Skip to main content

O Sporting Clube de Portugal tinha-se sagrado tetracampeão nacional de Taekwondo entre 1981/82 e 1985/86. O Mestre Nélson Costa tinha assumido o cargo de responsável técnico, sucedendo a Chung Sun-Yong. Paulo Reis era o técnico responsável pelas equipas nas provas oficiais, por Costa ser diretor técnico da Associação Portuguesa de Taekwondo.

Em 1986/87 APT organizou a primeira edição da Taça de Portugal, a 20 e 21 de dezembro de 1986, no ginásio dos Bombeiros Voluntários de Loures. A competição foi marcada pela presença de poucos clubes: Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures, Escola de Rio Tinto, Escola do Cacém, Escola da Amora e Câmara de Setúbal. A equipa masculina do Sporting foi constituída por Vítor César, Rui Saramago, Manuel Dias, José Correia Marques, Luís Grilo, Alfredo Alcobaça, Francisco Canhão, João Raimundo Monteiro e Pedro Jesus Nunes, e a feminina por Rosa Maria Rodrigues, Fernanda Azevedo, Isaura Gomes, Maria da Conceição Pilar, Sofia Norton de Matos e Paula Cachimbo.

Em combate feminino o Sporting ganhou todas as categorias: Isaura Gomes em -50 kg, Rosa Maria Rodrigues em 50-56 kg, Maria da Conceição Pilar em 56-60 kg, e Sofia Norton de Matos em +60 kg, conquistando assim a primeira Taça de Portugal de Taekwondo feminina, com 33 pontos. Em combate masculino o Sporting ganhou também todas as categorias: Vítor César em 54 kg, Rui Saramago em 58-64 kg, Luís Grilo em 64-70 kg, Alfredo Alcobaça em 70-76 kg, e João Raimundo Monteiro em +76 kg, conquistando assim a primeira Taça de Portugal de Taekwondo masculina, com 54 pontos.

Os Campeonatos Nacionais disputaram-se a 30 e 31 de maio de 1987 no pavilhão da Siderurgia Nacional no Seixal, com a presença de 13 clubes e cerca de 200 concorrentes. O figurino manteve-se, com a atribuição de três títulos por equipas: em Hyongs (técnica individual sem contacto físico), combate masculino e combate feminino, sendo ainda atribuído o título "absoluto" pela melhor pontuação conjunta.

Em Hyongs, Manuel Dias venceu o 1º Kup, José Luís Silva o 2º Kup e José Luís Sousa o 5º Kup. Com boas prestações dos restantes atletas leoninos, o Sporting recuperou o título de campeão nacional, com 30 pontos, contra 29 dos B.V.L. e 19 da E.S.A..

Em combates femininos, a equipa leonina era constituída por Isaura Gomes, Maria Eduarda Carvalho, Maria Madalena Guerreiro, Maria da Conceição Pilar, Paula Santos, Paula Cachimbo, Rosa Maria Rodrigues, Teresa Araújo Gaspar e Sofia Norton de Matos. O Sporting venceu todas as categorias em disputa. Isaura Gomes venceu em 43-47 kg, Maria Eduarda Carvalho venceu em 51-56 kg, Maria da Conceição Pilar em 55-60 kg e Paula Santos em 60-65 kg. Rosa Maria Rodrigues, Teresa Araújo Gaspar e Sofia Norton de Matons venceram as suas categorias sem concorrência. O Sporting conseguia assim o tetracampeonato nacional por equipas em combate feminino.

Nos combates masculinos os atletas leoninos venceram apenas em duas categorias. Luís Correia venceu em 50-54 kg, e Alfredo Alcobaça em 70-76 kg. No entanto, contabilizando as prestações de toda a equipa, constituída por Jorge Cachimbo, Luís Correia, José Luís Sousa, Domingos Teixeira, Manuel Dias, Nuno Grossmann, Jorge Dias, José Correia Marques, Alfredo Alcobaça, José Luís Silva, João Raimundo Monteiro, António Alexandre e Pedro Jesus Nunes, O Sporting revalidou o título com 37 pontos contra 22 da E.S.A. e 16 dos B.V.L.. O Sporting sagrava-se assim pentacampeão nacional.

No conjunto das três provas o Sporting venceu com 109 pontos contra 57 dos B.V.L. e 41 da E.S.A., e foi portanto vencedor absoluto.