Skip to main content
Fernando Mamede festeja com Moniz Pereira

Depois de algumas tentativas falhadas por pouco, em 2 de Julho de 1984 consumou-se finalmente o primeiro Recorde Mundial da história do Atletismo, português.

Nesse dia Moniz Pereira conseguiu juntar Carlos Lopes e Fernando Mamede em torno do grande objectivo, numa corrida de 10000m realizada em Estocolmo, sob condições atmosféricas perfeitas e superiormente preparada para o efeito.

Grande parte da prova foi comandada por Carlos Lopes, que impôs um andamento fortíssimo, destroçando toda a concorrência, inclusivamente Fernando Mamede, que chegou a atrasar-se entre os 8 e os 9 mil metros.

Nesse momento Lopes parecia caminhar de forma irreversível para a vitória, mas Mamede conseguiu recuperar, arrancando para um último quilómetro feito no tempo fabuloso de 2,32,72m.

A corrida decidiu-se a 500 metros do fim, quando Mamede arrancou imperial para a vitória, fazendo-se valer da sua forte ponta final, para uma última volta percorrida em pouco mais de 50 segundos, o que lhe valeu o novo Recorde do Mundo dos 10000m com o tempo de 27,13,81m, destronando de forma clara a marca do queniano Henry Rono, que datava de 1978 e à qual retirou 8,69,s.

Carlos Lopes ficou em 2º lugar com o tempo de 27,17,48m, que passava a ser a segunda melhor marca mundial de sempre, retirando mais de 5 segundos ao anterior Recorde de Rono, e no final da prova não teve dúvidas em assumir-se como o grande responsável pelo êxito desta histórica corrida, pois tal só fora possível graças ao forte andamento que conseguira impor.

Pelo seu lado Fernando Mamede estava naturalmente eufórico e salientou o facto de ter conseguido resistir aos esticões de Carlos Lopes, para depois meter o seu andamento na última volta, onde quando conseguia chegar em boas condições era praticamente imbatível.

Este Recorde Mundial de Fernando Mamede só seria melhorado 5 anos depois, pelo mexicano Arturo Bárrios, e perduraria como Recorde da Europa ainda mais 10 anos, até ser batido por António Pinto.

To-mane 13h59min de 20 de Outubro de 2012 (WEST)