Uma finalíssima de sucesso
À partida para uma nova época, o Sporting não era considerado pelos seguidores da modalidade um candidato ao título. As principais razões para essa avaliação prendiam-se com a juventude dentro da equipa com cinco juniores promovidos e com a contratação de apenas três jogadores, Rui Silva, João Xavier e Eduardo Sérgio do Encarnação.
Contudo, continuavam a jogar em Alvalade algumas das principais figuras do passado recente do andebol nacional, com natural destaque para o ponta José Pires, que se sagraria um dos melhores marcadores do campeonato nacional.
O campeonato nacional contou com a participação de doze equipas, seis do norte e seis do sul, sendo disputado em duas fases a duas voltas, qualificando-se para a fase final os quatro primeiros classificados da primeira fase, tendo a equipa leonina ficado no segundo posto.
Para a entrega do título a fase final não bastou pois o Sporting obrigou o Belenenses à realização de uma finalíssima onde com uma vitória e um empate, em jogos disputados em Paço de Arcos, alcançou mais um título nacional.
Existiu ainda a possibilidade da "dobradinha", mas para a Taça de Portugal o SL Benfica venceria as duas partidas da final.
Nesta temporada o Sporting abdicou da participação na Taça EHF.
| Campeonato Nacional
|
Taça de Portugal
|
| Campeão Nacional e 2º na 1ª fase |
Finalista Vencido
|
Figuras
Secção
Plantel
- Legenda
- Competição: CN=Campeonato Nacional, TP=Taça de Portugal, P=Particulares.
Jogos
Campeonato Nacional
Taça de Portugal
Particulares
| Data
|
Jornada
|
Jogo
|
Resultado
|
Ficha de jogo
|
| 14-09-1985 |
T. do Montijo |
Almada – SPORTING |
16 – 35 |
Ficha
|
| 15-09-1985 |
T. do Montijo |
Vitória de Setúbal – SPORTING |
18 – 26 |
Ficha
|
| 17-09-1985 |
Torneio Iriscor |
SPORTING – Boa Hora |
29 – 22 |
Ficha
|
| 18-09-1985 |
Torneio Iriscor |
SPORTING – Belenenses |
28 – 27 |
Ficha
|
| 20-09-1985 |
Torneio Iriscor |
SPORTING – P.S.K. da Áustria |
27 – 12 |
Ficha
|
| 21-09-1985 |
Torneio Iriscor |
SPORTING – SL Benfica |
22 – 22 |
Ficha
|
| 22-02-1986 |
T. do Boavista |
São Mamede – SPORTING |
14 – 27 |
Ficha
|
| 23-02-1986 |
T. do Boavista |
Salgueiros – SPORTING |
12 – 28 |
Ficha
|
Links
- Regressar à página principal do Andebol