Skip to main content
Época anterior:
Automobilismo 1962
Época seguinte:
Automobilismo 1964

Tricampeões de Portugal

Condutores da Volta a Portugal

O capitão da secção de Motorismo, que tinha as sub-secções de Automobilismo e Motociclismo, era Octávio Serra Ribeiro, que sucedeu ao Dr. Fernando da Costa Barreiros. Já há vários anos que a atividade de Motociclismo era residual, com algumas apresentações em festivais em Alvalade e pouco mais, de modo que a atividade da secção na realidade resumia-se praticamente apenas ao Automobilismo. No entanto, neste ano o Sporting organizou dois ralis de Motociclismo.

A época foi muito bem disputada. O Sporting dispunha de pilotos de categoria nacional e internacional.

A XIV Volta a Portugal decorreu entre fins de novembro e início de dezembro, organizada pelo Clube dos 100 à Hora. Manuel Lopes Gião venceu a classificação geral bem como o grupo de Turismo, e o Sporting venceu por equipas.

O V Campeonato Nacional de Condutores consistiu em diversas provas, nos moldes habituais, nas classes de Turismo e Grande Turismo: IV Rampa de Santa Cristina do Porto; VII Grande Rali a Sintra-Camélias; X Rali Internacional do ACP; Rali do Benfica; III Taça de Ouro; XII Rali da Montanha; VI Grande Rali do Sporting; V Grande Volta à Ilha da Madeira; Circuito de Cascais; Circuito de Vila do Conde; Rampa da Pena; e XIV Volta a Portugal. O Sporting apurou quatro pilotos. Em Turismo, foram Manuel Lopes Gião, que venceu e ficou em 2º na classificação geral, sendo assim o sportinguista melhor classificado na prova. Jorge Passanha e César Torres, também em Turismo, ficaram em 3º e 4º em Turismo e 4º e 5º na classificação geral. Em Grande Turismo Ruy Martins da Silva ficou em 4º e em 8º na classificação geral. Com estas classificações, o Sporting conquistou o título por equipas em Turismo, sagrando-se campeão nacional. Horácio Carvalho Macedo foi vencedor absoluto e em Grande Turismo, mas, contrariamente ao ano anterior, não representou o Sporting.

Pilotos leoninos tiveram excelente participação em provas internacionais. Jorge Passanha ficou em 2º em Grande Turismo e 7º na geral no I Grande Prémio Spantax-Madrid, e no I Troféus Juan Jover em Espanha, foi obrigado a desistir por toques dos adversários quando seguia em 1º lugar. Por seu lado, Ruy Martins da Silva ficou em 4º em Grande Turismo no I Rali de Las Rias Bajas. Maria Mercedes Geraldes destacou-se entre as senhoras a nível nacional.

O Sporting organizou diversas provas, tais como o VI Grande Rally do Sporting em 22 e 23 de junho e a contar para o Campeonato Nacional, o XI Rallye Noturno e o VIII Rallye de Encerramento a 14 de dezembro.

Figuras

Secção

Capitão Secretários Diretor
Octávio Serra Ribeiro João Canas Mendes
Fernando Moreira Jorge
Álvaro Augusto Antunes de Sousa

Pilotos

Piloto Piloto Piloto
César Torres Daniel de Magalhães Fred Fischer
Jorge Passanha José António Nunes José Bernardino Lampreia
Manuel Lopes Gião Ruy Martins da Silva
D. Maria Mercedes Geraldes

Troféus conquistados

Nacional por equipas

Nacional individual

Outras provas

Links