| |
Dados de Paula Afonso |
|
| Nome |
Paula Afonso
|
| Nascimento |
|
| Naturalidade |
Portugal
|
| Posição |
Ginasta (Acrobática e Tumbling) e treinadora
|
Paula Afonso foi ginasta de ginástica acrobática e de tumbling do Sporting Clube de Portugal entre 1985/86 e 1995/96, campeã nacional de 1ª categoria de pares femininos seniores e de trios femininos seniores, medalha de bronze nos Jogos Mundiais de 1993 e internacional por Portugal.
Em 1985/86, com Jorge Magro, venceu as cinco provas de pares mistos seniores em que participou, entre as quais os Torneios Nacionais de 3º e 2º nível. A 22 e 23 de novembro de 1986, no Clube Naval Setubalense, sagrou-se campeã distrital de tumbling de 2ªs categorias. A 11 de janeiro de 1987, no Torneio Nacional de Abertura, em Queluz, já pré-selecionada para a equipa nacional, sofreu uma rotura de ligamentos. Em 1987/88 fez parte da equipa que conquistou a Taça de Portugal de Ginástica Acrobática, no tumbling feminino.
Nos Campeonatos Nacionais de 2ªs categorias de 1991 foi 2ª em trios femininos, com Rita Carvalho e Rita Alexandre, com quem venceu em 1991/92 o Torneio de Abertura, a 19 de janeiro de 1992, e o Torneio da Primavera, a 12 de abril, em Tomar.
Em 1992/93, em par feminino com Rita Alexandre, teve a única nota de 9 pontos no Torneio de Abertura, em Tomar, venceu o Torneio da Primavera, na Tapada da Ajuda, sagrou-se campeã nacional de 1ª categoria de pares femininos seniores, em maio de 1993, e fez parte da equipa A do Sporting que ganhou a Taça de Portugal de Desportos Acrobáticos, em junho. Nos Jogos Mundiais de 1993, na Haia, nos Países Baixos, o par foi 3º.
Em outubro de 1993 o par participou na Taça do Mundo, em Sófia, e de 22 a 28 de novembro de 1993, em Antuérpia, integrou a seleção nacional, só com ginastas do Sporting, ficando em 6º lugar. No início de 1994 sagrou-se campeã distrital, no Colégio dos Pupilos do Exército, e a 5 de junho de 1994 fez parte das equipas do Sporting na Taça de Portugal de Desportos Acrobáticos, ganha pelo Sporting A.
Em 1994/95 treinou a ginasta de tumbling Inês Mourato, campeã distrital de juniores, e, num trio com Cláudia Ferreira e Rita Alexandre, sagrou-se campeã nacional de 1ª categoria de trios femininos seniores, em maio de 1995, em Arruda dos Vinhos, e fez parte da equipa A do Sporting que ganhou a Taça de Portugal de Desportos Acrobáticos, na Tapada da Ajuda. No 12º Campeonato do Mundo de Desportos Acrobáticos, em Wrocław, na Polónia, no fim de 1995, o trio foi 4º, entre 25 países.