Skip to main content
FDJSportingClubeDePortugal.png SPORTING 3 4 SL Campo de Ourique FDJSemClube.png
Época
Futsal 1986/87
  Competição: Taça Comunicação Social Pavilhão: Pavilhão de Alvalade
Jornada: Oitavos de Final - 2ª Mão Público:  
Data: 20 de Junho de 1987 Árbitros: Miguel Ferro e Joaquim Marcelino
Nome Primeiro amareloExpulso Bola-futsal.png Bola-futsal.png Primeiro amareloExpulso Nome
Equipas
Zé Belo          
Vává          
Paulo Mendes   Marcou aos 9 minutos 9'      
Eusébio   Marcou aos 55 minutos 55'      
Pireza          
Pedro Miguel          
João Trindade   Marcou aos 32 minutos 32'      
Madié          
Guerreiro          
Júlio          
           
           
           
           
           
Treinadores
Fernando Coelho Lopes  

História do jogo

Jogo impróprio para cardíacos. Altamente emotivo, estando até final indecisa a qualificação duma das equipas para os quartos-de-final da prova.

Ao intervalo 1-3

No final do tempo regulamentar o resultado indicava 2-4, ou seja, resultado idêntico ao da 1ª mão, estando assim a eliminatória empatada.

Era pois necessário recorrer-se a prolongamento, que infelizmente não se jogou na totalidade.

A equipa de arbitragem, aos 8 minutos da primeira parte do prolongamento, deu o jogo por terminado devido a inferioridade numérica do Campo de Ourique, pois viu-se obrigada a expulsar dois dos seus jogadores.

Tudo aconteceu após o árbitro ter marcado uma grande penalidade, já depois de Eusébio ter feito o 3-4, que servia inteiramente os interesses do Sporting.

Madié em jogada pela esquerda e após ter evitado o próprio guarda-redes adversário, deu um toque à bola que seguiu para a baliza deserta, não transpondo a linha de golo pela entrada rápida mas irregular dum defesa.

Irregular, porque o corte foi feito com o jogador do Campo de Ourique a apoiar uma mão no solo, aliás não tendo outro recurso pois o corte foi feito em desequilíbrio.

Era penalti e o árbitro, interpretando correctamente as leis do jogo, assim assinalou.

Os jogadores do Campo de Ourique não se conformaram e perderam a cabeça. Foi uma pena, porque o jogo, além de emotivo, estava a decorrer com toda a normalidade.

O árbitro, Manuel Ferro, auxiliado por Joaquim Marcelino, fez uma boa arbitragem, num jogo "quente" e esteve sempre à altura das suas responsabilidades.

Jogadores e dirigentes do Campo de Ourique devem ser saudados por terem lutado desportivamente pela sua qualificação. Mas, foi uma pena que não tivessem aceite o facto de terem feito uma falta que deve ser sancionada com uma grande-penalidade e de o árbitro ter cumprido o seu dever.

Aliás, o Campo de Ourique chegou a ter a qualificação nas mãos, aos sete minutos de jogo já vencia por 3-0, aproveitando muito bem a estranha apatia com que os jogadores leoninos estavam a actuar.

Ver também o jogo da 1ª mão: 1987-06-18 SL Campo de Ourique – SPORTING (futsal)

Vídeos do jogo

 

Imagens do jogo