Skip to main content
Época anterior:
Halterofilismo 1993/94
Época seguinte:
Halterofilismo 1995/96

Um Campeonato Nacional por equipas ganho na raça

José Alves continuou à frente da secção de Halterofilismo do Sporting Clube de Portugal, com Isidro Soares a manter-se como treinador. A secção tinha finalmente as instalações adequadas para a prática da modalidade, com o novo ginásio que tinha sido instalado em Alvalade no fim da época anterior com o apoio da Federação Portuguesa de Halterofilismo. A secção contava com 15 praticantes, praticamente todos na variante de competição. Muitos dos halterofilistas tinham idade de Júnior, mas competiam também como Seniores.

A época começou com a participação no torneio de qualificação destinado a atletas principiantes e outros que tinham mudado a categoria de peso. Os três atletas do Sporting que participaram, Isidro Soares e Nuno Santos, agora em 59 kg, e o principiante Manuel Pina, conseguiram classificar-se para o Campeonato Regional.

O Sporting poderia ter vencido o Campeonato Regional por equipas, que decorreu em novembro no Laranjeiro, mas, inexplicavelmente, dois atletas inscritos faltaram sem aviso. Assim, sem equipa completa, o Sporting classificou-se em segundo lugar, quando o título teria estado ao alcance.

Uma consequência ainda mais gravosa é que só atletas presentes no regional é que podiam participar no Campeonato Nacional por equipas, que decorreu no Barreiro em dezembro de 1994, e assim mais uma vez o Sporting teve que se apresentar sem equipa completa, ficando praticamente impossibilitado de renovar o título nacional. Praticamente… mas não na prática. Os atletas leoninos presentes superaram-se, e o Sporting revalidou o título ao acumular 344 pontos, contra 343 do Ginásio do Sul.

O Campeonato Nacional individual de Halterofilismo realizou-se em fevereiro, no Ginásio Clube de Santo Tirso. Paulo Purvis lesionou-se num joelho, acabando por levantar o mesmo peso que o campeão em 54 kg, mas perdeu na balança. Isidro Soares também ficou em segundo na sua categoria (59 kg). Paulo Ferreira ficou em 3º em 83 kg, tal como Carlos da Fonseca em 70 kg, o que com 212,5 kg constituiu o seu recorde pessoal. Manuel Fonseca e Luís Santos ficaram em 5º, em 70 kg e 76 kg, respetivamente.

Em março os juniores leoninos venceram o Campeonato Regional de Juniores, com Paulo Purvis e Paulo Henriques a vencerem nas suas categorias.

Em abril o Sporting ganhou a Taça comemorativa do 25ª Aniversário da Federação Portuguesa de Halterofilismo, com Pedro Oliveira a vencer em 99 kg.

Em junho três atletas leoninos conquistaram os títulos nacionais de 2ª categoria nas suas categorias, com Nuno Santos a bater três recordes nacionais em 59 kg.

O Campeonato Nacional de 1ª categoria foi realizado a 1 de julho em Alvalade, no ginásio de Taekwondo. Isidro Soares, o único halterofilista do Sporting na competição, ficou em 2º lugar em 59 kg. Note-se que já tinha sido realizado um Campeonato Nacional em fevereiro, o qual eventualmente poderá ser de categorias inferiores.

Figuras

Plantel

Atleta Obs. Atleta Obs.
António Peixoto 99 kg Isidro Soares 59 kg
Paulo Purvis 54 kg Manuel Pina 70 kg
Carlos Fonseca 70 kg Carlos Fonseca 70 kg
Paulo Ferreira 76 kg Luís Santos 76 kg
Pedro Oliveira 99 kg José Silva 83 kg
Nuno Santos 59 kg Manuel Pina 50 kg, principiante

Secção

Director Seccionistas Treinador
José Alves Isidro Soares

Troféus conquistados

Nacional coletivo

Regional coletivo

Nacional individual

Regional individual

Outros troféus

  • Taça 25º Aniversário da Federação Portuguesa de Halterofilismo
    • Clubes (masculinos+femininos): Sporting (130 pontos)
    • Equipas masculinas: Sporting (130 pontos)
    • 99 kg: Pedro Oliveira

Recordes Nacionais

Atleta Categoria Prova Marca Competição Data
Nuno Santos Juvenis, 59 kg Arranque 75 kg Campeonato Nacional 2ª categoria 0?-06-1995
Nuno Santos Juvenis, 59 kg Arremesso 95 kg Campeonato Nacional 2ª categoria 0?-06-1995
Nuno Santos Juvenis, 59 kg Total Olímpico 170 kg Campeonato Nacional 2ª categoria 0?-06-1995


Links

Ver também