Skip to main content
A festa das senhoras
A festa dos homens

A Taça dos Campeões Europeus de Corta Mato de 2018 realizou-se na pista de Mira a 04 de Fevereiro, com o Sporting superiormente orientado pelo Prof. Nogueira da Costa, a apresentar-se como o representante de Portugal em três das quatro provas em disputa e com ambições justificadas na luta pelas vitórias nos seniores, onde no sector feminino era claramente favorito, enquanto no masculino podia pelo menos sonhar em recuperar um título que já tinha conquistado por 14 vezes, mas que lhe escapava há 24 anos.

A vitória das senhoras confirmou-se sem grandes dificuldades, apesar de Jéssica Augusto ter arrancado mal. No entanto a atleta leonina recuperou rapidamente e chegou mesmo a discutir a vitória com a polaca Katarzyna Rutkowska. O resto da equipa esteve à altura das responsabilidades com o Sporting a meter cinco atletas nos dez primeiros lugares, às quais se juntou Carla Salomé Rocha que terminou na 12ª posição.

No fim foi uma vitória categórica apesar da boa réplica dada pelas espanholas do Bilbao Atletismo Santutxo, que conseguiu colocar as suas duas melhores atletas no 3º e no 4º lugares, mas que depois fechou a equipa com um 11º e um 13º lugares, ou seja, a sexta atleta do Sporting ficou à frente da quarta espanhola.


Classificação por equipas - Femininos

Posição Clube País Pontos
SPORTING Portugal 22
Bilbau Espanha 31
Bursa Büyüksehir SK Turquia 55

Classificação individual

Posição Atleta Marca Observações
Jéssica Augusto 20,08m
Sara Moreira 20,19m
Inês Monteiro 20,24m
Sviatlana Kudzelich 20,27m
10º Catarina Ribeiro 20,31m
12º Carla Salomé Rocha 20,46m
A vitória de Kiplangat

Nos homens Davis Kiplangat fez uma prova espetacular confirmando ter sido uma magnífica contratação, ao vencer a prova individual com grande à vontade. Rui Pedro Silva e Rui Teixeira também conseguiram entrar nos dez primeiros lugares, enquanto o Capitão Licínio Pimentel fechou a equipa no 11º lugar, consumando uma vitória que acabou por ser mais fácil do que se esperava, devido às prestações menos conseguidas das equipas espanhola e turca, pelo que acabou por ser o Olympic Essenbeek Halle da Bélgica a dar mais luta, embora os quatro atletas do Sporting que pontuaram tenham ficado à frente dos seus adversários diretos da equipa belga.

Classificação por equipas - Masulinos

Posição Clube País Pontos
SPORTING Portugal 25
Olimpic Essenbeek Halle Bélgica 40
Bikila Espanha 74

Classificação individual - Masculinos

Posição Atleta Marca Observações
Davis Kiplangat 29,44m
Rui Pedro Silva 30,30m
Rui Teixeira 30,32m
11º Licínio Pimentel 30,48m
20º Bruno Albuquerque 31,05m
Carlos Silva, Nogueira da Costa e Carlos Lopes com as taças acabadas de conquistar

Com esta dupla vitória o Sporting tornou-se no primeiro Clube a ganhar na mesma época a Taça dos Campeões Europeus de Corta Mato, simultaneamente nos sectores feminino e masculino, tornando-se ainda no primeiro Clube a deter no seu palmarés os títulos de Campeão da Europa de Atletismo em Pista e em Corta Mato, quer no sector feminino, quer no sector masculino.

Há ainda a referir a participação da equipa feminina no escalão de Juniores que obteve o 5º lugar, com Beatriz Rodrigues a ser a melhor atleta leonina terminando a prova no 10º lugar.

To-mane (discussão) 00h19min de 8 de fevereiro de 2018 (WET)