Skip to main content
Época anterior:
Atletismo 1922
ATLETISMO Época seguinte:
Atletismo 1924

Campeões de Portugal

Albano Martins, uma das figuras da época

Depois de ter sido a grande figura do ano anterior, Albano Martins começou a nova época ganhando o Cross Sports.

Nos Regionais de Corta Mato Albano Martins foi 2º classificado, atrás de Cecilio Costa, numa competição ganha pelo Sporting, que colocou três homens nos primeiros três lugares.

O Campeonato Nacional de Corta-Mato as posições inverteram-se, com Albano Martins a tornar-se no segundo atleta do Sporting a vencer esta competição. A ausência de Tomás Brandão foi fatal para os Leões, aproveitando os Vendedores de Jornais que apresentaram uma equipa composta por 9 atletas, empurrando o terceiro homem do Sporting para o 12º lugar, mas mesmo assim se o regulamento tivesse sido cumprido o Sporting teria ganho com 9 pontos, pois apenas deveriam contar para a classificação três homens da cada equipa, no entanto os Vendedores de Jornais reclamaram alegando explicações erradas e insuficientes e a Federação aceitou, dando-lhes a vitória.

No final de Março o Sporting ganhou a II Volta ao Porto, com uma equipa constituída por Abílio do Nascimento, Cecilio Costa, Louis Laurent, Albano Martins e Tomás Brandão.

Em Maio o CIF organizou um torneio de estafetas. O Sporting ganhou os 4x400m e os 3000m por equipas e ficou no 2º lugar da classificação colectiva. No mês seguinte o Sporting ganhou um concurso para Juniores, organizado pelo Benfica.

Neste ano os atletas leoninos venceram 10 das 24 provas em disputa nos Campeonatos Regionais, com Albano Martins em grande destaque ao vencer as corridas dos 400, 1500 e 3000m. Os restantes vencedores do Sporting foram: Abílio do Nascimento nos 800m, Cecilio Costa nos 5000m, Salazar Carreira nos 400m barreiras, Jaime Gonçalves no Salto em Comprimento, Paixão Moreira no Lançamento do Peso, Fortunato Levy no Lançamento do Martelo e a equipa dos 3000m. Na classificação não oficial por equipas, o vencedor foi o CIF.

Nos Campeonatos Nacionais disputados no Stadium de Lisboa nos dias 22 e 29 de Julho, os atletas do Sporting conquistaram 6 dos títulos e venceram a prova de Luta de Tração à Corda, sendo apenas superados pela equipa do CIF, que ganhou 12 das 24 provas em disputa, ficando as restantes 5 vitórias para os Vendedores de Jornais.

Desta vez Albano Martins não ganhou nenhum título, mas voltou a dar o seu contributo para a vitória da equipa leonina na estafeta dos 4x4000m. Salazar Carreira nos 400m barreiras e Ápio Almeida no Salto em Comprimento, foram bi-Campeões de Portugal, em ambos os casos estabelecendo novos Recordes Nacionais nessas especialidades.

Nesta altura ainda não se disputavam os Campeonatos Nacionais de Clubes, mas no final das competições individuais era estabelecida uma classificação colectiva não oficial, com base na atribuição de pontos aos três primeiros classificados em cada prova, com o Sporting neste ano a terminar no 1º lugar dessa classificação, com 7 primeiros lugares, 15 segundos e 8 terceiros, que correspondiam a 59 pontos, contra os 55 do CIF.

Esta classificação publicada no jornal Os Sports por Salazar Carreira, que para além de Capitão Geral da secção de Atletismo do Sporting, era dirigente da Federação Portuguesa de Sports Atléticos e jornalista, foi contestada pelos responsáveis do CIF, que consideraram errados os critérios utilizados que atribuíam 3, 2 e 1 pontos, respectivamente aos três primeiros classificados de cada prova, argumentos que no entanto logo caíram por terra, pois quando a vitória foi atribuída ao CIF na época anterior e no Campeonato Regional que se tinha realizado em Junho, ninguém daquele clube contestou os referidos critérios.

Já em Outubro disputou-se a corrida Cascais-Pedrouços, onde Cecilio Costa foi o melhor atleta do Sporting, classificando-se no 4º lugar, numa prova totalmente dominada pelos homens dos Vendedores de Jornais.

Para encerrar a época realizou-se no Porto o Concurso Nun'Alvares, com o Sporting a ganhar a competição.

No final desta temporada os atletas do Sporting eram detentores de 8 Recordes Nacionais, havendo a acrescentar aos 7 que já possuíam, o do Salto em Comprimento conseguido por Ápio Almeida.

To-mane 21h11min de 27 de Janeiro de 2012 (WET)

Secção de Atletismo

Nome Cargo Observações
Salazar Carreira Capitão Geral

Vitórias do Clube

Competição Escalão Especialidade Observações
Campeonato de Portugal Seniores Masculinos Pista CNO
Campeonato Regional Seniores Masculinos Corta Mato CO
II Volta ao Porto Seniores Masculinos Estrada CP
Concurso Nun'Alvares Seniores Masculinos Pista CP
Concurso do Benfica Juniores Masculinos Pista CP

Legenda
CO=Competição Oficial, CNO=Competição não Oficial, CP=Competição Particular

Campeonato Nacional de Corta Mato

Classificação por equipas

Posição Clube Pontos
Vendedores de Jornais 12
SPORTING 15

Classificação individual

Posição Atleta Tempo
Albano Martins
Cecilio Costa
12º David Bernardes

Atletas Campeões Nacionais

Atleta Prova Marca Observações
Albano Martins Corta-Mato
Cecilio Costa 10.000m 35,54,2m
Salazar Carreira 400m barreiras 65,4s RCP - RN
Ápio Almeida Salto em Comprimento 6,53m RCP - RN
Luís Ferreira Pinto Lançamento do Disco 28,37m
Alberto Figueiredo Lançamento do Martelo 23,50m
Alberto Freitas 4x400m 4,00,4m
Albano Martins 4x400m
Abílio do Nascimento 4x400m
Salazar Carreira 4x400m

Legenda
RCP=Recorde dos Campeonatos de Portugal, RN=Recorde Nacional

Recordes Nacionais

Atleta Prova Marca Competição Data
Salazar Carreira 400m barreiras 65,4s Campeonatos de Portugal 29-07-1923
Ápio Almeida Salto em Comprimento 6,53m Campeonatos de Portugal 29-07-1923