O 1º Campeonato Nacional Individual Absoluto, masculino e feminino, realizou-se a 25 de Abril de 1978, no Pavilhão do Campo de Ourique. Nesta prova, podiam concorrer todos os mesatenistas independentemente do escalão (Seniores, Juniores, Infantis, Senhoras, Meninas, e Veteranos), separados apenas em Homens e Senhoras. Inscreveram-se 441 atletas, 350 homens e 91 senhoras. A prova foi disputada das 9h às 19h, com os jogadores a serem eliminados à primeira derrota. Era pois uma prova de resistência e concentração, pois qualquer erro seria fatal.
Em Homens, três sportinguistas chegaram aos 16 finalistas: Manuel Santos, um Júnior, que eliminou diversos jogadores categorizados. Luís Amaro foi extremamente regular, com um jogo defensivo muito difícil de bater. Mas a estrela foi José Alvoeiro, que tinha chegado ao Ténis de Mesa do Sporting Clube de Portugal nesta época com o estatuto de tetracampeão nacional individual pelo Benfica, e que já tinha conquistado o penta em Março. A final foi contra José Barroso do Palmeiras, e Alvoeiro jogou com autoridade e tecnicismo, confirmando a sua classe e assim vencendo o primeiro Campeonato Nacional Individual Absoluto masculino realizado.
Em Senhoras, Branca Campos ficou em 7º lugar e Ana Lia Fonseca ficou em 5º, talvez abaixo das suas possibilidades visto que há anos que era uma das melhoras jogadoras nacionais com um palmarés impressionante. Odete Cardoso, do escalão de Meninas, ficou em 3º lugar, mostrando ser uma das praticantes que mais evoluíra. Madalena Gentil, que não estava na melhor forma física por não ter podido treinar regularmente, defrontou na final Eduarda Lopes, derrotando a benfiquista, vencendo o primeiro Campeonato Nacional Individual Absoluto feminino realizado.