a 14 de Agosto de 1948 os atletas do Sporting, Álvaro Dias, Nuno Morais e João Vieira estiveram presente nos Jogos Olímpicos de Londres.

O Conde de Monte Real, um ás do volante ladeado por Ribeiro Ferreira e Palma Carlos

Na época 1948/49 o Sporting conquista o seu 5º Campeonato Nacional, tornando-se assim no primeiro clube tri-Campeão Nacional da história do futebol português.

Entre 1949 e 1953 o Sporting representa Portugal em quatro das oito edições da Taça Latina, infelizmente não conseguiria melhor do que uma presença na Final.

As primeiras Campeãs de Voleibol Feminino

Em 1949 foi criado o Grupo Turístico Os Leões que promovia o apoio às equipas do Sporting quando se deslocavam para fora de Lisboa, e que foi uma espécie de antecessor das claques.

Em Julho de 1949, a equipa de futebol do Sporting desloca-se à Suécia, onde realiza 4 jogos, com o saldo de 3 derrotas e 1 vitória.

No dia 5 de Outubro de 1949, Peyroteo faz a sua festa de despedida em jogo frente ao Atlético de Madrid. Para trás ficavam 694 golos marcados em 432 jogos, sendo que pelo Sporting foram 635 golos em 393 jogos, que o tonaram no maior goleador do futebol mundial, tendo em conta a média de golos por jogo.

Os primeiros Campeões de Andebol de 7

Em 1950 o Sporting elaborou o Regulamento da Secção de Futebol que incluía o Estatuto do Jogador, dois documentos inovadores numa altura em que a oficialização do profissionalismo no Futebol português estava em discussão.

Em Agosto de 1950 Álvaro Dias fica à beira das medalhas no Campeonato da Europa de Atletismo, que se disputou em Bruxelas, ao terminar no 4º lugar no concurso do Salto em Comprimento.

A 2ª Taça O Século

Em Janeiro de 1951 6 equipas representaram o Sporting Clube de Portugal no famoso Rali de Monte Carlo, onde a dupla formada pelo Conde de Monte Real e Manuel José Palma obteve um excecional 2º lugar, apesar do seu Ford não ser um dos melhores carros em prova e de não terem apoio mecânico da marca.

Na época 1950/51 o Sporting conquista o seu 6º Campeonato Nacional de Futebol, somando assim o seu 10º título de Campeão Nacional e Vasques é o melhor marcador da competição, com 29 golos.

O monumental cortejo no Dia do Sporting

A 28 de Abril de 1951 a Cruz Vermelha Portuguesa atribui ao Sporting o Diploma da Cruz Vermelha de Benemerência.

Em Julho de 1951 o Sporting desloca-se ao Brasil para participar no Torneio dos Campeões.

Tetra Campeões

Na temporada de 1951/52 o Sporting conquista o seu 7º Campeonato Nacional de Futebol, somando assim o seu 1º título de Campeão Nacional.

Em Junho de 1952 o Boletim do Sporting passa a chamar-se Jornal do Sporting.

Em Julho de 1952 o Sporting volta ao Brasil para participar na Copa Rio e faz uma digressão ao Estado de Pernambuco, onde defrontou os três grandes clubes locais. O balanço final salda-se em duas vitórias, dois empates e duas derrotas. Nessa ocasião o Presidente da República do Brasil Getúlio Vargas distingue o vice-presidente o Sporting Clube de Portugal, Góis Mota, com a Ordem do Cruzeiro Sul, e é oferecido ao Clube por sócios lá residentes, um Leão em bronze com base de mármore.

Nesse mesmo mês, o atleta do Sporting Rui Maia esteve presente nos Jogos Olímpicos de Helsínquia.

Ainda em 1952 o Sporting ganha o primeiro Campeonato Nacional de Andebol de 7 e o primeiro Campeonato Regional de Voleibol feminino.

A 29 de Janeiro de 1953 Carlos Góis Mota é eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal.

Os primeiros Campeões de Voleibol

A 13 de Fevereiro de 1953 morre António Ribeiro Ferreira, precisamente no dia da tomada de posse da nova Direção. A sua Presidência foi uma das mais brilhantes e profícuas da história do Clube.

Na época 1952/53 o Sporting ganha o seu 8º Campeonato Nacional de futebol, que é simultaneamente o seu 2º tri-campeonato, garantindo assim a conquista da 2ª Taça O Século, sucessos amplamente exaltados com o "Dia do Sporting", uma festa inesquecível onde foram entregues à equipa Campeã Nacional as taças ganhas, antes de um jogo a contar para a Taça de Portugal onde o Sporting derrotou a Académica por 3-0, seguindo-se um monumental cortejo até à Praça do Município, com Lisboa a aclamar os seus Campeões de uma forma nunca antes vista.

Em Junho de 1953 o Sporting desloca-se ao Brasil pelo terceiro ano consecutivo, a convite da Confederação Brasileira dos Desportos. A digressão salda-se por 3 derrotas e 1 empate.

Na época 1953/54 o Sporting conquista o seu 9º Campeonato Nacional, que é simultaneamente o primeiro tetra campeonato da história do futebol português, ao qual junta a sua 5ª Taça de Portugal, conseguindo assim a sua 3ª "dobradinha".

Travassos, o Zé da Europa

Nessa mesma época o Sporting sagra-se pela primeira vez Campeão Nacional de Basquetebol e de Voleibol.

Em Julho e Agosto de 1954 realiza-se a primeira digressão do Sporting a África, com paragens em Moçambique e Angola e passagens pela África do Sul e Congo. A comitiva leonina é recebida de forma apoteótica nas colónias portuguesas concluindo a digressão com um saldo de 11 vitórias e 1 empate.

Em Novembro de 1954 Maria Antónia de Vasconcelos com apenas 15 anos de idade e na altura considerada a "Rainha do Patim", sagra-se Campeã Nacional de Patinagem Artística.

No dia 19 de Dezembro de 1954 José Travassos soma a seu 26 º jogo pela Seleção Nacional tornando-se no futebolista português mais internacional de sempre.

Maria Antónia de Vasconcelos, uma patinadora de eleição

Em Dezembro de 1954 é aprovado o projeto de construção do Estádio José Alvalade numa altura em que já tinham sido constituídas comissões visando a angariação de fundos para a concretização desse sonho de todos os sportinguistas.

No dia 1 de Janeiro disputou-se o jogo de despedida do velho Stadium de Lisboa que depois de remodelado adotara por resolução estatutária o nome de Estádio José Alvalade. Nessa ocasião festiva foram arrematadas picaretas para dar início à demolição simbólica das bancadas existentes. A obra propriamente dita arrancou no inicio de 1955, durando pouco mais de um ano.

Em 13 de Agosto de 1955 José Travassos torna-se no primeiro jogador português a integrar uma Selecção Europeia, que na ocasião defrontou a Inglaterra em jogo integrado nas comemorações do Centenário da introdução oficial do Futebol nas Ilhas Britânicas, o que lhe valeu o cognome de “Zé da Europa” e grandes elogios pela sua actuação.

Em 1955 o Sporting alugou o Palácio da Quinta da Fonte, junto à Serra de Monsanto, onde instalou um Centro de Estágio para os seus atletas, numa altura em que também foram criados um Centro de Preparação Infantil para instruir desde cedo os futuros futebolistas do Clube e um Centro de Iniciação Desportiva, onde os jovens seriam submetidos a testes de orientação de forma a serem direcionados para as modalidades para as quais demonstrassem maiores aptidões.

Nesta altura o prestígio do clube era tal que, apesar de não ser o campeão nacional em título, o Clube foi convidado para participar na primeira edição da Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1955-56. Para a história fica ainda o facto de o Sporting ter inaugurado aquela prova num jogo com o Partizan de Belgrado realizado no Estádio Nacional e que terminou com um empate a três golos, com João Martins a marcar o primeiro golo desta histórica competição.

O primeiro jogo da Taça dos Campeões Europeus

Em 1956 é criado um emblema para a comemoração do 50ª aniversário do Sporting Clube de Portugal,constituído por um laurel dourado com cercadura de esmalte verde e a legenda "50 anos ao serviço do Desporto e da Pátria" e é composto o Hino do Sporting com letra de Ramiro Guedes Campos e música do Maestro Flaviano Rodrigues.

Góis Mota, o Presidente do Estádio

Nessa altura foi também publicado o livro "50 anos ao serviço do Desporto e da Pátria", que constitui um documento importante sobre a história do primeiro meio século de vida do Sporting Clube de Portugal.

Na época de 1955/56 o Sporting conquista os Campeonatos Nacionais de Andebol, Basquetebol e Voleibol, era a segunda vez nas três modalidades.

A 7 de Junho de 1956 o Presidente da Republica atribuiu ao Sporting Clube de Portugal a Medalha de Mérito Desportivo.

O Estádio José Alvalade no dia da inauguração

A 10 de Junho de 1956 é inaugurado o Estádio José Alvalade com capacidade para 50 mil espectadores, numa festa que envolve um desfile de 1500 atletas do Sporting, e que conta com a presença de representantes de 31 Federações e Associações Desportivas, 200 Clubes e 71 Filiais.

A 13 de Junho de 1956 realiza-se no Estádio José Alvalade o primeiro jogo com iluminação artificial disputado em Portugal.

A 1 de Julho de 1956 o Sporting comemora 50 anos de existência, numa altura em que já era sem dúvida a maior força desportiva do País, e contava com mais de 22 mil sócios.

Em Agosto de 1956 o Sporting compra um autocarro para transportar os seus atletas.

