Skip to main content
Época anterior:
Bilhar 1963/64
Época seguinte:
Bilhar 1965/66

O primeiro campeonato nacional

Egídio Vieira

A secção de Bilhar do Sporting conheceu um período de certa instabilidade diretiva. A época começou com Álvaro da Luz Carvalho como capitão da secção, sendo sucedido em dezembro de 1964 por João Morais Cardoso. Seguiu-se-lhe José Paulo Duarte já em 1965.

O Torneio de Abertura de Lisboa em 3 Tabelas começou em novembro de 1964, dotado com a "Taça Sampaio. O Sporting participou com quatro equipas, tendo concorrido ainda equipas do Benfica, Grémio Lisbonense, Café Pigalle, Café Minabela, Café Continental e Cervejaria Belmar. Desta feita uma equipa leonina ficou em 3º, com o Lisbonense a ganhar e o Pigalle a ficar em 2º.

O Campeonato de Lisboa de 3 Tabelas de 1ªs categorias foi disputado em janeiro de 1965. O Sporting venceu, apurando-se assim para o Campeonato Nacional.

O Campeonato Nacional realizou-se a duas mãos entre os campeões do Sul e do Norte, a 3 e 10 de abril de 1965 em Lisboa e no Porto, com equipas de quatro jogadores. Em Lisboa o Sporting venceu o Leixões por 4-0, o que lhe trouxe uma vantagem apreciável para o jogo da segunda mão. Este correu menos bem, com o Sporting a conseguir empatar um dos quatro jogos através de Ângelo Alves. Assim, com quatro vitórias, três derrotas e um empate o Sporting sagrou-se campeão nacional pela primeira vez. Note-se que no primeiro dia Egídio Vieira, campeão nacional em três modalidades de Bilhar e antigo vice-campeão mundial em três tabelas, estreou-se pela equipa leonina. A vitória apurou o Sporting como representante na Taça da Europa Inter-Clubes.

O Sporting defrontou o Bilhar Club Barcelona, vice-campeão europeu em título, a 25 de maio de 1965 nas semi-finais da Taça da Europa Inter-Clubes às 3 Tabelas. A equipa leonina triunfou categoricamente, ao vencer por 6-2. A final teve lugar a 17 e 20 de junho, em Waalwick na Holanda, com representantes da Bélgica, Áustria, Suíça e Holanda. A equipa leonina foi constituída por Egídio Vieira, António Vinagre, Ângelo Alves e Jaime Pimenta. O Sporting venceu o Club Genevois por 7-1, e empatou 4-4 com a Academia de Antuérpia, União de Viena, e Von Brandt de Waalwick. Com estes resultados, alcançou um 3º lugar. Note-se que, apesar da crise financeira que o Sporting vivia, a Direção contribuiu para as despesas da deslocação, a que se somou o auxílio de alguns simpatizantes e amigos da secção de Bilhar.

Não encontramos notícias de uma Taça de Portugal que o Sporting terá ganho. Pensamos poder ser confusão com o título nacional. O Relatório e Contas do Clube não foi apresentado nesse ano, tendo sido feito em 1967 que englobou 1965, 1966 e 1967, não trazendo resultados desportivos. O Jornal Sporting trouxe pouquíssimas notícias sobre o Bilhar leonino. Com isto, ficámos sem saber que títulos individuais terão ganho os bilharistas do Sporting, parecendo inevitável terem sido muitos.

Figuras

Secção

Capitão Secretário Diretor
Álvaro da Luz Carvalho (até 22 de dezembro de 1964)
João Morais Cardoso (a partir de 23 de dezembro de 1964)
José Paulo Duarte (em maio de 1965)
António Vinagre
Jaime Pimenta
Joaquim Lourenço Bernardo

Bilharistas

Jogador Comentário Jogador Comentário
Jaime Pimenta 1ª cat. Ângelo Alves 1ª cat.
Manuel Leite Ribeiro 1ª cat. José Luís Tavares 1ª cat.
Dr. Mário Reis 1ª cat. Egídio Vieira 1ª cat.
António Vinagre 1ª cat.

Troféus conquistados

Nacional por equipas

Regional por equipas

  • Campeonato Regional
    • 3 Tabelas: Sporting

Regional individual

  • Campeonato de Lisboa
    • 3 Tabelas 2ª categoria: Américo Sousa

Links

  • Regressar à página principal do Bilhar