Skip to main content

Atletismo

O Atletismo é, a par do Futebol, a modalidade que se pratica desde sempre no Sporting, sendo também aquela que mais contribuiu para que o clube seja o segundo da Europa com mais títulos conquistados, só ultrapassado pelo Barcelona.

O Sporting e os seus atletas já ganharam um número interminável de títulos nacionais e regionais, e bateram muitos recordes, e em termos internacionais já conquistaram várias medalhas, sendo presença constante nas seleções nacionais, que ao longo dos tempos foram participando nos grandes eventos da modalidade.

Duas grandes figuras marcaram decisivamente o Atletismo leonino: Salazar Carreira e Moniz Pereira. O primeiro como atleta, treinador e dirigente, numa fase inicial em que o clube logo se impôs como a grande potência da modalidade em Portugal; O segundo numa fase mais recente, onde se abriu o caminho para a excelência, que permitiu ao Sporting e a alguns dos seus atletas, atingirem grandes resultados a nível internacional.

O palmarés do Atletismo do Sporting a nível nacional é esmagador em praticamente todas especialidades da modalidade e, dele já constam perto de duas centenas de campeonatos por equipas. Para além disso, a nível internacional o Sporting foi 14 vezes campeão europeu de corta-mato, atingindo o ponto mais alto da sua história, quando no ano 2000, conquistou a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Atletismo em Pista.

Individualmente a lista das grandes figuras do Atletismo leonino é enorme, mas naturalmente que os maiores destaques vão para Carlos Lopes, com a sua Medalha de Ouro e Recorde Olímpico na Maratona dos Jogos de Los Angeles em 1984, isto para além dos três títulos de Campeão Mundial de Corta-Mato que conquistou em 1976, 1984 e 1985 e da Medalha de Prata nos 10000m dos Jogos Olímpicos de Montreal em 1976, e para Fernando Mamede com o seu Recorde Mundial dos 10.000m, que durou cinco anos, isto sem esquecer Rui Silva, Naíde Gomes e Francis Obikwelu, que numa fase mais recente conquistaram um número impressionante de medalhas em grandes competições internacionais.