Neste período o Sporting consolidou a sua posição de grande potência do Atletismo nacional, conquistando 7 campeonatos Nacionais de Corta Mato, 8 Campeonatos Nacionais masculinos e 3 femininos, numa fase em que estiveram em grande evidência atletas como Francisco Bastos, Filipe Luís, Manuel da Silva e Álvaro Dias e que despontou o jovem Manuel Faria, ao mesmo tempo que Moniz Pereira assumiu o comando da modalidade e o cargo de assistente técnico, ficando responsável por toda a área das atividades desportivas do Clube.

To-mane 12:25, 7 Julho 2008 (WEST)

O futebol em queda e o crescimento das modalidades

Manuel Faria no lugar mais alto do pódio da São Silvestre de São Paulo

Em Novembro de 1956 foi eleito o quarto Conselho Geral que teve como primeira missão escolher os novos Presidentes dos Órgãos Sociais do Sporting Clube de Portugal. Foram designados Francisco Cazal Ribeiro para a Direção, Tito Arantes para a Mesa da Assembleia Geral e António Maria Godinho para o Conselho Fiscal, que seriam confirmados pelos sócios em Assembleia Geral eleitoral realizada para o efeito no dia 31 de Janeiro de 1957.

Brás Medeiros, Presidente em dois períodos importantes

A 1 de Janeiro de 1957 Manuel Faria vence a clássica Corrida de São Silvestre em São Paulo no Brasil, estabelecendo um novo recorde da prova, feito que repetiria no ano seguinte.

O Brasil de Pelé em Alvalade

A 9 de Fevereiro de 1958 a equipa de futebol do Sporting Clube de Portugal defrontou o FK Aústria, no Estádio José Alvalade, em jogo particular. Para além das duas equipas em campo a disputar a bola, uma terceira estava igualmente no jogo, a transmiti-lo para os espectadores em suas casas ou nos cafés - era A primeira transmissão televisiva em directo de um jogo de futebol.

Na época de 1957/58 o Sporting ganha o Campeonato Nacional de Futebol pela 10ª vez, somando assim o seu 14º título de Campeão Nacional, eram os últimos acordes do que restava dos Cinco Violinos.

A 15 de Dezembro de 1958 Guilherme Brás Medeiros é eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal, preconizando a construção de uma grande equipa de Futebol que garanta a sucessão daquelas que tinham feito história nos anos 40 e 50. Nesse sentido são contratados grandes jogadores como Juan Seminário, Fernando Puglia e Lúcio.

No final de Julho de 1959 o Sporting visitou os Açores onde defrontou as suas duas Delegações, o Clube União Sportiva e o Sport Clube Lusitânia, neste caso para disputar dois jogos no âmbito da transferência de Mário Lino.

Na época de 1959/60, o Sporting ganha pela 3ª vez o Campeonato Nacional de Basquetebol.

Os primeiros Campeões Nacionais de Andebol de 11

Em Maio de 1960 a Selecção do Brasil, Campeã Mundial de Futebol em título, com as suas estrelas Pelé e Garrincha, fez uma digressão pela Europa com uma passagem por Lisboa onde, defrontou o Sporting.

No dia 5 de Julho de 1960 realizou-se uma Assembleia Geral onde os sócios do Sporting autorizaram a contracção de um empréstimo até ao montante máximo de 3 mil contos, sob hipoteca da Sede da Rua do Passadiço visando a posterior venda daquele imóvel e a transferência dos serviços e actividades desportivas ali sediados, para o Estádio José Alvalade.

Em Julho de 1960 a equipa de futebol do Sporting desloca-se aos Estados Unidos onde participa num torneio em Nova York.

Entre 25 de Agosto e 11 de Setembro de 1960, cinco atletas do Sporting marcam presença nos Jogos Olímpicos de Roma.

A 6 de Setembro de 1960 o Sporting Clube de Portugal é proclamado como Instituição de Utilidade Pública.

A Taça Tereza Herrera

Em Abril de 1961 o Sporting ganha pela primeira vez o Campeonato Nacional de Andebol de 11.

A 20 de Abril de 1961 Gaudêncio Costa é eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal.

Na época de 1960/61, o Sporting ganha pela 3ª vez o Campeonato Nacional de Andebol.

A 29 de Junho de 1961 o Sporting ganha o prestigiado troféu Tereza Herrera, disputado na Corunha, derrotando na Final os franceses do Stade Reims por 3-2.

A 26 de Fevereiro de 1962 Joel Pascoal é eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal.

Manuel de Oliveira, um atleta de eleição

Na época de 1961/62 o Sporting ganha o Campeonato Nacional de Futebol pela 11ª vez, somando assim o seu 15º título de Campeão Nacional, sob o comando de Juca, que aos 33 anos se torna no treinador mais jovem de sempre a conquistar um Campeonato.

Em Outubro de 1962, 19 atletas do Sporting marcaram presença nos Jogos Ibero-Americanos realizados em Madrid, conquistando duas Medalhas de Ouro, cinco de Prata e uma de Bronze, num evento onde Lídia Faria, Eulália Mendes, Francelina Anacleto e Fernanda Costa, tornam-se nas primeiras atletas portuguesas a participarem numa competição internacional.

No dia 10 de Novembro de 1962 o Sporting inaugurou um Ginásio construído nos baixios da bancada central do Estádio José Alvalade.

Em Dezembro de 1962 é fundado o Grupo Stromp cujos prémios seriam instituídos no ano seguinte, com o objectivo de distinguir anualmente aqueles que mais se tinham destacado nas diversas áreas da vida do Clube.

A 30 de Abril de 1963 Horácio Viana Rebelo é eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal.

João Roque, o vencedor da Volta a Portugal de 1963

Na época de 1962/63 o Sporting ganha pela 6ª vez a Taça de Portugal e conquista o seu 1º Campeonato Nacional de Juvenis em futebol.

Em Agosto de 1963 João Roque ganha a 26ª Volta a Portugal em Bicicleta.

A 3 de Janeiro de 1964 são aprovados em Assembleia Geral os oitavos estatutos do Sporting Clube de Portugal, que consagram a criação do Conselho dos Presidentes.

João Morais, o autor do célebre golo de "cantinho"

Nesta altura o Clube e os seus atletas já tinham conquistado mais de 3 mil troféus.

A 20 de Fevereiro de 1964 o Sporting inaugura um Centro de Estágio sediado em Alvalade.

Os Vencedores da Taça da Taças

A 28 de Abril de 1964 Homem de Figueiredo é eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal, mas só tomaria posse a 29 de Maio de 1964, para que Viana Rebelo fosse o Presidente da histórica conquista da Taça das Taças.

Anselmo Fernandez e a Taça da Taças

Em 15 de Maio de 1964 o Sporting conquista a Taça das Taças depois de eliminar sucessivamente o Atalanta de Itália, o Apoel do Chipre, frente ao qual conseguiu a maior goleada da história das Competições Europeias 16-1, o Manchester United de Inglaterra com uma virada histórica goleando 5-0 depois duma derrota por 4-1, o Olimpique de Lyon de França e na Final o MTK de Budapeste da Hungria, com uma Finalíssima disputada em Antuérpia que terminou com vitória por 1-0 materializada pelo célebre Cantinho do Morais, depois dum empate 3-3 no primeiro jogo realizado em Bruxelas.

O Sporting é agraciado pela Câmara Municipal de Lisboa com a Medalha de Ouro da Cidade

Na sequência desta histórica conquista o Sporting é agraciado pela Câmara Municipal de Lisboa com a Medalha de Ouro da Cidade.

Juca, o mais jovem treinador Campeão

Em Outubro de 1964 sete atletas do Sporting marcam presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Manuel de Oliveira é 4º classificado na corrida dos 3.000m obstáculos e no Tiro Armando Marques fica no 8º lugar no Fosso Olímpico.

Hilário, um dos melhores defesas do mundo

Na temporada 1964/65 o Futebol Jovem do Sporting vive uma época de ouro sob o comando de Juca vencendo os campeonatos Nacionais de Juniores e Principiantes, que eram as categorias existentes na altura.

Lídia Faria, uma atleta notável

Em 1965 foi profundamente remodelado o ringue descoberto herdado do Stadium de Lisboa nas traseiras do peão do Estádio José Alvalade, uma estrutura que seria inaugurada no dia 1 de Maio e que era fundamentalmente destinada ao Andebol e ao Hóquei em Patins.

Os protagonistas do histórico acordo de 1968

A 2 de Julho de 1965 Guilherme Brás Medeiros é eleito pela segunda vez Presidente do Sporting Clube de Portugal, numa Assembleia Geral onde foram aprovadas todas as condições que impôs para aceitar o cargo, entre as quais se destacava a necessidade de obter uma quotização extra, mensal, de 300.000$00 para fazer face à amortização das responsabilidades do Clube.

Os Sete Magnificos

Em 1965 por iniciativa de Jorge Planas Almasqué, é criado o "Núcleo dos Mil", um grupo de mil sócios que pagava uma cota mínima de 500$, e que se reúne pela primeira vez no dia 6 de Julho desse ano.

Joaquim Agostinho, um dos melhores ciclistas do mundo

Nas épocas de 1964/65 e 1965/66 o Sporting sagra-se Campeão Nacional de Andebol de 11 totalizando assim 3 títulos nacionais nesta modalidade que viria a ser extinta na temporada seguinte, numa altura em que a variante de 7 já tinha ganho predominância. Para a história ficaram 55 títulos regionais conquistados nas três categorias existentes e mais 4 Campeonatos Nacionais de Juniores.

Fernando Vaz, um treinador histórico

Na época de 1965/66 o Sporting ganha o Campeonato Nacional de Futebol pela 12ª vez, somando assim o seu 16º título de Campeão Nacional, sob o comando da dupla Otto Glória e Juca.

Em Maio de 1966 o Sporting fez uma digressão à Guiné onde participou numa homenagem ao Sporting Clube de Bissau.

