Skip to main content

O sorteio da 1ª eliminatória da Taça UEFA de 1986/87 ditou como adversário do Sporting o Akranes, uma modesta equipa islandesa.

A 1ª mão disputou-se em Reykjavik no dia 17 de Setembro de 1986, e aquilo que aparentemente seria apenas mais um dos muitos jogos disputados pelo Sporting no estrangeiro, tornou-se num feito histórico de um Clube fadado para as grandes goleadas, que depois de em 1963 ter estabelecido o recorde das competições europeias, aviando com 16-1 o Apoel de Nicósia, fixava agora o maior resultado alcançado fora de casa nestas provas por clubes portugueses, em 9-0.

Nessa noite o Sporting orientado por Manuel José, alinhou com: Jorge Vital; Gabriel, Venâncio, Morato e Mário Jorge; Oceano, Zinho, Manuel Negrete e Mário; Manuel Fernandes e Raph Meade.

Ao contrário do que acontece muitas vezes, o Sporting não menosprezou o seu adversário pelo facto de se tratar de uma equipa amadora, e entrou para resolver rapidamente a questão. Assim bastaram 15 minutos para que Manuel Fernandes e Raph Meade colocassem o Sporting a ganhar por 2-0.

A equipa pareceu abrandar mas perto do intervalo os dois avançados leoninos bisaram e fixaram o resultado da 1ª parte num confortável 4-0, sendo que o último golo foi na transformação de uma grande penalidade.

Manuel José aproveitou então para fazer descansar o seu Capitão, substituído ao intervalo pelo inglês McDonald, que ávido de golos aproveitou as debilidades da equipa adversária, para só à sua conta marcar três, e pouco depois foi a vez de Silvinho entrar para o lugar de Raph Meade.

Manuel Negrete e Zinho, este na transformação de outra grande penalidade no último minuto do jogo, marcaram os restantes golos desta goleada, que ficou para a história, numa competição onde o Sporting voltou a golear este Akranes em Alvalade por 6-0, acabando por ser eliminado ingloriamente pelo Barcelona, à beira do fim duma eliminatória, depois de ter dado a volta a uma desvantagem de um golo trazida de Espanha, isto numa época que ficará marcada principalmente por outra goleada histórica, os inesquecíveis 7–1.


To-mane 22h14min de 30 de Outubro de 2008 (WET)