Skip to main content
O enorme carro de exteriores

A 9 de Fevereiro de 1958 a equipa de futebol do Sporting Clube de Portugal defrontou o FK Aústria, no Estádio José Alvalade, em jogo particular. Para além das duas equipas em campo a disputar a bola, uma terceira estava igualmente no jogo, a transmiti-lo para os espetadores em suas casas ou nos cafés - era a primeira transmissão televisiva em direto de um encontro de futebol.

Durante toda a semana a Radio e Televisão de Portugal (RTP) havia realizado algumas experiências em treinos noturnos da equipa do Sporting, cujo Estádio era vizinho dos estúdios do Lumiar.

No dia do jogo, o novo carro de exteriores (um gigante Mercedes-Benz recheado da tecnologia da altura e pintado com amarelo forte, a então cor oficial da RTP) instala-se no local para a primeira reportagem direta do exterior, com difusão pela sua rede de emissores e com as operações a cargo de Artur Ramos.

<video type="veoh" id="v18258226jNM6mxj9" width="350" position="right" desc="Algumas imagens da transmissão histórica"/> A realização dispôs de três câmaras operadas por Formosinho Sanches, Augusto Rosa e Gustavo Pavão: uma sobre a linha central em plano alargado e duas de grande plano junto às laterais, nos extremos do campo. Destas três câmaras, só uma tinha zoom - uma verdadeira maravilha para altura que permitia fazer qualquer tipo de plano desde 150 mm até 750 mm com foco permanente. As restantes câmaras possuíam uma torre de objetivas fixas de 50, 75, 100, 150 e 300 mm, que se deslocavam manualmente.

O relato esteve a cargo de Domingos Lança Moreira; Fernando Seromenho fez as entrevistas e comentários, acompanhado de Mário Cília, que realizou igualmente algumas entrevistas; Torcato David teve a seu cargo a parte técnica desta tarefa, assegurando uma boa transmissão. Foi também destacada uma equipa de três redatores da atualidade desportiva, composta por Serafim Marques, José Manuel Marques e Artur Fernandes.

Para a história fica a vitória leonina por 4 - 0, com golos de Vadinho, Ivson (2) e David Júlio.