No dia 5 de Julho de 1966 o Sporting Clube de Portugal comemora o seu 60º aniversario no Pavilhão dos Desportos, com a distribuição de emblemas aos sócios com 25 e 50 anos de filiação. Nessa altura o Clube conta com mais de 38 mil associados.

Em 1966 Portugal apura-se pela primeira vez para a fase final de um Campeonato Mundial de Futebol, o torneio realiza-se em Inglaterra e a Selecção Nacional termina num brilhante 3º lugar. O Sporting é o Clube com mais jogadores jogadores seleccionados com oito elementos. Hilário é um dos totalistas, realizando os seis jogos em que Portugal participou.

José Carlos com a Taça Emigrante

Em Outubro de 1966 realiza-se em Lisboa o II Congresso Leonino.

Em 1967 Carlos Lopes chega ao Sporting pela mão do Professor Moniz Pereira. Viria a tornar-se no melhor atleta português de todos os tempos.

Em 1968 Joaquim Agostinho inicia a sua longa carreira ao serviço do Sporting e é logo Campeão Nacional de Fundo e vencedor da Volta a São Paulo. Tornar-se-ia no melhor ciclista português de todos os tempos com três vitórias na Volta a Portugal, e num dos melhores do mundo, obtendo excelentes resultados na Volta à França, onde fez parte durante muitos anos da elite do Ciclismo mundial.

Em 1968 Fernando Mamede inicia uma brilhante carreira de 20 anos ao serviço do Sporting e do Atletismo português.

Em Junho de 1968 o Sporting ganha o Grupo 3 da Taça Internacional de Futebol.

A entrega simbólica dos terrenos do Campo Grande

Em Agosto1968 foram aprovados novos estatutos onde se extinguiram o Conselho Geral e Conselho dos Presidentes e foi criado o Conselho Leonino. Nestes estatutos foi também criado um regime de diferenciação entre os sócios efetivos, em função do tipo de quota que pagavam, ao mesmo tempo que se admitia a licitude de sócios efetivos e maiores de 21 anos, no gozo dos seus direitos e dispondo de um mínimo de 500 votos, organizarem listas candidatas aos Órgãos Sociais do Clube.

Em Outubro de 1968 os lutadores Leonel Duarte e Luís Grilo e o atleta Manuel de Oliveira, participam nos Jogos Olímpicos da Cidade do México.

Em Novembro de 1968 a Comissão Directiva de Brás Medeiros selou um acordo tripartido com o Sport Lisboa e Benfica e a Câmara Municipal de Lisboa, que permitiu ao Sporting recuperar os terrenos do Campo Grande e tornar-se efetivamente proprietário daqueles onde estava instalado o Estádio José Alvalade, adquirindo ainda mais alguns a preços vantajosos, numa área com o total de 10000m2 onde o Clube se comprometia a construir a sua Sede e o Lar do Jogador e a ampliar as suas instalações desportivas, entregando à Câmara em contrapartida a sua Sede da Rua do Passadiço.

No dia 28 de Novembro 1968 foi eleita uma nova a Direcção liderada por Brás Medeiros.

No final de 1968, o Sporting e Joaquim Agostinho ganharam a Volta a São Paulo no Brasil.

A 10 de Abril de 1969 o Presidente do Conselho Marcelo Caetano recebe do Sporting Clube de Portugal a Medalha de Mérito e Dedicação e o Leão de Ouro com Palma.

Na época de 1968/69, o Sporting ganha pela 4ª vez o Campeonato Nacional de Basquetebol.

No dia 3 de Julho de 1969 Joaquim Agostinho torna-se no primeiro português a ganhar uma etapa da Volta à França, ao vencer a tirada entre Nancy e Mulhouse, logo no seu ano de estreia no Tour, onde terminou no 8º lugar da Geral.

No dia 21 de Julho de 1969 foi eleito o primeiro Conselho Leonino.

Em Julho de 1969 as equipas de Andebol e Basquetebol do Sporting representaram Portugal nos Jogos Luso Brasileiros que se disputaram em Belém do Pará no Brasil.

Em Agosto de 1969 as equipas de futebol do Sporting e Benfica, fazem uma digressão em conjunto a África, que termina com duas vitórias dos Leões, 1-0 em Moçambique, 5-2 em Luanda.

Na época de 1969/70 o Sporting ganha o Campeonato Nacional de Futebol pela 13ª vez, somando assim o seu 17º título de Campeão Nacional, sob o comando de Fernando Vaz.

Em Agosto de 1970 Joaquim Agostinho ganha a Volta a Portugal em Bicicleta, competição que o Sporting também vence por equipas.

No dia 25 de Novembro 1970 foi reeleita a Direção de Brás Medeiros.

Em 1971 o Sporting abandona a sua Sede histórica na Rua do Passadiço e instala-se no Estádio José Alvalade.

Em Janeiro de 1971 a equipa de futebol do Sporting desloca-se em digressão ao México e ao Brasil.

No início de 1971 o Sporting contrata o avançado internacional argentino Hector Yazalde, que se estreou no dia 25 de Janeiro num jogo que se disputou no Brasil frente ao São Paulo. Um mês depois foi apresentado em Alvalade num jogo em que o Sporting derrotou os franceses do Red Star por 3-0. Viria a tornar-se numa das maiores figuras da história do Clube justificando os cerca de 3200 contos que terá custado.

No dia 12 de Abril de 1971 o Sporting ganha a Taça do Emigrante, derrotando o Benfica por 3-1 em Paris.

A 23 de Maio de 1971 o Sporting arrasa o Mindelense de Cabo Verde por 21-0, estabelecendo a maior goleada da história da Taça de Portugal.

Na época de 1970/71 o Sporting conquista a sua 7ª Taça de Portugal de Futebol.

Em Julho de 1971 Joaquim Agostinho termina no 5º lugar da Volta à França em Bicicleta, e no mês seguinte ganha a Volta a Portugal, competição que o Sporting também vence por equipas.

Em Agosto de 1971 as equipas de futebol do Sporting e FC Porto, fazem uma digressão em conjunto a África, que termina com duas vitórias para os portistas e uma para os Leões.

Em Janeiro de 1972 o Sporting retomou a posse das instalações do Campo Grande que eram ocupadas pelo Benfica desde 1940. Nessa altura foi apresentada a planta das obras que estavam projetadas e que previam a construção da Cidade Desportiva.

Em Julho de 1972 as equipas de futebol do Sporting e Benfica, fazem uma digressão em conjunto aos Estados Unidos, que termina para os Leões com um empate e uma derrota.

Em Agosto de 1972 Joaquim Agostinho ganha a Volta a Portugal em Bicicleta, competição que o Sporting também vence por equipas, o que em ambos os casos acontece pela 3ª vez consecutiva.

Entre Agosto e Setembro de 1972, nove atletas do Sporting participam nos Jogos Olímpicos de Munique.

No dia 3 de Outubro de 1972, Hilário tornou-se no segundo jogador do Sporting a integrar uma Seleção da Europa, ao participar num jogo disputado em Basileia com fins de beneficência, em que os europeus, onde pontificavam craques como Facchetti, Van Hanegem e Johan Cruijff, perderam por 2-0 com uma Seleção da América do Sul.

A 29 de Março de 1973 na sequência de uma crise diretiva, Orlando Valadão Chagas é eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal, mas nessa altura é convidado por Marcelo Caetano para integrar o Governo do País, e a 5 de Abril, um dia depois de tomar posse, renuncia à Presidência do Clube, sendo substituído interinamente por Manuel Nazareth.

Na época de 1972/73 o Sporting conquista a sua 8ª Taça de Portugal de Futebol.

Em 1973 o Sporting ganhou pela 5ª vez consecutiva o Campeonato Nacional de Andebol, num período em que Clube dominou esta modalidade, conquistando 7 Campeonatos e 3 Taças de Portugal, entre 1965 e 1975.

Nesse mesmo ano Joaquim Agostinho conquista pela 6ª vez consecutiva o Campeonato Nacional de Fundo em Ciclismo, e termina a Volta à França no 8º lugar.

Neste período o domínio do Sporting no Atletismo era verdadeiramente avassalador. Para além dos inúmeros títulos, muitos recordes, e várias presenças nos Jogos Olímpicos, conseguidos pelos atletas leoninos, o Clube foi Campeão Nacional de Pista em masculinos, 11 vezes seguidas entre 1956 e 1966 e mais 12 vezes consecutivas entre 1968 e 1979, enquanto em femininos o recorde chegou aos 18 títulos consecutivos, obtidos entre 1959 e 1976. No corta-mato foram 15 títulos 10 dos quais seguidos, entre 1959 e 1974, com Manuel Faria e Manuel de Oliveira a conseguirem 5 vitórias cada um, na competição individual, sendo que para o primeiro foram consecutivas.

O ciclo de João Rocha no auge do ecletismo

A 7 de Setembro de 1973 João Rocha é eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal, apresentando um ambicioso plano para garantir a sustentabilidade do Clube, pondo fim assim na crise despoletada pela renuncia de Valadão Chagas e Manuel Nazareth, que foi substituído no cargo de vice presidente por José Roquete.

Em Novembro de 1973 é aprovada em Assembleia Geral a Sociedade de Construções e Planeamento, o primeiro projecto de Clube-Empresa em Portugal.

Em Março de 1974 o Governo autoriza a Sociedade de Construções e Planeamento e a emissão de 2,5 milhões de acções de valor nominal de 100 escudos cada, mas a Revolução de Abril deitaria por terra este projecto.

