Skip to main content
Emblema do Académico de Viseu

Fundação

O Clube Académico de Futebol (C.A.F.), popularmente conhecido como Académico de Viseu, é a Delegação nº 8 do Sporting Clube de Portugal. Terá sido formado [1], nos primeiros anos do Séc. XX, por um grupo de alunos do Liceu e do Colégio da Via-Sacra, aí a justificação para o nome do clube e a sua côr, o negro. A primeira notícia da sua existência foi encontrada, na Imprensa, datada de 7 de Junho de 1914, e diz respeito a um desafio de futebol a realizar no Campo de Viriato, no dia 15 às 14 horas, entre “... os teams Sportivos de Tondela e do Académico de Viseu”. O Académico foi um grupo informal, até 1927, o ano da aprovação e entrega dos seus Estatutos na Federação Desportiva de Viseu, mais tarde Associação de Futebol de Viseu. A data da fundação do C.A.F. está indicada no site oficial do Clube como sendo no ano de 1914, e na página oficial do Sporting Clube de Portugal (anteriormente à remodelação da mesma em 2010) como sendo em 1 de Janeiro de 1914. Nos Estatutos do Clube, aprovados em 1961, afirmam no entanto que o Clube “é uma associação desportiva, fundada em 1917”.

Equipa do Académico de Viseu em 1950

O Clube utiliza o Estádio do Fontelo, que é uma estrutura municipal que também alberga os Jogos da Cidade de Viseu. Foi inaugurado em 1928. Chegou a ter cerca de 30000 lugares, tendo actualmente cerca de 15000 lugares sentados. Para além do campo de futebol, alberga uma pista de atletismo sintética. Integrados no complexo do Estádio estão ainda o Campo 1.º de Maio, sintético, e o Campo José Alves Madeira, relvado, funcionando como campos de treino e de apoio.

Crise

Em 2005, o Clube Académico de Futebol (CAF) envolvia 500 jovens em várias modalidades desportivas (natação, andebol, futebol, futsal, voleibol, basquetebol e atletismo) [2]. No entanto, dívidas de cerca de 1 milhão de euros e problemas financeiros conduziram o Clube Académico de Futebol (fundado em 1914) a ser declarado insolvente por decisão judicial, após reunião geral de credores, em 5 de Janeiro de 2006 [3]. No dia seguinte, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) suspendeu todos os jogos do Académico de Viseu, nas categorias de juniores, juvenis e iniciados, o que afectou centenas de jovens, que ficaram impossibilitados de praticar futebol e de disputar os campeonatos dos escalões em que estavam inseridos. O comunicado da FPF foi “Por decisão da juíza de Distrito do Tribunal Judicial da Comarca de Viseu, o Clube Académico Futebol não poderá exercer qualquer contrato ou actividade a partir da data de ontem (5 de Janeiro de 2006), conforme informação da Associação de Futebol de Viseu, pelo que a Federação Portuguesa de Futebol decidiu suspender a realização de todos os jogos em que o clube participava nos Campeonatos Nacionais de juniores, juvenis e iniciados.

Académico de Viseu em jogo contra o Sporting

Refundação

Já anteriormente, em Setembro de 2005, o futebol sénior do C.A.F. tinha transitado para uma nova colectividade desportiva, o Académico de Viseu Futebol Clube, que nasceu da associação com o Grupo Desportivo de Farminhão [4]. O C.A.F. fez um protocolo que foi assinado por uma Comissão Administrativa do C.A.F., pela Direcção do Grupo Desportivo de Farminhão e ratificado pelas Assembleias Gerais dos dois clubes para a mudança do nome G. D. de Farminhão, para Académico de Viseu Futebol Clube. O G.D.F., clube de uma das freguesias do concelho de Viseu, disputava a I Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viseu. As cores e o símbolo do A.V.F.C. são os mesmos do extinto Clube Académico de Futebol.O G.D.F. que mudou o seu nome para Académico de Viseu Futebol Clube, também transferiu a sede para Viseu e com o acordo do município passou a utilizar as instalações desportivas do Fontelo.

Equipa do Académico de Viseu em 2008/09

Em comunicado, a Direcção do assim recém-formado Académico de Viseu Futebol Clube, explicitou que “O que na realidade acontece é apenas e só a alteração da denominação social de uma colectividade que se chama Grupo Desportivo de Farminhão e que passará a chamar-se Académico de Viseu Futebol Clube (A.V.F.C.) e que pretende cativar os adeptos do Desporto Rei do Concelho de Viseu, e com o acordo das Entidades Competentes para o efeito, passar a jogar no Estádio Municipal do Fontelo. Ao contrário do que muitos pensam, não se trata de evitar os credores do CAF. O CAF acabou para o Futebol sénior no dia em que o acordo com o Paulo Ricardo não foi conseguido, e, por outro lado as dívidas do CAF só a ele dizem respeito.”

Ou seja, o A.V.F.C. herdou tudo do C.A.F., com excepção das dívidas, e ainda com excepção da sua ligação ao Sporting Clube de Portugal. Com efeito, a Delegação nº 8 do Sporting é ainda o Clube Académico de Viseu, o qual formalmente existia ainda no fim da década de 2000, estando então à guarda de um solicitador designado pelo Tribunal de Viseu, sendo expectável que seja, eventualmente, formalmente extinto. Não se conhece actualmente um processo tendente a retomar a ligação ao Sporting Clube de Portugal, através da formalização do Académico de Viseu Futebol Clube como sua Delegação.

Hino do Clube

O Académico tem
Um grupo de carolas
Que o ajuda também
A meter muitas bolas

Sempre activo, e patente
Honrando seu pendão
Luta valentemente
P'ra ser o Campeão

Velho Académico
Á chuva, ao sol
Não é já anémico
Em futebol...
Luta fogueira
Grande ideal
Levar a beira A Portugal

Passe á esquerda, á direita
Á frente á rectaguarda...
A equipa é perfeita
Guarda redes em guarda

P´lo desporto em Viseu
P´la nossa Beira Alta,
O clube reviveu
E a malta não lhe falta!...

Velho Académico
Á chuva, ao sol
Não é já anémico
Em futebol...
Luta fogueira
Grande ideal
Levar a beira
A Portugal!...

Palmarés

1949/50 Vencedor da Zona B da 2ª Divisão Nacional
1987/88 Zona Centro da 2ª Divisão Nacional
1992/93 e 1994/95 Vencedor da Zona Centro da 2ª Divisão Nacional “B”
2006/07 Vencedor Do Campeonato Distrital de Viseu Presença na 1ª Divisão em 1978/79, 1980/81, 1981/82, e 1988/1989
Melhor resultado na Taça de Portugal: 1/4 de Final em 1978/1979

Contactos

Referências

  1. Ver o primeiro post do blogue não oficial do Clube, http://cafviseu.blogspot.com/
  2. Na página da internet do antigo CAF, ainda disponível em Outubro de 2010
  3. Diário Regional Viseu, 9 de Janeiro de 2006.
  4. Na página da internet do A.V.F.C., em Outubro de 2010