|
Dados de Rafael Leão |
|
Nome |
Rafael Alexandre da Conceição Leão
|
Nascimento |
1999-06-10
|
Naturalidade |
Angola
|
Posição |
Futebolista da Academia (avançado)
|
Nascido em Angola, Rafael Leão veio para Portugal quando ainda era criança e começou a jogar Futebol no Foot 21, mas foi logo topado pelos olheiros do Sporting, Clube que passou representar quando tinha apenas 9 anos de idade.
Desde cedo que se revelou como um dos mais promissores talentos da sua geração tornando-se internacional, tendo integrado a Seleção Nacional que ganhou o Campeonato da Europa de sub-17 em 2016, pelo que no final desse ano foi distinguido com o Prémio Stromp na categoria "Europeu".
A partir daí começou a queimar etapas da sua formação e quando ainda era Júnior de 1º ano passou a jogar na Seleção de sub-19, numa época em que se estreou pela Equipa B do Sporting, entrando no decorrer da 2ª parte do jogo da última jornada da 2ª liga portuguesa e logo para marcar o golo que valeu o empate a uma bola num confronto com o Sp. Braga B.
Na época de 2017/18, apesar de ainda ser Júnior, foi integrado na Equipa B confirmando a sua veia goleadora, própria de um avançado completo que era capaz de jogar pelas alas onde se fazia valer da sua velocidade e de uma técnica apurada e mas também de aparecer na área, graças ao seu bom porte físico e a um excelente sentido de oportunidade.
Começou então a ser frequentemente chamado por Jorge Jesus para treinar com o plantel principal, ao mesmo tempo que se estreava na Seleção de sub-20, continuando assim a jogar num escalão acima do seu.
No dia 12 de Outubro de 2017 estreou-se pela equipa principal ao entrar para o lugar de Gelson Dala no decorrer da 2ª parte de um jogo a contar para a Taça de Portugal, em que o Sporting derrotou o Oleiros por 4-2, e voltou a assinalar a sua estreia com um golo, finalizando de cabeça uma excelente jogada de Daniel Podence.
No dia 10 de Novembro de 2017 estreou-se pela Seleção Sub-21 quando ainda era Júnior, num jogo em que Portugal empatou a uma bola na Roménia.
Foi um dos 9 futebolistas que apresentaram a rescisão unilateral do seu contrato com o Sporting na sequência de um ataque à Academia levado a cabo por um grupo de encapuçados que agrediram os jogadores e os treinadores em pleno balneário onde se preparavam para um treino.
Em Agosto de 2018 assinou um contrato válido por 5 temporadas com o Lille de França, onde fez uma boa temporada, o que lhe valeu ser contratado pelo AC Milan, que pagou 23 milhões de Euros pelo passe do jogador.
Tornou-se num jogador importante do grande clube italiano e foi a grande figura da equipa que ganhou o Campeonato de Itália na época de 2021/22.
Em Março de 2020 foi condenado pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) a indemnizar o Sporting em 16,5 milhões de Euros, pela rescisão ilícita do seu contrato, naquele que foi o único processo que o Sporting ganhou na sequência das rescisões resultantes da invasão de Alcochete.
To-mane (discussão) 00h49min de 13 de outubro de 2017 (WEST)