Na época 1973/74 o Sporting conquista o seu 14º Campeonato Nacional de Futebol, somando assim o seu 18º título de Campeão Nacional, ao qual junta a sua 8ª Taça de Portugal, conseguindo assim a 4ª "dobradinha" do seu historial. Faltou apenas a Taça da Taças na qual o Sporting atingiu pela 2ª vez as meias-finais.

Em 1974 Hector Yazalde o ponta-de-lança argentino do Sporting, conquistou a Bota de Ouro dos goleadores europeus, com 46 golos marcados no Campeonato Nacional, um recorde ainda hoje se mantém.

No dia 27 de Julho de 1974, o Presidente João Rocha anuncia que Alfredo Di Stefano será o novo treinador da equipa de futebol do Sporting.

Em 1974 Joaquim Agostinho fica em 2º lugar na Volta à Espanha em Bicicleta, e termina a Volta à França no 6º lugar.

No dia 6 de Dezembro de 1974 João Rocha é reconduzido na Presidência do Sporting Clube de Portugal.

Em 1975 a secção de Ginástica do Sporting movimenta mais de 600 atletas e o Clube atinge os 40 mil sócios.

Desde o inicio da década de 70 até aos Jogos Olímpicos de Montreal, que Carlos Lopes bate sucessivos recordes, e ganha inúmeras provas em Portugal e no estrangeiro, iniciando um percurso que o levaria ao topo do Atletismo mundial.

Em 28 de Fevereiro de 1976 Carlos Lopes sagrou-se pela primeira vez Campeão do Mundo de Corta-Mato, confirmando uma serie impressionante de vitórias que vinha averbando desde o inicio da temporada desta especialidade.

A 30 de Maio de 1976 o Sporting completa 1000 jogos no Campeonato Nacional de Futebol, ocasião que fica tristemente assinalada por uma derrota frente ao Boavista, que implica que pela primeira vez desde que o formato de três Taças fora adoptado pela UEFA em 1960, o Clube ficava fora dos lugares que davam acesso às competições europeias.

Nesse mesmo dia em Munique, Carlos Lopes faz a melhor marca do ano nos 10.000m, que passa a ser o 8º melhor tempo de sempre naquela distância. Definitivamente o futebol tinha sido ultrapassado pelas modalidades, na altura ainda consideradas amadoras.

Na época de 1975/76 o Sporting ganha pela 5ª vez o Campeonato Nacional de Basquetebol, e consegue a primeira dobradinha ao vencer também a Taça de Portugal.

A 9 de Julho de 1976, Carlos Lopes recebe do Ministro da Educação, a Medalha de Mérito Desportivo.

Em Julho de 1976, seis atletas do Sporting participam nos Jogos Olímpicos de Montreal. Carlos Lopes nos 10 mil metros e Armando Marques no Tiro, são os dois primeiros atletas olímpicos do Sporting a conquistarem Medalhas (ambas de prata).

A 14 de Outubro de 1976 o Sporting inaugura o seu Pavilhão com um jogo de Basquetebol frente ao Real Madrid.

A 6 de Fevereiro de 1977 o Sporting ganha a Taça dos Campeões Europeus de Corta-Mato, com Carlos Lopes a ganhar também na competição individual. Era a a primeira das suas 14 vitórias, numa especialidade que o Clube dominou durante quase vinte anos.

Em 20 de Março de 1977 Carlos Lopes falha a renovação do título de Campeão do Mundo de Corta-Mato, classificando-se no 2º lugar, numa competição realizada na Alemanha.

Em 1977 o Sporting torna-se no primeiro Clube português a ganhar a Taça do Campeões Europeus de Hóquei Patins, numa época em que essa equipa que ficou conhecida como a Equipa Maravilha ganhou tudo o que havia para ganhar, numa altura em que o Sporting dominava a modalidade, tendo conquistado um tetra campeonato entre 1974 e 1978.

Em 1977 a secção de Ginástica do Sporting ultrapassa os 2 mil atletas em actividade.

Na época de 1977/78 o Sporting conquista a sua 10ª Taça de Portugal de futebol e ganha pela 6ª vez o Campeonato Nacional de Basquetebol, modalidade em que consegue a segunda dobradinha ao vencer também a Taça de Portugal..

Em 1978 o Sporting desloca-se à China por iniciativa do Presidente João Rocha.

No dia 28 de Novembro de 1978 morre Peyroteo, o maior goleador da história do futebol português.

Em 1979 Jorge Vieira recebe a Medalha de Mérito Desportivo atribuída pela Direcção Geral dos Desportos.

A 4 de Fevereiro de 1979 o Sporting ganha a Taça dos Campeões Europeus de Corta-Mato, pela 2ª vez.

A 10 de Novembro de 1979, o Sporting é o primeiro clube nacional a actuar na República Popular de Angola, derrotando em Luanda o 1º de Agosto por 3-0, num jogo integrado nas comemorações do 4º ano da independência daquele país.

Em 1979 a secção de Ginástica do Sporting movimenta mais de 3.500 atletas.

Na época de 1979/80 o Sporting conquista o seu 15º Campeonato Nacional de Futebol, somando assim o seu 19º título de Campeão Nacional de Futebol. Jordão é o melhor marcador da competição com 31 golos apontados

Desde o final dos anos 70, até ao inicio da década seguinte, que Fernando Mamede bate sucessivos recordes, e ganha inúmeras provas em Portugal e no estrangeiro, iniciando um percurso que o levaria ao topo do Atletismo mundial.

Em Junho de 1980 a equipa de futebol do Sporting desloca-se em digressão aos Estados Unidos, que se salda em 4 vitórias e 1 empate.

Em Julho de 1980 a ginasta Avelina Alvarez, o pugilista Paquito e o fundista Bernardo Manuel, este integrado na equipa de Angola, são os únicos representantes do Sporting nos Jogos Olímpicos de Moscovo, em virtude do boicote que vários atletas fizeram a essa competição.

Em 1980 Moniz Pereira é agraciado com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique.

A 1 de Fevereiro de 1981 o Sporting ganha a Taça dos Campeões Europeus de Corta-Mato, pela 3ª vez e Fernando Mamede vence a competição individual.

A 28 de Março de 1981 Fernando Mamede conquista a Medalha de Bronze dos Mundiais de Corta Mato disputados em Madrid.

Em 1981 o Sporting ganha a Taça das Taças em Hóquei em Patins.

Na época de 1980/81 o Sporting fecha um tetra-campeonato em Andebol e ganha pela 7ª vez o Campeonato Nacional de Basquetebol.

A 30 de Maio de 1981 Fernando Mamede bate o recorde da Europa dos 10 mil metros, em prova disputada no Estádio José Alvalade, com a marca de 27,27,7.

De 19 a 21 de Junho de 1981 realiza-se em Lisboa o III Congresso Leonino.

A 1 de Julho de 1981 o Sporting Clube de Portugal comemora o seu 75º aniversario com um festival nocturno no Estádio José Alvalade.

Na Assembleia-Geral de 11 de Setembro de 1981, foi aprovada uma alteração estatutária que implicava que para além dos candidatos à Presidência dos Órgãos Sociais do Clube, indigitados pelo Conselho Leonino, todos os outros membros propostos para integrarem esses Órgãos, fossem sujeitos individualmente à aprovação dos sócios, que passaram a ter 3 votos a mais, por cada 10 anos de filiação, sendo que as referidas atribuições do Conselho Leonino, continuavam a não ser impeditivas de que sócios efectivos e agora maiores de 18 anos, no gozo dos seus direitos e dispondo de um mínimo de 1000 votos, organizassem listas diferentes para submeter à Assembleia-Geral.

A 25 de Setembro de 1981, ainda durante as comemorações do seu 75º aniversário, o Sporting é agraciado pelo Governo Português com o colar de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique e Jorge Vieira é agraciado com o grau de Cavaleiro da Ordem do Infante.

A 30 de Janeiro de 1982 o Sporting ganha a Taça dos Campeões Europeus de Corta-Mato, pela 4ª vez e Carlos Lopes vence a competição individual.

Em Fevereiro de 1982 iniciam-se as obras da construção da nova bancada do Estádio José Alvalade.

A 26 de Fevereiro de 1982 os sócios do Sporting Clube de Portugal elegem pela primeira vez directamente os órgãos sociais do Clube, de acordo com a revisão estatutária aprovada no ano anterior, e que atribui aos sócios 3 votos a mais, por cada 10 anos de filiação. O Presidente João Rocha é reeleito enquanto candidato único.

Na época 1981/82 o Sporting conquista o seu 16º Campeonato Nacional de Futebol, somando assim o seu 20º título de Campeão Nacional, ao qual junta a sua 11ª Taça de Portugal, conseguindo assim a 5ª "dobradinha" do seu historial.

Ainda nessa temporada o Sporting ganha pela 8ª vez o Campeonato Nacional de Basquetebol e pela 6ª vez o Campeonato Nacional de Hóquei em Patins.

A 27 de Junho de 1982 Carlos Lopes bate o recorde da Europa dos 10 mil metros, que era pertença de Fernando Mamede, estabelecendo a marca de 27, 24, 39, numa prova disputada em Oslo.

A 9 de Julho de 1982 Fernando Mamede bate o recorde da Europa dos 10 mil metros, que era pertença de Carlos Lopes, numa prova disputada em Paris, ficando a 48 centésimos de segundo, do recorde mundial, com a marca de 27,22,95.

Em Julho de 1982 o Sporting perde para o FC Porto, a Final da Taça das Taças de Hóquei em Patins.

De 31 de Julho a 2 de Agosto de 1982 realiza-se no Rio de Janeiro o IV Congresso Leonino.

A 17 de Novembro de 1982, foi anunciada a suspensão da secção de Basquetebol.

No dia 1 de Dezembro de 1982 o Sporting conquista a sua primeira Supertaça de futebol, goleando o Sp. Braga por 6-1, depois de ter perdido por 2-1, o primeiro jogo disputado no Minho.

