| |
Dados de Paulo Jorge Alves |
|
| Nome |
Paulo Jorge Cardoso Alves
|
| Nascimento |
quarta-feira, 05 de Fevereiro de 19691969-02-05
|
| Naturalidade |
Oeiras - Portugal
|
| Posição |
Jogador de Hóquei em Patins - defesa/médio
|
Filho de um antigo guarda-redes internacional de Hóquei em Patins que fez carreira na Associação Desportiva Oeiras, Paulo Alves iniciou-se na patinagem quando ainda era criança, no clube onde o seu pai jogara, e foi ao serviço do Oeiras que foi Campeão Nacional de Infantis.
Ingressou no Sporting quando ainda era juvenil e fez parte da Seleção Nacional dessa categoria que ganhou o Europeu de 1985.
Integrou a equipa do Sporting que ganhou o Campeonato Nacional de Juniores de 1986/87.
Estreou-se pela equipa principal do Sporting na época seguinte, participando na conquista do Campeonato Nacional dessa temporada.
Em 1989 foi para o OC Barcelos, um clube que naquela altura fez uma aposta muito forte no Hóquei em Patins e foi lá que ganhou a Taça dos Campeões Europeus e mais dois Campeonatos Nacionais, entre outros troféus.
Em 1996 transferiu-se para o FC Porto, onde continuou a somar títulos. Depois esteve um ano em Itália ao serviço do Follonica Hockey, antes de regressar a Portugal onde ainda jogou na Oliveirense e no Infante Sagres.
Tornou-se numa das grandes figuras da Seleção Nacional, ao serviço da qual foi 2 vezes Campeão do Mundo e 4 vezes Campeão da Europa.
Esteve presente nos Jogos Olímpicos de 1992.
Foi treinador no Infante Sagres e na Sanjoanense.
To-mane (discussão) 13h15min de 4 de setembro de 2026 (WEST)