Skip to main content
Domingos Castro a caminho de mais um triunfo. O quinto em termos individuais

Campeão Europeu de Corta-Mato pela 13ª vez em 1993 e tendo ganho nesse mesmo ano pela 42ª vez o Campeonato Nacional de Corta-Mato (Crosse), o Sporting Clube de Portugal iria participar em 1994 mais uma vez na Taça dos Campeões Europeus de Corta-Mato.

Assim, no dia 6 de Fevereiro de 1994 os atletas do Sporting estavam à partida da prova em Amorebieta em Espanha com mais 18 equipas.

A Equipa do Sporting comandada por Bernardo Manuel, enfrentou forte oposição por parte da equipa espanhola do Rebook, que colectivamente iria ganhar não fosse um pujante final de Carlos Monteiro que na recta da meta ultrapassou dois atletas dessa equipa que seguiam à sua frente, o Sporting acabou por conseguir colocar 4 elementos nos dez primeiros lugares, numa prova disputada num terreno que se foi transformando num lodaçal com o passar das voltas.

Nesta prova, destaque para Domingos Castro, que a meio da corrida lançou um ataque demolidor, deixando para trás toda a concorrência, vencendo assim o seu quinto Título de Campeão Europeu de Clubes de Corta Mato em termos individuais


O Sporting sagrou-se então Campeão Europeu de Corta-Mato pela 14ª vez, tendo a classificação para os três primeiros ficado assim ordenada:

Os heróis de 1994 em pleno relvado do Estádio José Alvalade. Domingos Castro, Eduardo Henriques, Alberto Maravilha, João Junqueira e Ezequiel Canário. Na foto falta Carlos Monteiro, por na altura se encontrar fora de Lisboa
  • 2º Reebok Racing Club (Espanha) - 28 pts
  • 3º JIM Marignane (França) - 49 pts


Destaques da classificação individual:

  • 2º Yann Millon - JIM Marignane (França)
  • 3º J.P. Lautredoux - JIM Marignane (França)


Esta foi também a sexta vitória consecutiva na competição (1989 a 1994), dando ao Sporting o Título de Hexa-Campeão Europeu, feito alcançado pela segunda vez!