A 1 de Janeiro de 1983 Carlos Lopes ganha 58º edição da Corrida de São Silvestre em São Paulo.

A 30 de Janeiro de 1983 o Sporting ganha a Taça dos Campeões Europeus de Corta-Mato, pela 5ª vez, é a 3ª vitoria consecutiva e Fernando Mamede e Carlos Lopes são respectivamente 1º e 2º classificados na competição individual.

No dia 20 de Março de 1983 Carlos Lopes fica em 2º lugar no Campeonato do Mundo de Corta Mato disputado em Gateshead.

A 10 de de Abril de 1983 Carlos Lopes fica em 2º lugar na Maratona de Roterdão, estabelecendo a melhor marca europeia de sempre.

Em 1983 por acção da presidência de João Rocha, concretizou-se o fecho do Estádio com a construção da chamada Bancada Nova, que substituiu o peão herdado do recinto anterior, numa obra iniciada em Fevereiro de 1982.

De 27 de Julho a 12 de Agosto de 1983 realiza-se em Toronto no Canadá o V Congresso Leonino.

A 5 de Fevereiro de 1984 o Sporting ganha a Taça dos Campeões Europeus de Corta-Mato, pela 6ª vez, é a 4ª vitoria consecutiva.

A 9 de Março de 1984 são aprovados os décimos Estatutos do Sporting Clube de Portugal, onde se criam os Núcleos, se definem três categorias de sócios, se estabelecem vários galardões e distinções e se autoriza a exploração do Bingo.

Em 25 de Março de 1984 em New Jersey, Carlos Lopes sagra-se Campeão do Mundo de Corta-Mato pela 2ª vez.

No dia 6 de Abril de 1984 Carlos Lopes é condecorado pelo Primeiro Ministro Mário Soares, com a Medalha de Honra de Mérito Desportivo.

Em 1984 o Sporting retoma a pratica do Ciclismo, num ano marcante na história do Clube, que no entanto ficou manchado pela morte de Joaquim Agostinho no dia 10 de Maio. Ele tinha acabado de regressar a Portugal e ao Sporting já com 40 anos. No dia 30 de Abril disputava-se a Volta ao Algarve, quando Agostinho sofreu uma fractura craniana, num acidente provocado por um cão que se atravessou no seu caminho. Mas mesmo assim voltou a montar a bicicleta e cortou a meta com a ajuda de dois colegas do Sporting. Seria operado em Lisboa, dez horas após do acidente, tarde de mais, morreu dez dias depois. 50 mil pessoas passaram pelo seu velório na Basílica da Estrela em Lisboa.

Na época de 1983/84 o Sporting ganha pela 15ª vez o Campeonato Nacional de Andebol.

Em Junho em 1984 o Sporting tornou-se no primeiro Clube a ganhar as três competições europeias de Hóquei em Patins, ao conquistar a Taça CERS, derrotando o Voltregá de Espanha nos dois jogos da Final.

Em 1984 Portugal apura-se pela primeira vez para a fase final de um Campeonato Europeu de Futebol, o torneio realiza-se em França e a Selecção Nacional chega às meias-finais. Jordão é o único jogador do Sporting seleccionado, e o melhor marcador de Portugal na prova com 2 golos.

A 29 de Junho de 1984 pela primeira vez há mais do que uma lista a concorrer às eleições para os órgãos sociais do Sporting Clube de Portugal. O Presidente João Rocha é reeleito, derrotando de forma clara o candidato Marcelino Brito.

Em 2 de Julho de 1984 Fernando Mamede bate o Recorde Mundial dos 10 mil metros com a marca de 27,13,48, numa corrida em que Carlos Lopes faz a segunda melhor marca de sempre.

No dia seguinte Paulo Ferreira vence a 5ª etapa da Volta à França desse ano.

No dia 6 de Agosto de 1984, Fernando Mamede desiste durante a Final dos 10.000m dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, na qual era o grande favorito. Foi um momento trágico que marcaria toda a sua carreira.

Em 12 de Agosto 1984 Carlos Lopes depois de se sagrar Campeão do Mundo de Corta-Mato pela 2ª vez e apesar do grande susto que foi o atropelamento de que sofreu quando se treinava nas ruas de Lisboa, torna-se no primeiro português a ganhar uma Medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos. ao vencer a Maratona em Los Angeles, estabelecendo um novo Recorde Olímpico.

Para além de Lopes e Mamede outros 6 atletas sportinguistas estiveram presentes nos Jogos Olímpicos de Los Angeles.

A 29 de Agosto de 1984 o Presidente da Republica Mário Soares, atribui o Colar de Mérito Desportivo a Carlos Lopes e a Medalha de Mérito Desportivo a Moniz Pereira.

No dia 18 de Outubro de 1984 Carlos Lopes é recebido na Casa Branca, pelo Presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan. Três dias depois seria 2º classificado na Maratona de Chicago.

A 1 de Janeiro de 1985 Carlos Lopes ganha pela 2ª vez a Corrida de São Silvestre em São Paulo.

A 3 de Fevereiro de 1985 o Sporting ganha a Taça dos Campeões Europeus de Corta-Mato, pela 7ª vez, é a 5ª vitoria consecutiva. Carlos Lopes, Ezequiel Canário e Fernando Mamede ocupam os três primeiros lugares na competição individual.

A 6 de Fevereiro de 1985, o Presidente da Republica Mário Soares, atribui a Medalha de Honra e Mérito Desportivo a Fernando Mamede.

A 24 de Março de 1985 Carlos Lopes sagrou-se pela terceira vez Campeão do Mundo de Corta-Mato.

De 29 de Março a 7 de Abril de 1985 realiza-se o VI Congresso Leonino dividido entre a Madeira onde sucedeu a abertura, e os Açores onde se realizou o encerramento.

A 20 de Abril de 1985 Carlos Lopes estabelece a melhor marca mundial da Maratona com a marca de 2h7m11s numa prova disputada em Roterdão.

Em Julho de 1985 o Sporting ganha pela segunda vez a Taça das Taças em Hóquei em Patins.

Em Agosto de 1985 Marco Chagas ganha pela 3ª vez a Volta a Portugal e Bicicleta, é a primeira ao serviço do Sporting que também ganha a competição por equipas.

Em Fevereiro de 1986 o Sporting ganha a Taça dos Campeões Europeus de Corta-Mato, pela 8ª vez, é a 6ª vitoria consecutiva.

Em Junho de 1986 Portugal marca presença pela 2ª vez num Campeonato do Mundo de futebol. Vítor Damas, Morato, Sousa e Jaime Pacheco são os quatro representantes do Sporting na Selecção Nacional que esteve no Mundial do México.

Na época de 1985/86 o Sporting ganha pela 16ª vez o Campeonato Nacional de Andebol.

A 27 de Junho de 1986 Mário Serafim é Campeão da Europa de Juniores, em Tiro, na especialidade Carabina posição Deitado. Portugal também vence por equipas.

Em Junho de 1986 o Sporting falha a revalidação da Taça das Taças em Hóquei em Patins, ao ser derrotado na Final pela Sanjoanense.

Na véspera das comemorações do 80º aniversário do Sporting Clube de Portugal, o Presidente João Rocha anuncia que por motivos de saúde irá abandonar o Clube que deixa com mais de 100 mil sócios.

A 6 de Agosto de 1986 morre Jorge Vieira, um dos primeiros grandes jogadores do Sporting, que na triste ocasião era o sócio nº 1 do Clube.

Em Agosto de 1986 Marco Chagas ganha pela 4ª vez a Volta a Portugal e Bicicleta, tonando-se no ciclista com mais triunfos na prova rainha do Ciclismo nacional.

A 26 de Agosto de 1986 o Governo português atribui a titulo póstumo a Medalha de Mérito Desportivo, a Fernando Vaz que tinha falecido no dia anterior.

A 17 de Setembro de 1986 o Sporting ganha por 9-0 ao Akranes na Finlândia, em jogo a contar para a Taça UEFA, estabelecendo a maior goleada em jogos fora de casa, da história das competições europeias.

Em 20 de Setembro de 1986 Rita Vilas Boas conquista a Medalha de Bronze no Campeonato da Europa de Trampolim. Poucos meses depois ficaria no 4º lugar no Campeonato de Mundo da mesma especialidade da Ginástica Desportiva.

A 26 de Setembro de 1986 Amado de Freitas é eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal, tomaria posse no dia 3 do mês seguinte.

A 14 de Dezembro de 1986 o Sporting esmaga o Benfica em Alvalade, com uma goleada histórica de 7–1, com 4 golos de Manuel Fernandes.

Em Dezembro de 1987 o Sporting conquista a sua segunda Supertaça de futebol, derrotando o Benfica nos dois jogos da competição.

Na época de 1987/88 o Sporting ganha pela 7ª vez o Campeonato Nacional de Hóquei em Patins.

Nestes quinze anos o Sporting para além das grandes vitórias já atrás referenciadas, conquistou centenas de títulos nas modalidades verdadeiramente amadoras e chegou a ter milhares de atletas em acção.

To-mane 12:04, 7 Julho 2008 (WEST)

Um desvio para o populismo

A 24 de Junho de 1988 Jorge Gonçalves é eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal.

Em Setembro de 1988, 11 atletas do Sporting estiveram presente nos Jogos Olímpicos de Seul. Domingos Castro terminou a prova dos 5000m num ingrato 4º lugar e Mário Silva foi 9º nos 1500m.

Em 1988 o bilharista Jorge Theriaga ganhou a Taça do Mundo de Triatlo, para no ano seguinte ser Campeão do Mundo na modalidade de Três Tabelas, o que lhe valeu a Medalha de Bons Serviços Desportivos atribuída pelo Governo Português em 1989.

