Esta página é sobre o ginasta de trampolins e de acrobática
João Xara-Brasil. Se procura o voleibolista e dirigente
João Xara-Brasil, consulte
João Xara-Brasil.
| |
Dados de João Gonçalo Xara-Brasil |
|
| Nome |
João Gonçalo Xara-Brasil
|
| Nascimento |
|
| Naturalidade |
Portugal
|
| Posição |
Ginasta (Trampolins e Acrobática)
|
João Gonçalo Xara-Brasil praticou Trampolins e Ginástica Acrobática no Sporting Clube de Portugal entre 1979/80 e 1983/84. A irmã, Ana Xara-Brasil, também foi ginasta de trampolins do Sporting.
Em 1979/80, nos 1ºs Campeonatos Nacionais de Trampolim, foi 3º em juniores masculinos e fez parte da equipa de juniores campeã nacional, com João Rocha, João Parque e Jorge Ferreira.
Em 1980/81 sagrou-se campeão nacional de Trampolim em seniores masculinos e foi campeão nacional e regional (Zona Centro) por equipas de Mini-Trampolim em seniores masculinos.
Em 1981/82 fez parte das equipas que se sagraram campeãs nacionais de Cama Elástica e de Mini-Trampolim em seniores masculinos e campeãs regionais de Mini-Trampolim, em que ficou em 3º lugar individualmente, ex aequo com Jorge Ferreira.
Em 1982/83, no 1º Campeonato Nacional de Ginástica Acrobática, sagrou-se campeão nacional de quadras masculinas seniores, com Paulo Teixeira, Luís Baltazar e Carlos Ramalho.
Em 1983/84 foi campeão nacional e distrital por equipas de Mini-Trampolim em 2ªs categorias masculinas, com Jorge Ferreira, Eduardo Carvalho e João Rodrigues.