Skip to main content

Conquista da Taça Challenge em Andebol - 2010

Como se sabe, o Sporting sempre foi uma potência no Andebol a nível interno, mas faltava complementar esse brilhante palmarés com um título europeu, feito que aliás nunca ninguém tinha conseguido em Portugal.

No dia 14 de Fevereiro de 2010 a equipa de Andebol do Sporting começou a escrever uma das mais belas histórias de glória do Clube que no seu término viria a colmatar esta lacuna.

Assim, nesse dia de Fevereiro no Pavilhão do Casal Vistoso em Lisboa, o Sporting defrontou o seu primeiro adversário, os gregos do A.O. Dimou Thermaikou e venceu por 39 - 24, feito que viria a repetir a 21 do mesmo mês desta feita em casa dos gregos por 34 - 20, estava assim assegurada a passagem aos 1/4 de Final.

Vulcão Verde em Almada


Nos 1/4 de final coube em sorte ao Sporting a equipa Romena do Stiinta Municipal Dedeman Bacau. A primeira mão jogou-se no dia 28 de Março no Pavilhão do Casal Vistoso tendo o Sporting vencido por 30 - 24. Apesar do Sporting ter dominado os acontecimentos, notava-se que esta equipa Romena era bem mais forte que os Gregos do Dimou. Por isso não foi de estranhar que o Sporting no jogo da segunda mão em casa do adversário tivesse sentido muitas dificuldades e acabado por perder por 28 - 23. E foi assim, que com um total tangencial de 53 - 52 na eliminatória, o Sporting seguiu para as meias-finais.

Nas meias-finais o Sporting defrontou os Eslovenos do RD Slovan e mais uma vez a primeira mão foi jogada em Lisboa, e no dia 24 de Abril no Pavilhão do Casal Vistoso o Sporting ganhou por 28 - 23, perante um público entusiasta que enchia o pavilhão. Mas era necessário não embandeirar em arco, pois esta equipa eslovena tinha argumentos e não seria fácil o jogo da segunda mão. E de facto não foi, pois apesar de estar a controlar os acontecimentos ao intervalo por 16 - 14, o Sporting acabaria por perder o jogo por 33 - 30. Com um total de 58 - 56 na eliminatória o Sporting estava na final.

Agradecimento aos Adeptos

A Final, tal como as eliminatórias, seria jogada a duas mãos, sendo a primeira na casa dos polacos do MMTS Kwidzyn, os outros finalistas. No dia 23 de Maio jogou-se então em Kwidzyn, e o Sporting foi controlando o jogo com dificuldade, perante um equipa adversária muito organizada e combativa, ao intervalo o Sporting ganhava por 14 - 13 e no final acabou por ganhar por 27 - 25.

O Sporting tinha conseguido obter uma vantagem de dois golos para o jogo da segunda mão, a glória estava perto mas era necessário sofrer durante mais uma hora! A segunda mão foi disputada no dia 29 de Maio de 2010 no Pavilhão de Almada repleto de espectadores.

A jogar fora de casa e com necessidade de recuperar a desvantagem da primeira mão, a formação polaca entrou mais acutilante, mas o Sporting virou o rumo dos acontecimentos aos oito minutos e aos treze já ganhava por cinco golos. A formação comandada por Paulo Faria ampliou a sua vantagem e chegou ao intervalo a ganhar por sete golos, com o resultado de 16 - 9.

No início do segundo tempo, os polacos reduziram a desvantagem para quatro golos e depois de mais um bom período do Sporting, a equipa polaca voltou a reagir. A oito minutos do final, o nervosismo apoderou-se da formação leonina, que teve alguns falhanços, com o Kwidzyn a aproveitar esta situação para reduzir a desvantagem para apenas um golo, a 2,40 minutos do final.

Dos cerca de 3500 espectadores já ninguém conseguia estar sentado nem quieto adivinhava-se a glória, mas o cronómetro parecia andar cada vez mais lento, nesta altura a equipa e os espectadores formavam um só corpo, era uma união sem igual num sportinguismo fervoroso que se espraiava numa emoção sem limites!

É_Nossa !

Depois da expulsão de um jogador de cada equipa mesmo no final da partida, Bruno Moreira converteu um livre de sete metros e garantiu o triunfo ao Sporting.

Quando o cronómetro parou, um vulcão verde de alegria explodiu em festa em Almada e por todo o país aqueles que sofreram a bom sofrer em frente à televisão fizeram o mesmo.

O Sporting tornava-se assim o primeiro Clube Português a ganhar uma competição europeia em andebol.

Já o tinha feito com o Atletismo e com o Hóquei Patins, finalmente tinha chegado a vez do Andebol!