Em Fevereiro de 1989 os Estatutos do Clube são revistos, com o objectivo de transformar o Conselho Leonino num órgão consultivo, retirando-lhe poderes e diminuindo para trinta o número de sócios que o compunham.

Em 1989 Portugal sagrou-se Campeão Mundial de Juniores em futebol. Amaral foi o único representante do Sporting nesse Campeonato do Mundo realizado na Arábia Saudita.

A 18 de Maio de 1989 a Direcção do Sporting Clube de Portugal demite-se em bloco, no meio de uma das maiores crises da existência do Clube, e são marcadas eleições para o mês seguinte.

A 23 de Junho de 1989 Sousa Cintra é eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal numa altura em que o Sporting atravessava a maior crise de toda a sua existência, assistindo-se à debandada geral de atletas das várias modalidades, perante a falta de dinheiro para o cumprimento dos compromissos assumidos pelo Clube e os ataques oportunistas da concorrência.

Em 1991 o jovem Emílio Peixe foi considerado o melhor jogador do Mundial de Juniores disputado no nosso País e ganho por Portugal, com a participação de outros dois jogadores do Sporting, Paulo Torres e Luís Figo, que se viria a tornar num dos melhores jogadores do mundo.

Foi também neste ano que o Sporting ganhou pela terceira vez a Taça das Taças em Hóquei em Patins, derrotando o Novara de Itália nos dois jogos da Final.

Entre 1989 e 1994 o Sporting ganhou pela segunda vez seis Taças dos Campeões Europeus de Corta-Mato, consecutivas, numa altura em que os Gémeos Castro passaram a ser as grandes figuras da equipa, especialmente Domingos que ganhou por cinco vezes a competição individual, deixando a outra para o seu irmão Dionísio.

Entre 1991 e 1994 o Sporting conquistou um tri-campeonato de Voleibol, numa equipa onde se destacava Miguel Maia.

Entre 25 de Julho e 8 de Agosto de 1992, 12 atletas do Sporting estiveram presente nos Jogos Olímpicos de Barcelona.

To-mane 17h25min de 3 de Outubro de 2008 (UTC)

O Projecto Roquete

A 2 de Junho de 1995 Pedro Santana Lopes é eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal, numas eleições em que votaram 8856 sócios, iniciando-se assim um novo ciclo de vida do Clube, idealizado pelo neto de José Alvalade, José Roquete, que passou a presidir ao Conselho Fiscal.

Com a intenção de devolver o Sporting às suas origens, José Roquete apostou na modernidade e na luta pela credibilização do futebol português, iniciando o processo de idealização e construção de um estádio de nova geração, ao nível dos melhores do mundo. Foram lançadas igualmente as bases de um grupo empresarial, a Sociedade Desportiva de Futebol - SAD, constituída perante o Notário do 6ª Cartório Notarial de Lisboa a 28 de Outubro de 1997 e admitida na Bolsa em 1998, numa altura em que ele já ocupava a Presidência do Clube, que tinha assumido a 11 de Abril de 1996, por cooptação após a renuncia de Santana Lopes.

Uma das primeiras medidas de saneamento financeiro da Direcção presidida por Santana Lopes foi acabar com diversas modalidades de alta competição. Foi realizado um referendo entre os sócios para escolher entre o Basquetebol e o Andebol, e foi esta a modalidade que ganhou. Foram ainda extintas as secções de Hóquei em Patins, Voleibol, e Futebol Feminino.

No dia 10 de Junho de 1995 o Sporting ganha pela 12ª vez a Taça de Portugal em futebol, quebrando um jejum de 13 anos, ao bater o Marítimo por 2-0, na Final disputada no Jamor.

A 30 de Abril de 1996 o Sporting conquista a sua 3ª Supertaça de futebol, ao derrotar o FC Porto por 3-0, numa Finalíssima disputada em Paris.

Entre 19 de Julho e 4 de Agosto de 1996, 23 atletas do Sporting estiveram presentes nos Jogos Olímpicos de Atlanta nos Estados Unidos, 10 dos quais integrando a equipa de futebol que terminou no 4º lugar do torneio, que foi ganho pela Nigéria onde jogava Emmanuel Amunike. Manuela Machado no 7º lugar da Maratona e Teresa Machado no 10º no Disco, também tiveram prestações relevantes.

De 28 a 30 de Junho de 1996 realiza-se em Lisboa o VII Congresso Leonino.

A 26 de Julho de 1996 são aprovados novos Estatutos do Sporting Clube de Portugal, onde são reconhecidas as organizações Os Cinquentenários, Grupo Stromp e Leões de Portugal, enquanto o Conselho Leonino é alargado e são lhe devolvidas algumas competências. É ainda autorizada a participação do Clube em Sociedades comerciais e desportivas.

A 25 de Outubro de 1996 José Roquete foi reconduzido na Presidência do Clube, após umas eleições em que não teve oposição, e nas quais participaram 4432 sócios.

A 17 de Setembro de 1997 o Sporting estreia-se na Liga dos Campeões, recebendo e vencendo o Mónaco por 3-0, depois de ter garantido o apuramento numa pré-eliminatória, em que defrontou os israelitas do Beitar Jerusalém.

A 5 de Novembro de 1999 José Roquete foi reconduzido na Presidência do Clube, após umas eleições em que não teve oposição, e nas quais participaram 6436 sócios.

A 14 de Maio de 2000 o Sporting ao ganhar por 4-0 no Campo do Salgueiros ganha o Campeonato Nacional de Futebol pela 17ª vez, somando assim o seu 21º título de Campeão Nacional e quebrando finalmente um longo jejum de 18 anos, o maior da sua história. Viveram-se então horas de grande euforia, numa festa que alastrou por todo o País, demonstrando a enorme vitalidade do Sporting Clube de Portugal.

Em 2000 o Sporting sagra-se Campeão Europeu de Pista em Atletismo, concretizando assim o grande sonho do Prof. Moniz Pereira.

A 2 de Agosto de 2000 António Dias da Cunha sobe à Presidência do Sporting Clube de Portugal, após a demissão de José Roquete, do qual era vice-presidente.

Em Setembro de 2000, 17 atletas do Sporting estiveram presentes nos Jogos Olímpicos de Sidney na Austrália. Carlos Calado obteve o 10º no Salto em Comprimento.

Em 2001 o Sporting adopta o seu sexto emblema.

A 16 de Maio de 2001 o Sporting ganha a sua 4ª Supertaça de futebol.

Na temporada 2001/02 o Sporting conquista o seu 18º Campeonato Nacional de Futebol, somando assim o seu 22º título de Campeão Nacional de Futebol, ao qual junta a sua 13ª Taça de Portugal, conseguindo assim a 6ª "dobradinha" do seu historial. Mário Jardel com 42 golos marcados é o "artilheiro" do Campeonato, totalizando a impressionante marca de 55 golos apontados em toda a época.

Em Junho de 2002, é inaugurada a Academia Sporting em Alcochete, complexo desportivo com 250 mil metros quadrados ao serviço da preparação e dos estágios da equipa profissional de futebol e de todos os escalões de formação a partir dos 13 anos de idade, que constitui outra trave mestra do "Projecto Roquete".

A 12 de Julho de 2002 António Dias da Cunha foi reconduzido na Presidência do Clube, após umas eleições em que não teve oposição, e nas quais participaram 2456 sócios.

A 18 de Agosto de 2002 o Sporting ganha a sua 5ª Supertaça de futebol.

A 6 de Agosto de 2003 foi inaugurado o novo Estádio que se continuou a chamar José Alvalade, estando envolvido no Complexo Alvalade XXI, que inclui: O Edifício Visconde de Alvalade, que alberga a maioria dos serviços do Clube e respectivas empresas; O Edifício Multidesportivo; O Alvaláxia, Centro Comercial; Uma Clínica Médica; Um Health Club; Um Centro de Dia e o Mundo Sporting, o novo museu do Clube.

Nesse dia de grande festa que encheu de orgulho todos os sportinguistas, o Sporting derrotou por 3-1 o Manchester United, com o jovem Cristiano Ronaldo a realizar uma grande exibição, ao ponto de convencer logo ali os responsáveis pelo clube inglês a pagarem os 15 milhões € constantes na sua cláusula de rescisão.

Em Agosto de 2004, quinze atletas do Sporting estiveram presentes nos Jogos Olímpicos de Atenas, tendo o Clube assim ultrapassado a centena de atletas olímpicos, durante toda a sua história. O ucraniano Yuri Bilonog conquistou a Medalha de Ouro no lançamento do Peso, a romena Ionela Târlea ganhou a Medalha de Prata nos 400 m Barreiras, e os portugueses Francis Obikwelu nos 100 metros e Rui Silva nos 1500 metros, conquistaram respectivamente as Medalhas de Prata e de Bronze.

A 18 de Maio de 2005 disputa-se pela primeira vez uma final duma competição europeia no Complexo Alvalade XXI, e logo com a presença do Sporting, que depois de ter conseguido atingir pela primeira vez o jogo decisivo da Taça UEFA, foi derrotado ingloriamente pelo CSKA de Moscovo por 1-3, naquele que foi um dos momentos mais tristes da história do Clube.

A 19 de Outubro de 2005 Filipe Soares Franco sobe à Presidência do Sporting Clube de Portugal, após a demissão de Dias da Cunha.

A 1 de Julho de 2006 o Sporting Clube de Portugal completou um século de existência, após um ano de intensa actividade comemorativa da feliz ocasião.

A 28 de Abril de 2006 Filipe Soares Franco foi reconduzido na Presidência do Sporting Clube de Portugal ao ganhar as eleições realizadas nesse dia, nas quais participaram 8100 sócios, recolhendo 74,2% dos votos, derrotando assim de forma clara Sérgio Abrantes Mendes e Guilherme Lemos.

