Crise na Federação Portuguesa de Badminton
O Badminton do Sporting Clube de Portugal, bicampeão nacional, conheceu uma fase de transição. Moreira da Silva, o capitão e fundador da secção, saiu e foi substituído por René Perlico, que também tinha estado presente desde o início.
Na época anterior, o Badminton feminino não tinha tido grande actividade, com falta de jogadoras com capacidade de ganhar títulos. Tudo isso mudou nesta época, com a entrada de Peggy Cohen. Peggy, provavelmente a melhor jogadora de ténis portuguesa de todos os tempos, oito vezes campeã nacional nessa modalidade, veio trazer um novo fôlego ao Badminton leonino. Por seu lado, Francisco Lemos mostrou ser o melhor jogador masculino, confirmando as capacidades que vinha demonstrando desde os tempos em que, ainda com idade de júnior, tinha começado a jogar com a equipa sénior de 1ª categoria.
Assim, em seniores, foram Peggy e Chico, como eram conhecidos, quem conseguiram conquistar vitórias para o Clube, apesar de só a nível regional. Entre os dois, e ainda com a contribuição de Alberto Fernandes, ganharam o Campeonato de Lisboa em singulares senhoras, singulares homens, pares mistos, e pares homens.
A nível da formação, o trabalho continuou a dar frutos, com vitórias individuais e em pares nos escalões de Aspirantes e Juniores nos Campeonatos Nacionais respectivos.
Henrique Pinto, histórico primeiro presidente da Federação Portuguesa de Badminton, decidiu que no Campeonato Nacional de seniores só poderiam jogar os jogadores que apresentassem a sua carteira de jogador da FPB. No entanto, na altura isso não era habitual, e no fim de semana em que se realizou o Campeonato, em Lisboa, a maioria dos jogadores de Coimbra e do Porto, as outras duas cidades onde a modalidade estava desenvolvida, não tinham as suas licenças e foram impedidos de jogar. Muitos jogadores de Lisboa, incluindo do Sporting, solidarizaram-se e desistiram da competição. Acabaram por realizar um auto-intitulado campeonato nacional à revelia da Federação, o qual acabou por não ser validado. Assim, nesta época não se atribuíram títulos nacionais de seniores. Com tudo isto, Henrique Pinto acabou por sair, sendo subsituído por Simões Raposo do Benfica, que esteve apenas um ano à frente da Federação, ano esse em que a modalidade quase acabou em Portugal. Acabou por ser subsituído por uma Comissão Administrativa que estabilizou o Badminton nacional.
Plantel
- Secção
Troféus conquistados
- Campeonato Nacional
- Campeonato Regional de Lisboa
- Campeonatos Abertos Internacionais do Porto
- Campeonatos Abertos de Coimbra
- Campeonatos Abertos do G. D. Direito
Links