Skip to main content
Época anterior:
Ginástica 1960/61
Época seguinte:
Ginástica 1962/63

Uma época de transição

O Sarau do Sporting
O Sarau do Sporting

A secção de Ginástica do Sporting Clube de Portugal continuou a ser dirigida por António Avelar Costa. A secção debatia-se, como há muitos anos, com uma procura muito grande para as instalações disponíveis, com apenas uma sala para todas as classes. A época de Ginástica educativa começou com algum atraso, mas com um pequeno acréscimo do número de praticantes.

A época começou praticamente sem praticantes de ginástica aplicada masculina e com a saída do prof. da classe feminina Robalo Gouveia. No entanto, em outubro de 1961 já tinha sido reconstituída a classe masculina com cerca de uma dezena de ginastas.

O Sporting organizou o seu Sarau de Ginástica no Pavilhão dos Desportos de Lisboa a 8 de junho de 1962, bem como diversos saraus no ginásio da sede do Clube com a participação de ginastas de outros clubes.

O Sporting decidiu não participar nos campeonatos nacionais de Ginástica Aplicada, em protesto contra a regulamentação dos mesmos.

Foi lançada em 1961 uma campanha Pró-Ginásio em Alvalade, recolhendo donativos para a construção de um ginásio próprio. A campanha decorreu bem ao longo da época, e depois de um peditório no Sarau do Clube, as obras começaram ainda em junho de 1962 quando já se tinham reunido no total 55850$00.

O Prof. Moura e Sá foi condecorado com a Medalha de Bons Serviços Desportivos em reconhecimento da sua contribuição para o desenvolvimento da Educação Física em Portugal.


Figuras

Secção

Capitão Secretários Professores Diretor
António Avelar Costa Alfredo Armando Pinto Machado
António Augusto Ferreira Mendonça
Renato Fernando de Barros Cruz
Caetano Ribeiro dos Santos
Domingos João Lourenço Azevedo
Reis Pinto
António Manuel de Araújo Leite
Hélder da Silva Matos
Jorge Ferreira Crespo
João de Moura e Sá e Silva
Lavínia Pais
Isabel da Conceição Silva (pianista)
João Rebelo Marques de Almeida

Links