Em Janeiro de 2007 Soares Franco concretizou a polémica venda do património não desportivo do Clube (Edifício Visconde de Alvalade, Alvaláxia, Holmes Place e Clínica CUF), por cerca de 50 milhões €.

No dia 27 de Maio de 2007 o Sporting ganha pela 14ª vez a Taça de Portugal em futebol, derrotando o Belenenses por 1-0, na Final disputada no Jamor.

Na época de 2007/08 o Sporting conquista pela 6ª vez a Supertaça e pela 15ª vez a Taça de Portugal de futebol, em ambos os casos derrotando o FC Porto na Final.

Em Agosto de 2008, oito atletas do Sporting estiveram presentes nos Jogos Olímpicos de Pequim

A 15 de Agosto de 2008 o Sporting ganha a sua 7ª Supertaça de futebol.

Em Fevereiro de 2009 foi oficialmente lançada a Academia Sporting África, que resulta de uma parceria entre o Bloemfontein Celtic da África do Sul e a Sporting SAD, sendo o primeiro passo para a internacionalização da prestigiada marca Academia Sporting.

De 27 a 29 de Março de 2009 realizou-se em Santarém o VIII Congresso Leonino.

A 5 de Junho de 2009 José Eduardo Bettencourt é eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal, derrotando de forma clara o candidato Paulo Pereira Cristóvão, ao recolher 89,4% dos votos, dos 11360 sócios que marcaram presença nessa Assembleia-Geral eleitoral.

Em 2010 a Academia Sporting é a primeira na Europa a receber o certificado de qualidade ISO9001:2008, atribuído pela EIC (Empresa Internacional de Certificação e Reconhecimento do Modelo de Excelência, da European Foundation for Quality Management), um feito histórico assinalado numa cerimónia a 19 de Janeiro desse ano.

A 23 de Abril de 2010 o judoca João Pina sagrou-se campeão europeu da categoria de -73 kg, numa competição disputada em Viena.

A 24 de Abril de 2010 José Eduardo Bettencourt inaugurou em Toronto, Canadá, a primeira Escola Academia Sporting fora de território nacional, numa parceria com o Sporting Clube Português de Toronto.

A 28 de Maio de 2010 o Sporting conquista a Taça Challenge de Andebol, ao derrotar em Almada por 27-26 os polacos do MMTS Kwidzyn, depois de já ter ganho na Polónia por 27-25, tornando-se assim no primeiro Clube português a ganhar uma competição europeia da referida modalidade.

No dia 27 de Outubro de 2010, o Sporting Clube de Portugal foi galardoado na sessão comemorativa do 101.º aniversário do Comité Olímpico de Portugal, com o Troféu Olímpico, prémio que distingue o contributo para o fomento e desenvolvimento desportivo em modalidades olímpicas. Este prémio é atribuído de quatro em quatro anos, distinguiu o Sporting por ser o clube português com o maior número de atletas em Jogos Olímpicos, num total de 109 em 17 presenças nas 21 edições já realizadas, representando o País em 10 modalidades diferentes e conquistando 9 medalhas olímpicas. O prémio foi entregue ao Presidente do Clube, José Eduardo Bettencourt e ao sócio número 2 do Sporting Clube de Portugal, Mário Moniz Pereira que já esteve presente em diversas edições dos Jogos Olímpicos, principalmente como treinador de Atletismo.

No dia 19 de Novembro de 2010 foi apresentada a Academia de Atletismo do Sporting, um sonho concretizado numa altura em que esta estrutura começou a funcionar na Pista Municipal Moniz Pereira, situada no Alto do Lumiar.

No dia 15 de Janeiro de 2011, após mais uma derrota da equipa de futebol, desta vez no Estádio José Alvalade, por 2-3 frente ao modesto Paços de Ferreira, José Eduardo Bettencourt anunciou ter apresentado a sua demissão da Presidência do Clube, por entender que isso era o melhor para a vida do Sporting, numa altura em que era alvo de crescente contestação da parte dos sócios e adeptos sportinguistas, devido aos repetidos maus resultados do futebol profissional leonino.

Esta decisão só produziu efeitos um mês depois, quando a partir do dia 14 de Fevereiro o vice-presidente Nobre Guedes assumiu interinamente a Presidência do Clube, até à realização das eleições que ocorreram no dia 26 de Março de 2011, nas quais Godinho Lopes foi eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal.

No entanto o facto de Godinho Lopes ter ganho com apenas com 36,5% dos votos dos 14619 sócios que marcaram presença nessa Assembleia-Geral eleitoral, e com uma vantagem mínima sobre o candidato Bruno de Carvalho, que chegou a ser anunciado como o vencedor da noite, originou uma enorme polémica e grande contestação da parte de algumas centenas sócios que estavam reunidos no Complexo Alvalade XXI, e que impediram o tradicional discurso de vitória e a sua aclamação, que se viria a realizar à porta fechada no Auditório do Estádio.

Em Março de 2011 o Sporting participou no 1º Mundialito de Clubes de Futebol de Praia, sagrando-se vice-campeão, ao perder na Final por 4-2, frente aos brasileiros do Vasco da Gama.

A 22 de Abril de 2011 o judoca João Pina revalidou o titulo de Campeão Europeu da categoria de -73 kg, numa competição disputada em Istambul, no dia anterior Joana Ramos tinha conquistado a Medalha de Prata na categoria de -52 Kg.

No dia 1 de Maio de 2011, o Sporting perdeu por 5-2 a Final da UEFA Futsal Cup, frente aos italianos do Cittá di Montesilvano, depois de dois dias antes ter derrotado por 3-2 o Kairat Almaty, que jogava em casa a fase final desta competição, que se disputou no Cazaquistão. Foi a única falha numa temporada brilhante, em que o Sporting ganhou, a Supertaça, a Taça e o Campeonato, desta popular modalidade.

Em 2011 o dia 7 de Maio foi oficialmente instituído como o Dia do Leão, uma homenagem aos adeptos falecidos com a camisola do Clube, nomeadamente os sócios Paulo Jorge e José Gonçalves, que caíram mortalmente do varandim do antigo Estádio José Alvalade em 7 de Maio de 1995, Rui Mendes, vítima do "very-light" na final da Taça de Portugal de 1996 e os adeptos Joaquim Pedro e José Freitas, que faleceram durante um jogo com o Marítimo, disputado no Complexo Alvalade XXI em Janeiro de 2009

No dia 23 de Julho de 2011 foram aprovados em Assembleia-Geral efectuada para o efeito, novos Estatutos do Sporting Clube de Portugal, que introduziram importantes alterações, com destaque para o facto dos eleitos para o Conselho Fiscal passarem a ser apurados segundo o método de Hondt, e para a descentralização do voto, a introdução do voto electrónico e por correspondência, a criação de novas categorias de sócios, o alargamento do direito de voto a todos os sócios e a alteração do número de votos de cada sócio consoante a sua antiguidade.

Entre 25 e 29 de Janeiro de 2012, esteve em cena no Teatro Tivoli em Lisboa, o Musical Sporting (1906 - O Nosso Grande Amor), a história dos quase 106 anos de vida do Sporting Clube de Portugal, contada num espectáculo grandioso, da autoria de Pedro Madeira Rodrigues, com encenação de Matilde Trocado, e cujas receitas reverteram a favor dos Leões de Portugal.

No dia 1 de Fevereiro de 2012, Godinho Lopes cumpriu uma das suas promessas eleitorais, apresentando os resultados de uma auditoria externa efectuada às contas do Grupo Sporting, no período que ficou conhecido como Projecto Roquete, cujos resultados apontaram para um passivo consolidado à volta dos 375 milhões de Euros. Segundo esta auditoria as contas consolidadas do Grupo Sporting reportadas à data de 30/06/2010, apresentam capitais próprios negativos de 183 milhões de euros, e uma situação estruturalmente desequilibrada, usualmente denominada como de falência técnica. No período analisado (1999-2010) registou-se um agravamento de 194 milhões de euros, atingindo as dívidas de financiamento o valor de 263 milhões de euros, tendo o endividamento subido para 276 milhões de euros.

Em Abril de 2012, o Sporting Clube de Portugal marcou presença nas meias-finais de competições europeias, em três modalidades diferentes, mas não se conseguiu qualificar para nenhuma das Finais, tendo sido eliminado da Liga Europa de Futebol pelo Atlhetic Bilbau, da Taça Challenge de Andebol pelo Wacker Thum da Suíça, e da UEFA Futsal Cup pelo Barcelona.

Em Agosto de 2012 foi assinado um protocolo entre o Sporting Clube de Portugal e a Câmara Municipal de Odivelas, que envolvia a cedência ao Sporting do Pavilhão Multiusos local, para prática de diversas modalidades desportivas, particularmente o Andebol e o Futsal.

No dia 30 de Setembro de 2012 foi inaugurada a Sala de Sócios do Sporting Clube de Portugal, que ficou situada nas imediações do hall VIP e do Museu Mundo Sporting.

No dia 6 de Janeiro de 2013, na sequencia de uma grave crise institucional e desportiva, foi entregue à Mesa da Assembleia Geral um requerimento para a concretização de uma Assembleia Geral Extraordinária deliberativa, com o objectivo único de discutir e votar a destituição do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal, numa acção patrocinada pelo movimento Dar Rumo ao Sporting, liderado pelos sócios André Patrão e Miguel Paim.

