Skip to main content
Época anterior:
Ginástica 1961/62
Época seguinte:
Ginástica 1963/64

Finalmente o ginásio

Inauguração do ginásio do Sporting a 10 de novembro de 1962
O Sarau do Sporting

A secção de Ginástica do Sporting Clube de Portugal continuou a ser dirigida por Avelar Costa. Depois de um ano de transição, a modalidade viu o número de classes aumentar para 20.

A época abriu em outubro, com aulas ainda na sede. O tão almejado ginásio no Estádio José Alvalade foi inaugurado a 10 de novembro de 1962, tendo sido financiado com contribuições de sportinguistas através da Campanha Pró-Ginásio, que angariou mais de 76 mil escudos. Essa quantia chegou para a construção do ginásio, mas não para o seu apetrechamento com o material necessário. Esse foi adquirido já em 1963 com a oferta de 40 mil escudos por dois sócios, José Silveira Machado e um seu amigo que ficou incógnito com a quantia a ser entregue por Manuel Nazareth.

A Ginástica estava dividida em Ginástica Educativa e em Ginástica Aplicada, ou seja de competição, normalmente organizada em classes especiais.

A secção organizou várias iniciativas, como o "Natal do Ginasta" em dezembro de 1962, o Sarau do Clube, realizado a 6 de junho de 1963 como de costume no Pavilhão dos Desportos de Lisboa, e a festa de encerramento da época a 29 de junho no ginásio. Classes leoninas apresentaram-se em diversos certames de outros clubes, num sarau do Sporting Clube de Aveiro, um sarau com a Sociedade Ordem e Progresso, no Estádio do Bonfim, e outros.

O aumento da quantidade de atletas traduziu-se também no aumento da qualidade, e o Sporting participou nos Torneios Nacionais de Ginástica Aplicada organizados pela Federação Portuguesa de Ginástica em 27 e 29 de maio de 1963, algo que não acontecia desde 1960/61. O Sporting obteve as suas melhores classificações e apresentou-se pela primeira vez em 1ªs e 2ªs categorias desde que tinha começado a participar nestes campeonatos em 1951.

Rui e Telmo de Azevedo Fernandes concorreram em 1ª e 2ª categorias. Em 1ª ficaram, respetivamente, em 3º e 4º, com Rui a conquistar o título nacional em Argolas e Telmo em Cavalo com arções. Em 2ª Rui venceu na geral e Telmo ficou em 2º, tendo havido apenas dois concorrentes. Rui venceu todas as especialidades, exceto Argolas, prova ganha por Telmo.

O Sporting apresentou quatro concorrentes em Senhoras 3ª categoria. Clotilde Castro Bugarin ficou em 4º na classificação geral, Fernanda Garcia da Silva em 5º, conseguindo medalha de bronze em saltos de cavalo, Hortense Palma ficou em 6º e Fernanda Fortes em 7º. Com estas classificações, a equipa leonina ficou em 1º lugar.

Ana Maria Ferraz dos Santos e Rui de Azevedo Fernandes representaram Portugal nos II Jogos Luso-Brasileiros.

Figuras

Secção

Capitão Secretários Professores Diretor
António Avelar Costa Alfredo Armando Pinto Machado
Caetano Ribeiro dos Santos
Reis Pinto
António Manuel de Araújo Leite
Hélder da Silva Matos
Jorge Ferreira Crespo
João de Moura e Sá e Silva
Isabel da Conceição Silva (pianista)

Ginastas

Ginasta Obs. Ginasta Obs.
Rui de Azevedo Fernandes 1ª/2ª cat Telmo de Azevedo Fernandes 1ª/2ª cat
Clotilde Castro Bugarin 3ª cat. Fernanda Garcia da Silva 3ª cat.
Maria Hortense Palma 3ª cat. Ana Maria Ferraz dos Santos
Maria Fernanda Fortes 3ª cat.

Troféus conquistados

Nacional por equipas

  • Campeonato Nacional Senhoras 3ª categoria
    • Equipas: Clotilde Castro Bugarin, Fernanda Garcia da Silva, Maria Hortense Palma, Maria Fernanda Fortes

Nacional individual

Links