Skip to main content
Esta página é sobre o ciclista Paulo Ferreira. Se procura outros com o mesmo nome, consulte Paulo Ferreira (desambiguação).
Dados de Paulo Ferreira Paulo Ferreira.jpgPaulo Ferreira 2.jpg
Nome Paulo José dos Santos Ferreira
Nascimento 11 de Maio de 1962
Naturalidade Vialonga - Portugal
Posição Ciclista

Paulo Ferreira apaixonou-se desde cedo pela bicicleta. Teve a primeira, "uma pasteleira com guiador de ciclismo", quando passou no exame da quarta classe e a partir daí nunca mais a largou. Iniciou a sua carreira em 1976, nos Dragões de Povos, de Vila Franca de Xira, como amador, tendo posteriormente passado pelo Labrugeira, Bombarralense e Lousa.

Em 1984, ingressou no Sporting quando o Clube reativou a secção de Ciclismo, para ser o principal sprinter da equipa e justificou a aposta com grandes resultados, entre os quais naturalmente se destaca a histórica vitória na 5ª etapa da da Volta à França, Béthune e Cergy-Pontoise, que dedicou ao malogrado Joaquim Agostinho, falecido dois meses antes e que considerava ser "o pai da equipa".

Nesse ano foi 31º classificado na Volta a Portugal, participando assim na vitória da equipa nessa competição, onde para além de ganhar duas etapas foi o vencedor da classificação por Pontos e das Metas Volantes.

Ainda em 1984, foi Campeão Regional de Rampa e Campeão Nacional e Regional de Velocidade e ganhou o Circuito do Cartaxo.

Par além disso, foi Campeão Regional de Pista por várias vezes, tendo ainda sido Campeão Nacional de Aspirantes, Juniores e Seniores B. Ganhou várias etapas em diversas provas, tendo sido vencedor do Grande Prémio Jornal de Notícias, do Comércio do Porto e ainda da primeira Volta ao Alentejo.

Classificou-se em 2º lugar na Volta à África do Sul, em 1986.

A sua carreira de ciclista terminou prematuramente no Louletano, em 1986, depois do acidente de que foi vítima quando seguia de bicicleta na berma do IC16. Esteve muito tempo sem montar, tendo abraçado a carreira de mecânico de automóveis, mas sempre que o fazia, afirmava que "em cima do selim" sente-se "novamente com 20 anos!"