No dia 4 de Fevereiro de 2013 os Órgãos Sociais do Sporting Clube de Portugal reuniram em plenário e renunciaram aos seus mandatos, com efeitos a partir do dia 6, provocando assim eleições antecipadas, que foram marcadas para o dia 23 de Março de 2013, o que naturalmente significou o cancelamento da Assembleia Geral solicitada pelo movimento Dar Rumo ao Sporting, que estava marcada para o dia 9 de Fevereiro.

To-mane 18h30min de 24 de Março de 2013 (WET)

Bruno de Carvalho

No dia 23 de Março de 2013, realizou-se uma Assembleia Geral eleitoral extraordinária na qual Bruno de Carvalho foi eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal, vindo a tomar posse no dia 27.

Em 28 de Abril de 2013, durante o intervalo de um jogo com o Nacional da Madeira, Cristiano Ronaldo foi anunciado como o sócio nº 100000 do Sporting Clube de Portugal, na sequência de uma campanha de angariação de associados, cujo objectivo era atingir os 200000 sócios.

Em Julho de 2014 foi para o ar a Sporting TV, um sonho de todos os sportinguistas finalmente concretizado.

Em Dezembro de 2014 o Judo do Sporting conquistou o Bronze na Liga dos Campeões masculina, derrotando a equipa do Sagajedo Tiblissi da Geórgia. Com este resultado, o Sporting subiu para a Golden League, competição que reúne os oito melhores Clubes de Judo da Europa.

No dia 27 de Março de 2015 foi colocada pelo Presidente Bruno de Carvalho a primeira pedra do futuro Pavilhão João Rocha. Nessa ocasião foram também descerradas as placas das ruas circundantes à obra, ás quais foram atribuídos os nomes de José Travassos e Vítor Damas.

Em Dezembro de 2015, o Sporting anunciou um conjunto de acordos com a NOS Lusomundo Audiovisuais S.A, que incluíam a cedência dos direitos de transmissão televisiva e multimédia dos jogos da equipa de Futebol disputados em casa, o direito de transmissão e distribuição do Canal Sporting TV e a posição de Principal Patrocinador e, a renegociação do contrato vigente com a PPTV – Publicidade de Portugal e Televisão, S.A., tendo as contrapartidas financeiras globais resultantes do valor desses contratos, ascendido ao montante de € 515.000.000.

A 3 de Outubro de 2016 o Sporting Clube de Portugal anunciou ter atingido os 150 mil sócios.

No dia 4 de Março de 2017, Bruno de Carvalho foi reeleito Presidente do Sporting Clube de Portugal, com uma vitória esmagadora, traduzida em 86,13% dos votos dos 18755 sócios que cumpriram o seu dever, um número recorde na história das eleições do Clube.

No dia 21 de Junho de 2017 foi inaugurado o Pavilhão João Rocha.

Em 2017 o ecletismo do Sporting atingiu a excelência com o Clube a marcar presença na principal competição europeia a nível de clubes em 8 modalidades: Futebol, Andebol, Futsal, Atletismo Hóquei em Patins, Ténis de Mesa, Judo e Goalball.

No dia 4 de Fevereiro de 2018 o Sporting tornou-se no primeiro Clube a ganhar na mesma época a Taça dos Campeões Europeus de Corta Mato, simultaneamente nos sectores feminino e masculino, tornando-se assim no único Clube a deter no seu palmarés os títulos de Campeão da Europa de Atletismo em Pista e em Corta Mato, quer no sector feminino, quer no sector masculino.

No dia 24 de Março de 2018 o Sporting inaugurou uma Loja Verde na Rua Augusta, em plena baixa de Lisboa, precisamente na data em que se completaram 5 anos desde a chegada de Bruno de Carvalho à Presidência do Clube.

No dia 15 de Maio de 2018 um grupo de cerca de 40 adeptos encapuçados invadiu a Academia Sporting e agrediu jogadores e treinadores da equipa de futebol que estavam em guerra aberta com o Presidente, numa crise sem precedentes que culminou na destituição e posterior expulsão de sócio de Bruno de Carvalho.

Um novo rumo

Depois de um período de transição em que o Clube foi gerido por uma Comissão de Gestão presidida por Artur Torres Pereira, no dia 8 de Setembro de 2018 realizaram-se eleições antecipadas que resultaram na vitória de Frederico Varandas, que se tornou assim no 44º Presidente do Sporting Clube de Portugal.

Na época 2018/19 a equipa de Futebol do Sporting ganhou pela 2ª vez na sua história a Taça da Liga e conquistou a sua 17ª Taça de Portugal.

Ainda na época 2018/19 o Sporting sagrou-se Campeão da Europa em Corta-Mato feminino, Judo, Futsal e Hóquei em Patins, sem esquecer o Goalball em masculinos e femininos.

Em Outubro de 2019 o Sporting anunciou a concretização do acordo de reestruturação financeira desenhado pela anterior Direção, informando a formalização das alterações aos contratos de financiamento entre o Grupo Sporting e os bancos Millennium BCP e Novo Banco, garantindo assim a opção de compra dos Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC) pelo preço unitário de 0,30 €, com uma significativa melhoria das condições de reembolso obrigatório e reforço das contas reserva. No âmbito deste acordo, o Grupo Sporting procedeu à regularização de todas as obrigações pecuniárias vencidas, passando a estar assim em cumprimento perante os Bancos.

Em Janeiro de 2020 Bruno Fernandes foi transferido para o Manchester United, que pagou um montante fixo de € 55.000.000,00, acrescido de um valor máximo variável de até € 25.000.000,00, naquela que foi a maior transferência da história do Sporting e a segunda maior de sempre no futebol português.

A época desportiva de 2019/20 foi interrompida abruptamente devido à pandemia Covid-19, pelo que na maior parte dos casos os títulos não foram atribuídos. Assim houve a registar apenas a conquista de mais uma Supertaça no Futsal e da Taça Continental no Hóquei em Patins, numa temporada em que a secção de Basquetebol foi reativada, conseguindo logo neste recomeço ganhar a Taça de Portugal, uma prova que só foi concluída em Outubro já com a nava época em curso, um pouco à semelhança do que aconteceu no Futsal, onde a Federação também resolveu terminar a Taça de Portugal referente a 2019/20, em Dezembro de 2020, o que permitiu ao Sporting somar mais um triunfo nesta competição.

Em Julho de 2020 realizou-se uma renumeração de sócios que concluiu que na altura o Sporting tinha 106625 associados, cerca de 70% dos quais com quotas em dia.

Em termos desportivos a temporada 2020/21 poderá ser considerada a melhor de sempre na história do Sporting Clube de Portugal até então, com o Futebol a ganhar o Campeonato Nacional que lhe escapava há 19 anos e a Taça da Liga, enquanto nas modalidades de pavilhão o Futsal teve uma época de ouro vencendo todas as competições em disputa inclusivamente a Liga dos Campeões, o Hóquei em Patins também ganhou a Liga Europeia e o Campeonato Nacional e o Basquetebol somou mais uma Taça de Portugal à conquista do título nacional 39 anos depois da última vitória nesta competição, havendo ainda a registar uma Taça de Portugal no Voleibol, o domínio absoluto no Atletismo feminino e as vitórias no Corta Mato e na Pista Coberta em masculinos, isto num ano em que o Sporting colocou 23 atletas em 5 modalidades nos Jogos Olímpicos de Tóquio, onde Patrícia Mamona conquistou a Medalha de Prata no Triplo Salto e o judoca Jorge Fonseca foi Medalha de Bronze ca categoria de -100kg, havendo ainda a registar o 4º lugar de Auriol Dongmo no Lançamento do Peso e o 5º lugar de João Vieira nos 50Km Marcha.

No dia do seu 115º aniversário, o Sporting Clube de Portugal foi distinguido pelo Governo português com a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo, a mais alta distinção desportiva nacional dada às instituições, que se destina “a galardoar individualidades e coletividades nacionais, ou estrangeiras, pelos serviços prestados em prol do desporto nacional.

No dia 31 de Julho de 2021 o Sporting Clube de Portugal conquistou a sua 9ª Supertaça de Futebol.

Em Setembro de 2021 o Sporting ganhou o prémio da Associação Europeia de Clubes (ECA) na categoria de futebol de formação, devido ao projeto do Modelo Centrado no Jogador, implementado nos seus escalões de formação.

No dia 29 de Janeiro de 2022 o Sporting Clube de Portugal conquistou a sua 4ª Taça da Liga em Futebol.

No último dia deste seu primeiro mandato Frederico Varandas anunciou a consumação do acordo de recompra dos VMOC's detidos pelo Millennium BCP, o que permitia garantir ao Clube a maioria do capital da sua SAD. O Sporting Clube de Portugal passou assim a deter 83 milhões, 563 mil e 849 VMOC's, que correspondiam a 61,9 % das referidas obrigações, que depois de convertidas em ações dariam ao Clube 83,9% dos direitos de voto na SAD, garantindo-lhe a maioria, independentemente do que viesse a acontecer com os restantes VMOC's que estavam na posse do Novo Banco. Ficava assim praticamente resolvido um dos problemas que mais atormentava os Sportinguistas, numa operação que teve um custo total de 14 milhões de Euros, o que significava um preço unitário de 16,6 cêntimos por cada VMOC. Nesse mesmo dia a SAD do Sporting anunciou ter antecipado 38,5 milhões de Euros relativos aos direitos de televisivos contratualizados com a NOS, verba que pelo que se percebeu serviu como garantia não só para a aquisição dos VMOC's, como para a liquidação da restante dívida do Clube ao Millennium BCP. Por regularizar ficou a dívida ao Novo Banco que rondava os 118 milhões de Euros, dos quais cerca de 50 milhões diziam respeito aos VMOC's.

No dia 5 de Março de 2022 Frederico Varandas foi reeleito Presidente do Sporting Clube de Portugal com 85,80% dos votos dos 14795 sócios que participaram nessas eleições.