Skip to main content
FDJBoavistaFutebolClube.png Boavista 3 6 SPORTING FDJSportingClubeDePortugal.png
Época
Futsal 1999/00
  Competição: Campeonato Nacional Pavilhão: Acácio Lello
Jornada: 1ª Jornada Público:  
Data: 09 de Outubro de 1999 Árbitros: Alexandre Silva e Vergílio Dias (Aveiro)
Nome Primeiro amareloExpulso Bola-futsal.png Bola-futsal.png Primeiro amareloExpulso Nome
Equipas
Pedro Carvalho         José Carlos
Sérgio Marques   Marcou Marcou   Pedro Costa
José Santos         Eduardo Miguel
Albertino         Nuno Neves
Nuno Barros   Marcou     Hélder Amaral
Moreira     Marcou Marcou   Pedro Nascimento
Moura     Marcou   Vitinha
Nuno Lima Expulso   Marcou   António Teixeira
Nuno Carvalho   Marcou     João Marçal
Carvalho     Marcou   Rui Lopes
          João Pereira
           
           
           
           
Treinadores
  Orlando Duarte

História do jogo

O Sporting começou da melhor maneira a defesa do título nacional de futsal, ao vencer o Boavista por um esclarecedor 6-3, no terreno dos axadrezados. O triunfo dos Leões não merece qualquer contestação e resulta de uma exibição convincente em especial na primeira parte, onde alcançou rapidamente uma margem de três golos de diferença.

Orlando Duarte montou uma estratégia curiosa e que se tornou fundamental para chegar ao intervalo com uma vantagem confortável. De cinco em cinco minutos, o técnico sportinguista alterava todos os jogadores de campo, lançando para o campo uma equipa totalmente remodelada. Ora, esse esquema permitia manter sempre o mesmo nível físico e pressionar no meio-campo adversário, retirando margem de manobra à equipa do Boavista.

A maior experiência e qualidade técnica dos jogadores do Sporting permitiu-lhes encostar o Boavista ao seu último reduto e transformar em golos o intenso domínio exercido nos primeiros minutos. Através de duas jogadas de combinação praticamente idênticas entre João Marçal e Pedro Nascimento, este último bateu o desamparado Pedro Carvalho.

Ao intervalo 0-3

O Boavista estava longe de se poder bater com o Sporting, mas o tento marcado por Nuno Barros logo no reatamento deixou antever uma segunda parte mais equilibrada. Na jogada seguinte, António Teixeira, na conclusão de um contra-ataque perfeito, recolocou a diferença em três golos. Os axadrezados mantiveram a pressão, voltaram a marcar, mas a expulsão de Nuno Lima deitou por terra a recuperação, já que o Sporting aproveitou a superioridade numérica momentânea para fazer mais um golo num lance de ataque planeado.

Os Leões demonstraram um enorme poderio face à reconstruída formação boavisteira, esta ainda à procura de uma estrutura que lhe permitisse bater-se pelos lugares cimeiros da classificação. Orlando Duarte contava com um lote de jogadores mais forte do que Aurélio Ribeiro e isso ficou bem demonstrado no confronto entre as duas equipas.

Vídeos do jogo

 

Imagens do jogo