Skip to main content
Gerência anterior:
A Gerência 1980-1982
Gerência seguinte:
A Gerência 1984-1986

Em 26 de Fevereiro de 1982, foi reeleita a Direcção de João Rocha, com algumas alterações:

Cargo Nome Observações
Presidente João António dos Anjos Rocha
Vice Presidente Mário José da Silva Garcia
Vice Presidente Artur de Sousa Marques
Vice Presidente José Herculano Rovisco Dias
Vice Presidente Agostinho Alberto Bento Abade
Vice Presidente Paulo Luís Ávila Abreu Até Dezembro 1983
Vice Presidente José Maria Roque Lino

Esta Gerência começou com o Futebol a ganhar tudo na época de 1981/82, mas mais uma vez a seguir a um titulo veio um temporal, e o treinador Malcolm Allison foi suspenso, sendo substituído por António Oliveira, que assumiu as funções de treinador-jogador, uma opção que criou algum mau estar no balneário e que acabou por obrigar o Presidente a contratar o treinador checoslovaco Josef Venglos, outra aposta falhada.

A guerra com o FC Porto subiu de tom, e João Rocha respondeu às saídas para as Antas de Eurico e Inácio, com as contratações de Gabriel e Romeu e o Sporting ficou a perder. Do Brasil e da Europa do leste continuaram a chegar jogadores, mas pouco se aproveitou e a equipa começou a atrasar-se em relação a um Porto em ascensão e um Benfica sempre forte.

A queda do futebol foi sendo compensada pelos êxitos nas modalidades de alta competição. Fernando Mamede e Carlos Lopes continuavam a somar recordes e vitórias, e ajudaram a ganhar mais duas Taças dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato. No Andebol o Sporting ganhou uma Taça e um Campeonato e no Hóquei em Patins uma Taça de Portugal, uma Supertaça e a Taça CERS, tornando-se no primeiro Clube a ganhar as três competições europeias desta modalidade. O Basquetebol conquistou o bicampeonato em 1981/82, mas a secção foi suspensa no fim da época.

O regresso do Ciclismo e de Joaquim Agostinho ao Sporting ficaria tristemente assinalado pela morte deste grande Campeão, depois de uma queda ocorrida durante a Volta ao Algarve.

Foi nesta Gerência que se concretizou o fecho do Estádio, com a construção da chamada bancada nova, que substituiu o peão herdado do recinto anterior, e por baixo da qual se viriam a construir alguns pavilhões que passaram a suportar as várias modalidades amadoras que se praticavam no Clube.

Neste período realizaram-se ainda mais dois Congressos Leoninos e foram aprovados novos Estatutos, numa altura em que o Sporting já tinha mais de 100 mil sócios e cerca de 15 mil atletas.

To-mane 17h25min de 8 de Novembro de 2011 (WET)