Skip to main content
Gerência anterior:
As primeiras Gerências
Gerência seguinte:
As Gerências de José Alvalade

Em 4 de Janeiro de 1910 o Visconde de Alvalade passou a presidir à Mesa da Assembleia Geral que assumiu funções na altura, e foram empossados o primeiro Conselho Fiscal, o primeiro Conselho Technico e uma nova Direcção com a seguinte constituição:

Cargo Nome Observações
Presidente Luís Caetano Pereira Até 26-06-1910
Presidente José Alfredo Holtreman Roquette Desde 26-06-1910
Vice Presidente Pedro Sanches Navarro
Tesoureiro João Gomes Vieira
Secretário Francisco da Ponte Horta Gavazzo
Vogal Francisco Gomes Vieira

O comandante Luís Caetano Pereira tornou-se assim no segundo Presidente da Direcção do Sporting Clube de Portugal, no entanto viria a demitir-se no dia 26 de Junho de 1910, sendo substituído por José Alvalade, que na altura integrava o Conselho Fiscal e assim assumiu finalmente o comando do Clube que idealizara.

Neste período o Sporting organizou o primeiro jogo de futebol com entradas pagas disputado em Portugal, e realizou o seu primeiro jogo de futebol contra um clube estrangeiro, derrotando os espanhóis do Huelva por 2-0.

No Atletismo António Stromp no Salto com Vara, Gabriel Ribeiro no Salto em Comprimento e Alfredo Camecelha no Lançamento de Peso, foram os primeiros Campeões Nacionais do Sporting Clube de Portugal, dando inicio a um conjunto de conquistas que tornaram esta a modalidade mais rica do Clube, em termos de palmarés.

Neste ano as receitas do Clube subiram para 841$36, sendo que as cotas continuavam a ser a parcela com maior peso, atingindo os 560$20, logo seguida pelo rendimento das cartas (64$57) e o Ténis (58$15). O Futebol também já aparecia na lista com uma comparticipação de 34$50.

Em 1910 o Sporting contraiu empréstimos no valor de 73$13.

Esta gerência terminou o seu mandato no dia 1 de Outubro de 1910, altura em que foram nomeados novos corpos gerentes.

To-mane 18h28min de 17 de Outubro de 2011 (WEST)