Crise na secção, crescimento nos escalões
Em 2014/15, o Basquetebol do Sporting expandiu a sua actividade, com o novo escalão de sub-14 masculinos e femininos, já um escalão de competição e não de minibasquetebol.
No início da época instalou-se uma crise na secção, devido à ascensão da equipa sénior feminina à 1ª Divisão Nacional (2º escalão). O Sporting, que tinha ficado em 4º na Final Four, beneficiou da desistência do CAD de Coimbra e do facto de o 3º classificado, o Braga, não pretender a subida. Por força dos regulamentos e devido a essa desistência ter sido tardia, a subida deu-se por acordo entre os clubes e a Federação Portuguesa de Basquetebol, sem o direito desportivo correspondente. No seguimento desse facto, a direcção da Associação de Basquetebol do Sporting Clube de Portugal, liderada desde o renascer da modalidade em 2012 por Edgar Vital e Juvenal Carvalho, demitiu-se. Uma Comissão de Gestão nomeada pelo Clube garantiu a transição para a nova direcção, constituída em Novembro de 2014, liderada por Pedro Antunes. O grande motor dos escalões de formação foi Jorge Patinho.
Foram formadas, pela primeira vez desde o renascimento do basquete no Sporting, equipas de Sub 14, masculina e feminina. A equipa masculina, treinada por Vasco Rebolo e constituída por uma maioria de jogadores de 1º ano e com poucos anos de Basquete, ficou em 27º lugar no Campeonato de Lisboa, entre 37 participantes.
Em dezembro de 2014 foi inaugurada no Museu Mundo Sporting uma exposição subordinada ao tema "O Basquetebol no Sporting: O futuro é nosso!", organizada por Lúcia Paula Santos, que contou com o apoio da Secção de Basquetebol e com diversos antigos atletas e dirigentes a contribuirem com o seu espólio.
Figuras
Secção
Links