Skip to main content
Época anterior:
Ginástica 1964/65
Época seguinte:
Ginástica 1966/67

Uma secção com prestígio

Maria Carlos Radich
O ginásio de Alvalade

A secção de Ginástica do Sporting Clube de Portugal passou a ser dirigida por Joaquim Cândido da Silva, e tinha como diretor do pelouro António Avelar da Costa. O Sporting contava com um excelente naipe de professores. O Sporting tinha 17 classes, desde os 4 anos de idade, e incluindo classes de Ginástica Aplicada masculina e feminina e Rítmica de senhoras. As classes, que juntavam 400 ginastas, estavam distribuídas pelo ginásio na sede e pelo ginásio no Estádio José Alvalade.

A Secção organizou no início de 1966 uma série de conferências sobre temas diversos, como a alimentação para desportistas.

Os Campeonatos Nacionais de 4ªs categorias decorreram no início de março. Fernando Manuel Braga e Inácio Manuel Pires ficaram em 2º e 5º na classificação geral. Braga foi campeão nacional em barras paralelas, argolas e mãos livres. Célia Maria Metras e Maria Margarida Gonçalves ficaram em 3º e 4º em senhoras.

Maria Carlos Radich foi a única representante leonina nos Campeonatos Nacionais de 3ªs categorias, que decorreram em março, devido a lesão de Nelson Reis Pinto e época de exames de Olga Santos Alves. Sagrou-se campeã nacional absoluta e ainda em trave olímpica, mãos livres e salto de cavalo.

Seguiu-se, ainda em março, o Campeonato Nacional de 2ªs categorias. O Sporting participou com António Lopes da Costa e Telmo de Azevedo Fernandes. Fernandes sagrou-se campeão nacional absoluto, vencendo em todas as provas.

A Ginástica leonina marcou presença em inúmeros certames organizados por outras associações, fruto do prestígio que a secção vinha granjeando nos últimos anos.

O sarau de Ginástico do clube decorreu como de costume no Pavilhão dos Desportos de Lisboa, a 20 de maio de 1966, marcando o início das comemorações do 60º aniversário do Clube.

O encerramento da época deu-se a 24 de junho com uma aula de encerramento no ginásio da sede.

Telmo de Azevedo Fernandes foi chamado a representar Portugal no II encontro Portugal-Marrocos e ainda nos III Jogos Luso-Brasileiros, em que foi o melhor português, ficando em 3º lugar na classificação geral.

Figuras

Secção

Capitão Secretários Professores Diretor
Joaquim Cândido da Silva Fernanda da Silva
Alfredo Armando Pinto
Amílcar Peres
Jorge Bastos de Oliveira
Carlos Radich
Eurico Manuel Roque
Ernesto de Assunção
Reis Pinto
António Manuel de Araújo Leite
Hélder da Silva Matos
Leopoldina Matos
Isabel da Conceição Silva (pianista)
António Avelar da Costa

Ginastas

Ginasta Obs. Ginasta Obs.
Maria Carlos Radich 3ª cat. Olga Santos Alves 3ª cat.
Nelson Reis Pinto 3ª cat. Telmo de Azevedo Fernandes 1ª cat.
Fernando Manuel Braga 4ª cat. Inácio Manuel Pires 4ª cat.
Célia Maria Metras 4ª cat. Maria Margarida Gonçalves 4ª cat.

Troféus conquistados

Nacional individual

Links