|
Dados de Matheus Pereira |
|
Nome |
Matheus Fellipe Costa Pereira
|
Nascimento |
1996-05-05
|
Naturalidade |
Belo Horizonte - Brasil
|
Posição |
Futebolista (extremo)
|
Nascido em Belo Horizonte no Brasil, Matheus Pereira começou a jogar Futebol nos escalões base do Democrata e Futsal no Filadélfia, pequenos clubes do município de Governador Valadares.
Em 2010 veio para Portugal quando os seus pais resolveram emigrar, tinha então 14 anos de idade e o Trafaria foi o clube onde deu os primeiros passos no Futebol português e onde foi treinado por José Meireles, um olheiro que colaborava com o Sporting, que de imediato o encaminhou para Alcochete.
No inicio do ano de 2011, quando ainda era Iniciado, passou a representar o Sporting Clube de Portugal, confirmando todo o seu talento, jogando ora como extremo, ora como médio ofensivo e sendo apontado como um dos jogadores mais prometedores da sua geração.
Na época de 2013/14 estreou-se pela Equipa B do Sporting, apesar de ainda ser Júnior de 1º ano e foi nessa altura que despertou a atenção de Leonardo Jardim, que o terá tentado levar para o Mónaco na temporada seguinte.
A transferência não se concretizou e Matheus Pereira esteve vários meses sem jogar, pois também não aceitou prolongar o seu contrato com o Sporting que estava a terminar.
Em 6 de Março de 2015 a Sporting SAD anunciou ter chegado finalmente a acordo com Matheus Pereira para a renovação do seu contrato até 2020, fixando uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros, e no fim de semana seguinte o jogador brasileiro regressou aos relvados, marcando o golo decisivo num jogo em que a Equipa B do Sporting derrotou o Tondela por 4-3.
Na época seguinte continuou a jogar na Equipa B, mas passou a treinar frequentemente com o plantel principal sob o comando de Jorge Jesus e estreou-se na primeira equipa do Sporting, no dia 1 de Outubro de 2015, num jogo disputado na Turquia a contar para a Liga Europa, no qual os Leões empataram a uma bola com o Besiktas.
Aproveitou a oportunidade e nos dois jogos seguintes em que foi chamado, marcou 4 golos, impressionando fortemente pela sua capacidade técnica e grande à vontade com que entrou na equipa.
Esperava-se que explodisse na temporada seguinte mas não correspondeu às expectativas e no início da época de 2017/18 foi emprestado ao D. Chaves onde fez uma boa temporada com 8 golos em 30 jogos.
Com a saída de Gelson Martins pensou-se que chegara a sua hora e assim regressou a Alvalade e até escolheu a amaldiçoada camisola 7. No entanto depois de uma pré-época prometedora ficou de fora da convocatória para a 1ª jornada do campeonato, uma situação à qual reagiu mostrando o seu desagrado nas redes sociais, pelo que foi afastado do grupo e posteriormente reintegrado, mas pediu para sair e acabou por ser emprestado ao Nuremberga.
Depois de um ano em bom plano na Alemanha voltou a ser emprestado, desta vez ao West Bromwich de Inglaterra que ficou com a opção de compra do passe do jogador.
To-mane 11h40min de 8 de Março de 2015 (WET)