Skip to main content
Dados de Hermano Ferreira Hermano.png
Nome Hermano Jorge Oliveira Ferreira
Nascimento 16 de Novembro de 1982
Naturalidade Lisboa - Portugal
Posição Atleta (crosse, fundo e maratona)

Hermano Ferreira começou a praticar Atletismo no Santiago quando ainda era criança e, também jogou Futebol como defesa esquerdo no Alverca, chegando mesmo a receber um convite do Sporting para tentar a sua sorte em Alvalade.

No entanto foi no Atletismo que apostou, a partir do momento que em 1997 passou a representar o Benfica, onde esteve 6 temporadas, num período em que fez a sua estreia internacional no Europeu de Corta Mato de Juniores e foi Campeão de Portugal dos 5000m, no escalão de sub-23.

Depois de em 2003 ter representado o Skoda, na temporada seguinte transferiu-se para o Maratona e logo nesse ano foi Campeão Nacional de Estrada, no escalão de sub-23.

Esteve no Maratona até 2010, ajudando o clube a ganhar vários títulos nacionais e internacionais, no Corta Mato e principalmente na Estrada, onde sempre se sentiu mais à vontade, sendo por três vezes o 1º classificado na Taça dos Campeões Europeus de Estrada.

Em 2011 sagrou-se Campeão Nacional de Estrada, numa altura em que representava o Conforlimpa, outra equipa que ajudou a ganhar alguns títulos.

Também apostou nas distâncias mais longas e foi várias vezes o melhor português em Meias-Maratonas que se realizaram no nosso País.

Representou Portugal em duas edições dos Campeonatos Ibero Americanos, obtendo o 4º lugar nos 3000m, em 2006 numa competição que se disputou em Ponce no Porto Rico, para dois anos depois em Iquique no Chile, ser 5º nos 3000m e 7º nos 5000m.

Participou por duas vezes nos Campeonatos do Mundo de Corta Mato e representou Portugal em duas edições da Taça da Europa dos 10000m.

Esteve presente nas Maratonas dos Campeonatos da Europa de Atletismo de 2010 em Barcelona e de 2014 em Zurique, mas desistiu em ambas as ocasiões.

Em Março de 2013 foi 13º na Maratona de Roma, obtendo os mínimos para os Campeonatos do Mundo de 2013, que se realizaram em Moscovo, onde no entanto não conseguiu concluir a prova, devido a uma lesão.

Foi um dos atletas que no final de 2013, aceitou integrar um novo projecto na equipa The Cleans, que no entanto não vingou, pelo que no início de 2014 passou a representar o Sporting Clube de Portugal.

Em 2014 e 2015 ganhou a Corrida Sporting.

Fez parte da equipa do Sporting Clube de Portugal que ganhou o Campeonato Nacional de Corta Mato, na época de 2016, classificando-se no 5º lugar.

No final do ano de 2016 regressou ao Benfica e dois anos depois passou a representar a Escola de Atletismo de Coimbra.

To-mane 22h56min de 4 de Março de 2014 (WET)