Skip to main content
Carlos Lopes atrás de Alberto Salazar, nos Bislett Games

Em 1981 Carlos Lopes já tinha dado sinais do seu ressurgimento ao mais alto nível, principalmente quando fez a marca de 27,47,8m, na prova em que Fernando Mamede bateu o Recorde da Europa dos 10000m, mas mesmo assim ninguém estaria à espera que depois de tantas lesões e com 35 anos de idade, ele fosse capaz de se superar.

O grande feito aconteceu no dia 26 de Junho de 1982 durante os famosos Bislett Games que disputavam em Oslo, numa prova onde o americano Alberto Salazar assumira a intenção de bater o Recorde do Mundo do queniano Henry Rono, que também marcou presença.

A corrida decorreu nos moldes planeados e aos 5000m o grupo da frente passou com uma vantagem de mais de 10s em relação ao que tinha sido feito no dia do Recorde Mundial de Rono, que aos 8 quilómetros cedeu, deixando Lopes sozinho na frente com Salazar e com o belga Alex Hagelsteens.

No entanto o queniano ainda conseguiu recuperar o atraso de quase 30 metros que chegou a ter, reaproximando-se do trio que liderava a corrida, mas a 250 metros da meta, Carlos Lopes desferiu um forte ataque, surpreendendo os seus adversários ao ganhar a corrida com o tempo de 27,24,39m, que era o novo Recorde da Europa dos 10000m, ficando a apenas 2,39s do Recorde do Mundo.

No final da corrida Carlos Lopes confessou que não estava à espera de conseguir aquele resultado, mas desta vez tinha beneficiado de um comboio até à última volta, pois não lhe cabia a responsabilidade de puxar. Depois tudo tinha sido muito simples, "quem pode anda, quem não pode fica para trás".

Nessa altura havia alguma rivalidade entre Lopes e Mamede, mas este afirmava nunca ter contribuído para ela, e assim foi ao aeroporto felicitar o seu companheiro, afirmando não estar triste por ter perdido o Recorde e que triste ficaria se o tivesse perdido para o belga que ficara no 3º lugar, e que também superara o seu Recorde.

Quanto ao Recorde do Mundo, Lopes disse que não estava a pensar em batê-lo, mas Moniz Pereira garantia que tanto Carlos Lopes como Fernando Mamede o podiam fazer, numa prova devidamente preparada para isso. Estava lançada a premonição, mas de permeio ainda faltava mais um episódio.

To-mane 14h37min de 9 de Outubro de 2012 (WEST)